Na semana passada, na República de Khakassia, houve uma morte maciça entre os animais. Como resultado da exposição a um vírus não identificado, cerca de 40 indivíduos morreram.
Examinando amostras de tecido de cavalos mortos, a equipe do laboratório veterinário chegou à conclusão de que a causa da morte em massa de animais era a inflamação, que provocava edema maligno. Como resultado da inflamação no corpo dos cavalos, desenvolveu-se necrose tecidual que foi afetada pela inflamação.
Segundo funcionários do Ministério da Agricultura e Alimentação da República de Khakassia, processos inflamatórios e fatais nos organismos do estoque de cavalos causaram bactérias condicionalmente patogênicas, pertencentes à classe dos clostrídios.Sabe-se que um tipo de clostrídio como Clostridium chauvoei, que entra no corpo do gado, causa o desenvolvimento de carbúnculo enfisematoso em animais.
De acordo com Yevgeny Baulin, que chefia o departamento de doenças de animais e é especialista na organização de procedimentos antiepizoóticos, os clostrídios penetraram nos cavalos Khakass devido a lesões na pele e nas mucosas.O aparecimento dessas lesões foi o resultado do tratamento de animais com um desinfetante especial.