Milhões podem ser ganhos com abóboras que são vendidas a preços baratos no mercado, está convencido Leonty Gasyuk, do distrito de Kamenetz-Podolsky. Ele produz óleo de semente de abóbora.
No campo, a abóbora cresce em todos os jardins. Mas praticamente não há cultivo em massa desse vegetal. Pelo menos na região de Khmelnitsky até recentemente, não apenas grandes empresas, mas também pequenas fazendas não o faziam. Leonty Gasyuk, do distrito de Kamenetz-Podolsky, decidiu quebrar os estereótipos agrários e assumiu não apenas o cultivo, mas também o processamento da abóbora, uma vez que o produto final é muito mais caro.
Vale ressaltar que no Egito, o óleo de abóbora é muito apreciado por suas propriedades curativas. Lá é usado como um suplemento alimentar que afeta positivamente o corpo. 0,5 litro de óleo de abóbora no Egito custa US $ 40. Mas Leonty Gasyuk não vai aumentar o preço para o nível egípcio, o petróleo já é muito caro, assim como para os nossos compradores não muito ricos.A pequena fazenda de Gasyuk ocupa quase 150 hectares. Sob a abóbora, o agricultor aloca cerca de 3 hectares. Sua esposa o ajuda a lidar com o trabalho. E, na temporada, ele contrata um contador e dois operadores de máquinas. A fazenda possui uma colheitadeira de abóbora, um secador de sementes e um pequeno moinho de óleo.
Leonty usa apenas sementes de abóbora em seu trabalho, das quais extrai óleo caro. O restante do vegetal permanece no campo como fertilizante. Uma pequena fazenda não possui essa capacidade que pode processar completamente a abóbora.Das sementes obtidas em 3 hectares, o empresário recebe até 400 litros de óleo. Mesmo a um preço de 600 UAH / l, você pode obter 240 mil UAH. Ao mesmo tempo, do cultivo de trigo, você pode obter até 35 mil UAH / ha.
Nos planos imediatos do agricultor - para dominar a produção de óleo de linhaça. É verdade que o agrário não cultivará linho, pois a qualidade do solo não permite. Mas o empresário não se recusará a processar o linho adquirido.