No dia 30 de junho, domingo, os bombeiros receberam uma mensagem sobre um incêndio ocorrido em um campo de trigo no assentamento urbano Novovorontsovka. O serviço de imprensa do Serviço Estadual de Emergências da Ucrânia na região de Kherson informa sobre isso.
Pelas forças da equipe de resgate, o fogo no campo com cereais foi localizado e extinto. Os bombeiros impediram a propagação da chama para o restante da colheita de grãos, poupando cerca de 30 hectares de trigo da morte.
O fogo conseguiu absorver 4,5 hectares de trigo na videira. Desde o início da campanha de colheita, um total de 6 casos de incêndio em campos de grãos de 25 ha foram registrados na região de Kherson.
Lembraremos que na área de Nikolaev, os socorristas extinguiram incêndios em campos de trigo duas vezes por dia. Perto de Mariupol, pessoas desconhecidas já cometeram vários ataques incendiários nos campos da fazenda local. A primeira vez que os campos do agricultor queimaram em 2018.
Quem exatamente prejudica a economia ainda não foi estabelecido. E na região de Poltava, devido ao calor anormal, incêndios nos campos e nos ecossistemas são observados com mais frequência.
Os próprios socorristas acreditam que muitos incidentes poderiam ter sido evitados se os cidadãos tivessem se comportado corretamente com fogo. A maioria dos incêndios na área ocorreu devido ao manuseio descuidado do fogo.