A batata é um produto alimentar comum que é cultivado não apenas em terras agrícolas, mas também em quase todas as casas de veraneio. Há um grande número de maneiras de plantar a cultura, e o artigo de hoje é dedicado ao método holandês, com a ajuda da qual todas as condições para o crescimento de tubérculos grandes são criadas.
Características e princípios gerais do cultivo de batatas usando a tecnologia holandesa
As principais diferenças da técnica incluem a preparação de sulcos longos para o plantio. Também são plantadas culturas radiculares já germinadas, o que garante sua germinação.
Considerando os aspectos positivos dessa técnica, deve-se observar o seguinte:
- Nutrição completa de oxigênio. Os tubérculos são plantados a uma profundidade não superior a 10 cm.
- A exceção de podridão de raízes. A umidade não se acumula nos sulcos.
- Iluminação completa de arbustos. Eles não se obscurecem, o que contribui para a formação completa de tubérculos.
- dê preferência às variedades holandesas de batata;
- selecione o material de plantio do mesmo tamanho - de 3 a 5 cm de diâmetro e também troque a variedade cultivada a cada 5 anos;
- realizar colheita oportuna.
Atividades preparatórias
Antes de plantar, você deve escolher uma variedade adequada para esse método, preparar o material e também tratar adequadamente o solo. É importante tratar cada estágio com responsabilidade, porque a produtividade depende desses fatores.
Seleção de grau
Como mencionado acima, variedades especiais de batata são usadas para o plantio, incluindo:
- Eba;
- Anterior
- Mona Lisa
- Cleópatra
- Asterix;
- Frisia
Preparando o material de plantio
Toma-se uma fruta saudável e inteira com um diâmetro de até 5 cm, atenção também é dada ao número de olhos - deve haver pelo menos 5. Um mês antes do plantio, as raízes são germinadas a +16 ... + 18 ° C em um quarto escuro. As batatas são dispostas no chão coberto com um jornal ou pano. Frutas com um número de brotos de pelo menos 5 peças de comprimento superior a 5 mm cada são consideradas prontas para uso. É importante escolher batatas de primeira ou segunda reprodução: são essas gerações que são consideradas mais estáveis e altamente produtivas.
Preparação do solo
Para isso, é alocada uma área plana: uniformemente iluminada pelo sol, sem declives e cercada por plantações que atrasam as massas de ar, são consideradas ideais. Solo favorável é considerado após cereais e leguminosas. No outono, a terra é escavada até uma profundidade de 25 cm e uma mistura de fertilizantes é aplicada a cada centésimo:
- superfosfato - 500 g;
- sulfato de potássio - 200 g
Tempo de pouso
As culturas de raízes são plantadas na primavera em solo aquecido, cuja temperatura deve estar no nível de +8 ... + 10 ° C. Você também pode verificar a prontidão do solo da seguinte maneira: aperte um punhado de terra na mão e jogue-o no chão - se o caroço desmoronar, você poderá começar a plantar.
Você sabe O período de plantio pode ser determinado por sinais populares: floração de dente de leão e cereja de pássaro, floração de folhas de bétula.
Padrão de aterrissagem de tecnologia holandesa
Eles começam a plantar batatas imediatamente após o cultivo do solo, a fim de impedir a secagem da terra. De acordo com o método holandês, muito espaço é alocado para o desenvolvimento do mato, de modo que as fileiras são formadas a uma distância de cerca de 80 cm uma da outra, e os arbustos, por sua vez, com um intervalo de 30 a 40 cm. Poços de até 15 cm de profundidade são formados na crista, em que são colocados fertilizantes orgânicos, por exemplo:
- 200 g de húmus;
- 100 g de cinza de madeira;
- um punhado de casca de ovo triturada.
Cuidados de acompanhamento
Após uma semana, é importante remover as ervas daninhas germinadas para que elas não tenham tempo de criar raízes. Após mais duas semanas, as mudas aparecem - nesta fase é necessário realizar o abate para que a altura dos cumes aumente em 10 cm e a largura em 30 cm, após a remoção de todas as ervas daninhas. Depois de um mês, as ervas daninhas plantaram e arranharam o chão dos corredores, aumentando o tamanho da cordilheira.
A rega é feita não mais que 3 vezes:
- antes da floração;
- 10 dias após o aparecimento da primeira cor;
- no final da floração.
Controle de Pragas e Doenças
Recomenda-se realizar o tratamento preventivo de plantações a partir de pragas, das quais as mais perigosas são a praga tardia, o besouro da batata do Colorado e a minhoca.
Para esse fim, são usados inseticidas e preparações biológicas. São realizados até 6 tratamentos por estação. É importante agir antes de florescer.
Datas e recursos de colheita
Dependendo do objetivo da colheita, as datas da colheita são determinadas - por exemplo, as culturas de raiz de julho a agosto são adequadas para a semeadura e as batatas de setembro são adequadas para fins alimentares. Primeiro, corte as partes superiores, deixando cerca de 7 cm acima do solo. As batatas por 10 a 15 dias são deixadas no solo para maturação e formação completa da casca.
Importante! Você não pode atrasar a coleta, pois isso é repleto não apenas de uma deterioração no sabor do vegetal, mas também de uma redução no prazo de validade.
Quem quiser cultivar grandes frutos de batata em grandes quantidades deve experimentar a tecnologia holandesa para plantar essa planta, descrita no artigo. O trabalho realizado adequadamente, em combinação com a coleta oportuna de culturas de raízes, proporcionará altos rendimentos.