A gigante de laticínios Glanbia Ireland pagou diretamente a 4.500 agricultores fornecedores de toda a Irlanda rural por cerca de 1 bilhão de euros, incluindo IVA, no ano passado.
No total, foram pagos 14,8 milhões de euros aos membros da cooperativa Glanbia. Esses dados foram anunciados pelo CEO da empresa, Jim Bergin, em uma reunião de membros da cooperativa Glanbia em 29 de maio.
Durante o ano, Kilkenny County, fornecedor de agricultores, recebeu 168 milhões de euros, 149 milhões de euros foram pagos a agricultores do condado de Waterford e 124 e 122 milhões de euros foram pagos a fornecedores dos condados de Tipperary e Wexford, respectivamente.
"Um aumento de 5,1% nas entregas de leite em 2018 valia mais de 47 milhões de euros no ano passado, o que, por sua vez, afetou a economia da Irlanda rural e as fazendas de nossos fornecedores", disse Bergin.
2,7 bilhões de litros de leite são entregues anualmente à cooperativa Glanbia Ireland e, em 2019, as entregas de leite atingiram 88 milhões por semana.
O presidente do grupo, Martin Keen, disse que atualmente 100% do leite vem de fazendas leiteiras credenciadas como parte do esquema de laticínios sustentáveis Bord Bia.