Ao transplantar hortênsia, o jardineiro deve corretamente, levando em consideração todas as regras, decidir sobre o local de cultivo posterior da planta. O mato é caracterizado por um crescimento rápido; portanto, a cultura das flores precisará ser regada e alimentada regularmente. Acredita-se que o momento ideal para colocar o arbusto em campo aberto caia na primavera e no outono; no entanto, também é possível plantar hortênsias no verão no solo.
É possível plantar hortênsias no verão
O momento ideal para um procedimento de transplante de hortênsia é a primavera. O processo é realizado imediatamente após a retirada da geada, quando o solo está suficientemente aquecido. Nas regiões sul, essas ações podem ser realizadas no outono, ou seja, em setembro. Antes do frio, os arbustos poderão se fortalecer e se adaptar ao novo terreno, para que, na próxima temporada, deliciem os outros com flores abundantes. Há outra opção para plantar hortênsias com raízes fechadas - o verão.
Ao comprar uma flor em uma panela no verão, quando o processo de floração começa, você não pode ter medo de que a planta diferir em características daquelas que possuem um sistema de raiz aberta. Ao escolher termos padrão (primavera e outono), a hortênsia normalmente tolera um transplante, pois está em hibernação. Mas você precisa descobrir o que fazer nos meses de verão.
- As principais vantagens do plantio no verão:
- A capacidade de decorar rapidamente seu próprio jardim com um custo mínimo.
- Com calor constante, as mudas se enraízam em pouco tempo e ficam mais fortes antes do início da geada, e a floração completa o delicia na próxima temporada.
- O solo está quente o suficiente para que o arbusto não sinta desconforto após o plantio.
Plantar hortênsias com um sistema radicular fechado não implica nada complicado. Se as raízes estiverem abertas e você não puder transferir imediatamente a planta para o solo, será necessário armazenar as mudas em uma sala fresca. O rizoma deve ser colocado em um saco, onde turfa, serragem e musgo úmido são adicionados - isso ajudará a eliminar a secagem dos tecidos.
Importante! Umidade extrema e baixas temperaturas podem levar a podridão, oídio. O tratamento é realizado com fluidos de Fundazol, Purebloom ou Bordeaux
Em junho
A hortênsia começa a florescer após 15 de junho e termina em outubro, porque pode suportar o primeiro frio. É possível transplantar no início do verão, a regra principal é a ausência de floração. Para fazer isso, os elementos secos são removidos, a planta e a terra são transferidas para o local do vaso.
No caso de plantar durante a floração, não é necessário esperar novas flores e brotos. O arbusto vai despejá-los. Se você precisar de um transplante não planejado, execute o procedimento exclusivamente com o maior caroço de terra possível, a fim de minimizar o risco de ferir a parte subterrânea da planta. Todas as inflorescências antigas são removidas, os rebentos são encurtados pelo menos duas vezes.
O transplante é necessário apenas em tempo nublado. O fertilizante é colocado em um buraco, um arbusto é imerso nele, os vazios são cobertos de terra, após o que são irrigados e cobertos de turfa. Se o tempo mudar drasticamente para ensolarado e quente, você precisará organizar o sombreamento. Sem chuvas, a rega é realizada pela manhã, até 10 horas ou à noite - pulverizando a coroa.
Em julho
A hortênsia que cresce em um recipiente pode ser transplantada em julho, pois um sistema de raiz fechada permite que você transfira normalmente o procedimento. Basta tirar o material de plantio da panela e movê-lo para um buraco em uma área aberta do solo. O site é escolhido “com margem” para que haja espaço para crescimento.
Importante! O transplante de verão durante arbustos floridos provoca a ausência de formação de inflorescências por vários anos.
O processo descrito permite enobrecer o jardim com uma variedade de cores e com tempo mínimo.. Embora o plantio em julho seja permitido, é importante escolher o material certo para o transplante em vasos a partir de terra aberta.
Principais recursos:
- A casca e os rins devem permanecer intactos, sem nenhum dano.
- A altura ideal da planta é de 50 a 100 cm.
- O arbusto deve ter mais de dois brotos.
