Neste inverno, os agricultores frequentemente encontravam grupos de vacas mortas que caíam no feno recentemente embalado. A morte do rebanho começou com as dez primeiras vacas mortas.
O Laboratório de Diagnóstico Médico Veterinário da Universidade do Missouri, na Colômbia, foi diagnosticado com mais de 200 mortes devido a envenenamento por nitrato.
Especialistas acreditam que o problema surgiu devido ao clima incomum nos últimos anos. Chuvas fortes deram lugar a secas severas e o calor se transformou em frio. Esses extremos tiveram um impacto na biologia do crescimento das plantas, e a má vegetação nas pastagens exacerbou a situação, levando à deficiência de feno.A transformação das chuvas em secas interrompeu o fluxo de sucos das plantas do sistema radicular para as folhas, o nitrato bruto permanece nos caules das plantas. Quando os agricultores empilham grama rica em nitrato em fardos, o feno se torna venenoso.
O rúmen da vaca, que é o primeiro estômago para digestão, normalmente precisa de nitratos para digerir o feno e produzir proteínas, mas quando há nitratos demais nos caules do feno, eles sobrecarregam o sistema digestivo do animal e entram na corrente sanguínea. Então a vaca morre.
Veterinários aconselham uma vaca afetada pela abundância de nitratos ingeridos com alimentos para serem alimentados com milho descascado. Este será o primeiro socorro do animal afetado.