Iniciadores do Ministério da Agricultura da Federação Russa apresentaram uma proposta para resolver parcialmente o problema da dependência de material de criação estrangeiro na indústria avícola.
Em particular, os ativistas sugeriram que cientistas domésticos da indústria genética e de criação criem raças únicas de aves que suplantarão os indivíduos importados da agricultura russa.
É importante observar que o Ministério da Agricultura da Rússia está pronto para gastar pelo menos cinco bilhões de rublos no processo de criação de galinhas de nova geração.
Sabe-se que a iniciativa de criar novas raças de aves domésticas em um futuro próximo pode se tornar parte do plano científico e técnico de nível federal para o período até 2025. Assim, o desenvolvimento de novas raças altamente produtivas de carne e a obtenção de frangos de alta qualidade será uma das prioridades dos desenvolvedores agrícolas russos.
Vale ressaltar que se espera que a criação de novas raças seja realizada através do cruzamento de várias direções de raças de carne ao mesmo tempo.
Não será supérfluo notar que o frango é o tipo de carne mais popular entre os consumidores da Federação Russa. Deve-se acrescentar também que a participação da carne de aves na produção bruta de produtos à base de carne em 2018 foi de cerca de 45%.
É interessante que anualmente os habitantes da Federação Russa consumam em média cerca de trinta e quatro quilos de frango por pessoa.