Em agosto
Embora a floração ativa continue em agosto, o transplante de hortênsias é permitido, desde que o rizoma esteja fechado (do vaso). A compra de material de plantio é a melhor opção, neste caso, o principal é entrar em contato com um fornecedor confiável. Os arbustos se enraízam facilmente, podem ser plantados em qualquer época do ano, exceto no período pré-inverno.
Em agosto, o pouso é realizado pelo método de transbordo. O solo da panela é abundantemente umedecido para facilitar a obtenção do sistema radicular com um caroço. O recipiente deve ser virado, a hortênsia removida e abaixada em um buraco no chão. Para melhorar ainda mais o crescimento e o desenvolvimento, recomenda-se remover os rebentos de floração e floração que engrossam o arbusto. Corte todas as peças que estão deformadas ou crescem para dentro.
Apresenta pouso regional
Os botânicos foram capazes de adaptar a hortênsia a diferentes condições climáticas; muitas variedades são plantadas e cultivadas não apenas nas regiões sul, mas também nas regiões central e norte. Ao escolher mudas, atenção especial deve ser dada à resistência do inverno da amostra selecionada. A compra de arbustos é melhor com raízes bem desenvolvidas. Deve haver luz suficiente no próprio local, mas com proteção contra raios diretos e vento.
O melhor momento para o transplante é a primavera, mas em áreas com invernos amenos, o outono é adequado, o principal é que haja um clima quente e estável. Para que os rins não congelem no inverno, deve-se realizar um abrigo. Nas regiões do sul, o alto abate da planta é adequado para isso; nas regiões frias, são necessárias medidas sérias.
Para fazer isso, os brotos são dobrados, presos com suportes ao chão, uma camada de turfa é derramada sobre eles. Tudo é coberto com filme e ramos de abeto.
Se o cultivo for realizado por sementes, será necessário criar as condições corretas para excluir o congelamento durante o crescimento e o desenvolvimento. Não é recomendável usar terreno aberto, pois as geadas podem ocorrer mesmo na primavera, principalmente quando se trata dos Urais ou da Sibéria. O plantio regional racional envolve a seleção de uma certa variedade, tipo de planta.
Importante! A hortênsia, especialmente no verão, é frequentemente atacada por pulgões, caracóis que se alimentam de brotos, flores e brotos. Portanto, você deve inspecionar regularmente o arbusto em busca de pragas.
Por exemplo, para a região de Moscou, eles recomendam:
- Petioles Hydrangea Petiolaris - Liana, que cresce até 25 metros, e pode trançar árvores, edifícios.
- Variegada.
- Surpresa de inverno - "novidade" varietal, notável pelas folhas que se tornam roxas brilhantes perto do outono.
- Hortênsia ampélica.
As variedades trançadas são mais adequadas para plantar perto de uma casa ou cerca, bem como perto de árvores frutíferas. O cuidado adequado ajudará a obter um arbusto forte, que será uma ótima decoração para uma casa ou casa de veraneio. Um tipo de planta rasteira é escolhido para criar uma cobertura. A hortênsia pecíolo pode hibernar sem dor, não tem medo de doenças e pragas. Propague-o por camadas ou pecíolos, por exemplo, o método das sementes, mas a tecelagem começará 3-4 anos após o plantio.
Como plantar hortênsia no chão no verão
Se o período de verão para o plantio de hortênsias for selecionado, vários recursos desse processo deverão ser levados em consideração. Embora a planta adora umidade, ela não tolera estagnação da água. O plantio de verão geralmente é realizado a partir de vasos, de modo que o poço em campo aberto deve ser adequadamente preparado colocando drenagem de pedras pequenas ou argila expandida no fundo do recesso. Se o solo é argiloso no jardim, quando a camada fértil é formada, areia, turfa e solo conífero são adicionados.
Estacas
O plantio de hortênsias por estacas é uma das técnicas agrícolas mais populares no cultivo. O período ideal é junho, neste mês os arbustos jovens se enraízam melhor e logo as mudas podem ser transplantadas para o campo aberto.
