Long Uma província foi a última vítima da peste suína africana, tornando Bon Tre a única área no delta do Mekong vietnamita que ainda não foi afetada pela doença.
De acordo com o vice-chefe do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da província de Long An Din Thi Phuong Khan, um rebanho de 41 porcos na área de Dyk Hoa, no delta do Mekong, começou a morrer no início deste mês.
Mais tarde, verificou-se que os animais estavam infectados com a peste suína africana. Os porcos restantes no rebanho foram abatidos.
A área de Duc Hoa fica ao lado do Camboja, Cidade de Ho Chi Minh e outras áreas infectadas, por isso era difícil impedir que a peste suína entrasse na província, disse o Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da província de Long An.
A peste suína africana também atingiu os arredores de Can Tho e outras 10 províncias, deixando Ben Tre como o único local livre da peste suína africana.
Segundo autoridades, a doença chegou a Saigon na semana passada, infectando uma fazenda de porcos em um remoto nono distrito. Mais de 160 porcos foram rejeitados.
Até o momento, foram relatados casos de ASF em 59 de 63 províncias e assentamentos no Vietnã. Desde a primeira detecção do ASF no início de fevereiro deste ano, pelo menos 2,45 milhões de porcos foram abatidos na região norte do Vietnã.
Segundo algumas estimativas, o país já perdeu mais de US $ 154 milhões devido a esta doença, incluindo os custos associados à seleção de porcos infectados e à pulverização das áreas afetadas com desinfetantes.