A Décima Quinta Comissão de Finanças estabeleceu um grupo de especialistas de alto nível para recomendar indicadores mensuráveis de desempenho aos estados para estimular as exportações agrícolas e promover a produção agrícola para garantir alta substituição de importações.
O grupo de sete especialistas em exportação agrícola, liderado pelo presidente Sanjeev Puri, tem três meses para enviar seu relatório à comissão, criado para avaliar oportunidades de substituição de exportações e importações de produtos agrícolas indianos, incluindo commodities e produtos semi-acabados, em um cenário internacional em mudança comércio, e oferecer maneiras de aumentar as exportações de maneira sustentável e reduzir a dependência das importações, disse a comissão.
A Índia ocupa a segunda posição depois da China no mundo para o cultivo de frutas e legumes, e a primeira em termos de colheita de bananas, ervilhas e mangas.
Os membros incluem o ex-ministro da Agricultura Radha Singh, o presidente da Nestlé IndiaNSE, Suresh Narayanan, e uma empresa de tecnologia agrícola dos EUA.O grupo recomendará estratégias e medidas para aumentar a produtividade da fazenda, garantir maior valor agregado, reduzir desperdícios e fortalecer a infraestrutura logística para aumentar competitividade global do setor. Os obstáculos ao investimento do setor privado na cadeia de valor agrícola precisam ser identificados.
- Os chefes da máfia usaram fundos agrícolas da UE para atividades criminosas na região do Parque Nacional Nebrodi, na Sicília (Itália), através dos quais 10 milhões de euros se estabeleceram nos bolsos dos chefes da máfia desde 2013.
- O ministro das Finanças, Nirmala Sitharaman, disse que o esquema Krishi Udan será lançado em alta velocidade para ajudar os agricultores a transportar seus produtos e melhorar seus custos.
- Em uma tentativa de evitar a poluição séria causada por agricultores queimando detritos de plantas todo inverno, as autoridades indianas anunciaram planos para construir mais de 100 usinas de biogás no norte do país.