Recentemente, cientistas do Instituto de Microbiologia da Academia de Ciências do Uzbequistão e da Green biotech LLC, um empreendimento conjunto uzbeque-americano, criaram uma nova geração de biofertilizantes e bioestimulantes eficazes chamados Fosstim e Rizokom.
Os biofertilizantes da Fosstim e da Rizokom não têm análogos no mundo, já que oito patentes do Uzbequistão foram obtidas para cada cepa, disse Jamoliddin Babakhanov, chefe do departamento de comercialização e transferência de pesquisa e tecnologia do Ministério do Desenvolvimento Inovador do Uzbequistão.
Babakhanov disse que o uso de uma nova geração de biofertilizantes orgânicos em várias culturas no Uzbequistão terá um efeito ambiental positivo, como reduzir a salinidade do solo, os níveis de fosfato, pesticidas e micotoxinas; redução de doses de fungicidas químicos para tratamento de sementes e sua substituição por biofungicidas (biofertilizantes das séries Fosstim, Rizokom); restauração e melhoria da fertilidade do solo; efeito de economia de recursos; e uma redução na taxa de fertilizantes minerais em 25-50% devido a um aumento no coeficiente
Quase todos os fertilizantes nitrogenados são obtidos do próprio ar comum. Em sua forma normal, o nitrogênio não está disponível para as plantas. É quimicamente ligado ao hidrogênio para formar amônia, que é então convertida em grânulos convenientes.
Discurso direto: “Além disso, novos fertilizantes beneficiarão o meio ambiente na forma de digestibilidade dos fertilizantes, diminuindo a taxa de semeadura em 10 a 30% e diminuindo o custo da água de irrigação em 20 a 30%”, disse ele.
Babakhanov acrescentou que a nova geração de fertilizantes também trará benefícios econômicos na forma de um aumento da produtividade agrícola em 20 a 25%, um aumento na lucratividade da produção agrícola em 50 a 70%, um aumento nos produtos agrícolas orientados para a exportação e uma redução na importação de matérias-primas biológicas.
Discurso direto: “Além disso, o Uzbequistão receberá benefícios sociais por meio de produtos orgânicos ecológicos e melhoria da saúde pública”, enfatizou Babakhanov.
- Três usinas de biogás serão construídas na região de Kamyanets-Podilsky, Khmelnitsky.
- O Banco Europeu alocará fundos para a construção de usinas de biogás na Bielorrússia.
- Os resíduos de plantas da região de Vinnytsia agora serão processados por uma nova planta de biogás.
- Os criadores de aves na Ucrânia estão cada vez mais escolhendo a utilização de biogás nos excrementos de pássaros.
- A granja de Ladyzhinsky adquiriu uma planta de biogás.