A peste suína africana está se espalhando para novas áreas no norte do país, a doença já foi relatada na capital de Hanói, mais de 120.780 animais infectados foram abatidos, informa o departamento de agricultura e desenvolvimento rural da cidade.
Falando em uma entrevista coletiva na terça-feira, 14 de maio, o diretor do Departamento de Gado e Veterinária, Nguyen Nguk San, disse que os surtos de ASF foram registrados em todos os 24 distritos e no okrug da cidade.
O ASF afetou grandes fazendas de suínos com um alto grau de segurança biológica, bem como 7.760 fazendas de suínos. Para evitar a propagação da doença, unidades especiais foram enviadas aos postos de quarentena.De 7 a 14 de maio, foram registrados surtos de ASF na província montanhosa do norte de Yen Bai.
A fim de impedir a propagação destrutiva da doença, o vice-presidente do Comitê Popular da Província Nguyen Wang Han realizou uma reunião de trabalho com os residentes locais em 14 de maio, na qual enfatizou que o risco de propagação adicional do vírus é alto e não há vacinas contra ele.Nguyen Wang Han pediu uma ação decisiva para proteger quase 500.000 porcos pertencentes a 49.000 famílias na província.