As regras básicas da enxertia:
- Ao preparar o material, certifique-se de deixar dois nós. No fundo, é realizado um corte oblíquo, no topo, uma linha reta. Entre eles, você precisa deixar cerca de 2 cm de distância.
- As estacas são fortes, holísticas e saudáveis.
- O plantio é realizado em pequenos recipientes em que é colocado solo úmido de turfa e areia. Antes de aprofundar, o pedúnculo é abaixado para o "Kornevin" para acelerar o crescimento do sistema radicular.
- As mudas são regadas, mantendo constantemente o nível necessário de umidade do solo.
- A parte superior das plantações é coberta com um filme, do qual é necessário remover diariamente o condensado.
- Cerca de um mês depois, o enraizamento ocorrerá e o desembarque no site será possível.
Os primeiros invernos devem usar um abrigo para proteger a hortênsia. Como a luz é importante pela manhã, é melhor equipar uma cova no lado leste do jardim. Para o pleno desenvolvimento e crescimento da hortênsia após o plantio de verão, é necessário selecionar um local com argila e solo fértil, no qual o húmus é introduzido. Terra vermelha também é adequada, mas o desenvolvimento será mais lento. Solo arenoso não é usado para arbustos.
A acidez deve estar na faixa de 5,2 a 6,0 pH. Usando esta regra, você pode obter o brilho máximo das pétalas. No caso de indicadores neutros de acidez do solo, o desenvolvimento do mato é lento e as flores são pálidas. O solo alcalino causa amarelecimento das folhas e, devido à falta de magnésio e ferro, a cor dos botões mudará para pior.
Importante! A hortênsia jovem precisa ser protegida durante o inverno, usando um filme, e uma liga ajudará a evitar a ruptura dos brotos.
Antes do pouso, o local deve estar preparado. Para isso, o solo é formado da seguinte forma: 2 partes de húmus e chernozem, além de 1 parte de areia e turfa. Uma mistura semelhante é suplementada com uréia (1 colher de sopa), sulfato de potássio (2 colheres de sopa) e superfosfato (3 colheres de sopa). Substitua a preparação do solo pode sujar sob pinheiros ou abetos. Nesse caso, podem ser encontrados fertilizantes, porque o solo terá a acidez e os nutrientes necessários.
A adaptação rápida da hortênsia é possível com a formação correta do furo - para colocar livremente o sistema radicular no centro do recesso, coberto de terra, compactado, regado e coberto com cobertura vegetal. Hortênsias de até 2 anos têm profundidade e diâmetro suficientes de uma cova de 30 cm, arbustos de 3 a 4 anos precisam de um formato de 50 × 50 cm. Ao plantar vários arbustos, é importante manter uma distância de 2-3 m entre elas, para sebes - até 1 m.
Você sabe A sombra das pétalas da hortênsia depende diretamente da acidez do solo. Azul ou azul - ao crescer em solo ácido, os tons de rosa são preservados em mais alcalino.
Camadas
Existe uma variante de propagação por camadas. Para fazer isso, use várias regras:
- Antes de os botões aparecerem, na primavera, é necessário afrouxar o chão, cavar um buraco (15 cm) no qual a parte inferior é colocada. Polvilhe por cima com o solo e fixe com pedras ou arame.
- Em agosto, as sessões começarão a aparecer no local. Quando atingem 20 cm, realizam hilling, e o procedimento é repetido a cada 1-2 semanas até que se formem aterros de cerca de 25 cm.
A separação da planta jovem da mãe com o transplante adicional para um local permanente de cultivo é realizada em um ano.
Importante! Ao usar fertilizantes e misturas de nutrientes, o tamanho do poço é aumentado em um terço. Para um arbusto de quatro anos, é necessário um formato de 65 × 65 cm, para um arbusto de dois anos, 40 × 40 cm.
Sementes
Algumas variedades de hortênsias podem ser cultivadas a partir de sementes. Mas esse método de reprodução pode causar a perda de certas propriedades e qualidades do arbusto-mãe. A semeadura é realizada no outono, no solo, que consiste em folhas de solo, turfa e areia. Os componentes são utilizados na proporção de 4: 2: 1.
