Os preços da batata na Ucrânia mantêm-se constantes em níveis recordes desde o final da temporada passada.
“Os aumentos de preços nesta temporada estão relacionados principalmente às condições climáticas. - Devido às fortes chuvas, os agricultores da região oeste foram obrigados a transplantar batatas no final de maio.
O verão também não nos agradou com o clima, mas a situação, mesmo no contexto de uma região, é desigual: há áreas onde não houve chuvas por mais de 2,5 meses, há áreas onde as plantações foram completamente inundadas e algumas fazendas conseguiram economizar na irrigação e hoje colher em um nível 40 toneladas / ha. ”, Diz Anatoly Arshulik, presidente da Volyn Potato JC.
“Devido às fortes chuvas em maio e à seca em junho, as fazendas no sul caíram 1,5 vezes. Um lote comercial de batatas precoces e médias só podia ser encontrado em grandes produtores.
Consequentemente, os preços foram e ainda permanecem recordes. É muito cedo para falar sobre a previsão para a segunda metade da temporada, isso dependerá do clima nos próximos dois meses. O pior cenário é a seca em agosto e o clima frio e chuvoso em setembro ”, diz Gordeichuk.
“Todos os anos, a população cultiva menos batatas por conta própria e colhe menos no inverno.
O cliente vai às compras em Shuvar o ano todo - essa tendência, na minha opinião, só se intensificará nos próximos anos e contribuirá para o desenvolvimento da produção comercial de batatas ”, diz Tatyana Getman, chefe do departamento de Análise do Shuvar ORSP.
Hoje, no maior local do ORSP de Shuvar, as batatas são oferecidas a 9-10 UAH / kg. (0,32-0,35 euros / kg.) - O nível mais alto de preços nos últimos 5 anos. Aproximadamente os mesmos preços para batatas na vizinha Polônia. Há um ano, na Polônia e na Ucrânia, as batatas eram duas vezes mais baratas.