Despeje as sementes em uma pequena camada e regada com um spray. O recipiente com eles é coberto com um filme - para criar um efeito de estufa. De tempos em tempos, é necessário remover o condensado e também abrir para ventilação. A terra deve sempre permanecer molhada. A melhor temperatura para o cultivo a partir de sementes é de + 14 ° C a + 20 ° C. Após 30 a 50 dias, as mudas aparecerão, após as quais o filme será removido. Durante o desenvolvimento da hortênsia, eles colhem duas vezes. O primeiro é realizado após o aparecimento das folhas cotilédones (primeiro). Em maio, você precisa fazer uma segunda colheita e plantar todas as mudas em vasos separados (7 cm de diâmetro).
As mudas precisam de endurecimento; portanto, durante o dia, elas precisam ser retiradas para a rua, mas excluem a luz solar direta, chuva ou vento forte. À noite, as plantas são trazidas para dentro de casa. Nos primeiros dois anos, crescem em condições de ambiente. No inverno, uma sala fresca e iluminada é adequada, no verão - uma varanda. Todos os botões são arrancados para que o período de floração não enfraqueça a hortênsia jovem. Após 2 anos, eles fazem pouso em campo aberto. Você pode fazer isso no início da primavera, verão.
Você sabe No Japão, eles acreditam que a hortênsia — uma flor simbolizando a sinceridade dos sentimentos.
O melhor lugar para pousar seria um lugar ensolarado com sombra à tarde. O solo é adequado ácido ou neutro, com fertilizantes orgânicos. Precisa ser bem afrouxado. Com uma reação alcalina do solo, é importante adicionar turfa. Ao plantar, você deve considerar que não há outras árvores ou arbustos por perto.
O poço da hortênsia deve ser duas vezes maior que o tamanho do vaso com o solo e o sistema radicular. Primeiro, o solo de turfa e turfa é adicionado à depressão, após o qual as mudas são retiradas, sacudidas um pouco e, endireitando as raízes, colocadas no fundo. O enchimento vazio é realizado com terra de compostagem. O pescoço da raiz deve estar acima da superfície do local. Certifique-se de molhar, casca de palha ou agulhas.
Transplantar uma muda de uma panela
O plantio de hortênsias a partir de uma panela envolve várias operações padrão:
- No jardim, determine o local, cavar um buraco 30 × 50 cm (diâmetro e profundidade).
- A terra que eles recebem é misturada com areia, turfa, fertilizantes.
- Para várias plantas, os poços são feitos a uma distância de 1 a 2 m.
- O solo preparado é derramado no buraco.
- A terra na panela é afrouxada, a hortênsia é retirada com um pedaço de terra e colocada em uma depressão preparada.
- As mudas são preenchidas, o solo é compactado para eliminar completamente as lacunas. O colo da raiz deve ser um pouco mais alto ou no nível da horta.
- A rega é feita, seguida de cobertura com húmus ou turfa (5 cm).
Ao transplantar, você pode adicionar hidrogel ao poço para preservar a umidade, que evapora rapidamente no verão. Este medicamento é polímero, pode absorver e reter um grande volume de água. Não é tóxico para o meio ambiente, é estéril e mantém suas propriedades por até 5 anos. No primeiro ano de crescimento da hortênsia, recomenda-se a remoção de todos os brotos, o que ajudará o arbusto a ficar mais forte e a se adaptar melhor.
Cuidados adicionais com hortênsias no verão
Após um transplante de hortênsia de verão no solo, é necessário organizar adequadamente os cuidados. Isso permitirá que você adquira uma planta forte que possa dar uma flor brilhante e abundante.Além dos recursos de cuidados descritos abaixo, você deve prestar atenção especial à poda dos arbustos para obter uma aparência saudável. É possível a partir de 4 anos e permite que você faça a floração magnífica, forme uma aparência correta e bonita, e os arbustos antigos serão rejuvenescidos. Você precisa cortar os brotos com o início da primavera, quando a neve derrete completamente e os botões incham, mas ainda não floresceram.
A seguinte tecnologia é usada para formar o corte:
- Corte galhos finos que crescem dentro do arbusto. A fatia é realizada "no anel".
- Os brotos relacionados à idade são removidos, deixando 2-3 brotos em cada um. Você precisa cortar os rins com uma seção transversal.
- Elimine galhos danificados no inverno ou fracos. As grandes peças congeladas são removidas para uma área saudável.
No outono, não é recomendável executar o procedimento, pois a hortênsia pode ser mal tolerada no inverno. Nesse momento, você pode remover apenas as inflorescências que já secaram, para que os galhos não quebrem sob o peso da neve.
Rega adequada
O arbusto jovem é abundantemente regado: com base em 1 planta, até um balde de água. Após a absorção do líquido, a cobertura é realizada com serragem, turfa ou folhas. Cubra o chão do círculo próximo ao tronco com uma camada de até 8 cm.
A hortênsia adora umidade e a rega deve ser fornecida duas vezes por semana. A taxa pode ser reduzida em caso de tempo chuvoso e uso de cobertura morta. A água deve ser usada sem cloro, a chuva, que é armazenada em barris, é melhor. A rega é feita com cuidado para que as gotas não caiam nas folhas ou nas flores.
Importante! Você pode descobrir a necessidade de irrigação imergindo uma vareta de madeira lisa no solo, a 4 cm. Se a superfície estiver seca, é necessário regar.
Ao plantar hortênsias no verão, é recomendável irrigar todos os dias até que o arbusto se adapte e ocorra o início do crescimento ativo. Será possível encurtar o procedimento até uma vez por semana. No verão, a rega é fornecida à medida que o solo seca, no inverno é excluída.
Afrouxamento
Cuide corretamente da hortênsia e depois solte o solo de tempos em tempos. Este procedimento é realizado pelo menos três vezes por temporada. Isso excluirá a formação de crosta terrestre. O afrouxamento é realizado a uma profundidade de 7 cm com a remoção simultânea de ervas daninhas. O procedimento irá melhorar o acesso ao oxigênio no sistema radicular, ajudar a planta a se preparar para o inverno.
Fertilizantes e fertilizantes
Se os fertilizantes estavam presentes no vaso com as mudas e as formulações de nutrientes foram adicionadas ao caroço durante o plantio, então 1-2 anos após o plantio, a cobertura pode ser omitida. O principal é olhar para as manifestações externas da hortênsia. Se você plantar uma flor no chão, com o tempo, haverá falta de nutrientes e fertilizantes devem ser aplicados.
Use o seguinte esquema:
- Na primavera, são usados fertilizantes nitrogenados: 15 g de uréia por 10 litros de água ou 20 g de nitrato de amônio por 1 balde de líquido.
- Quando os brotos aparecem nas hastes, eles começam a florescer, a planta precisa de nutrição adicional. O nitroammofosku é produzido na proporção de 20 g por 10 litros de água e irriga cada planta com cinco litros. Você pode usar diammofos na mesma proporção ou monofosfato de potássio - 15 g cada por 1 balde.
- Após a floração, é usada infusão de superfosfato ou verbasco. As datas de alimentação são no final de agosto. O produto é feito de 1 parte de esterco e 3 partes de água. A mistura é infundida por uma semana e o concentrado é diluído 1:10 com água.
Para o esplendor da floração, os fertilizantes são proibidos de usar com frequência e em grandes quantidades, para não provocar a quebra dos caules sob o peso das inflorescências. O melhor período para a alimentação é de abril a julho, com um intervalo de 2 semanas.
Iluminação
É melhor plantar hortênsias no local, para que ao meio-dia os arbustos fiquem em sombra parcial. Os raios diretos do sol são desconfortáveis para a planta, ocorre a floração tardia e os botões e as flores serão menos desenvolvidos. Hortênsia prefere luz solar suave.
É possível plantar hortênsias no verão e, seguindo as regras e os recursos descritos, você pode obter um arbusto único e bonito na cobertura da casa de campo no jardim, o que agradará o proprietário em diferentes estações do ano. Ao transplantar em campo aberto, você precisa organizar cuidadosamente a zona de cultivo. E lembre-se de que a hortênsia rapidamente se enraíza e se desenvolve com umidade suficiente do solo e fertilizante adequado.