O uso de bagas vermelhas de viburno na culinária e na medicina é um fato bem conhecido, e os ossos das frutas são geralmente jogados fora sem pensar. Mas as substâncias benéficas devido às quais as bagas têm propriedades curativas também são encontradas nos grãos de sementes, que podem e devem ser usadas como um remédio natural e ecológico para o tratamento de várias doenças.
Sementes de viburno - propriedades úteis
As sementes de frutas arbustivas contêm até 20% de óleos, que incluem um complexo único de ácidos graxos mais elevados:
- ácido mirístico - um imunoestimulante natural, possui propriedades bactericidas e inibe o desenvolvimento de microrganismos patogênicos no intestino;
- ácido palmítico - promove a síntese de colágeno e ácido hialurônico, estimulando a renovação e a regeneração da pele;
- ácido esteárico - uma das principais fontes de energia armazenadas do corpo humano e um componente indispensável de cremes e pomadas, aumentando sua vida útil;
- ácido oleico - protege efetivamente contra a radiação e impede o desenvolvimento de câncer;
- ácido linoleico - previne a ocorrência de aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.
Você sabe Viburnum é a única planta no mundo que tem um osso na forma de um coração.
Vitaminas
Uma composição vitamínica diversificada de sementes de plantas inclui:
- vitaminas B3 e B9diminuindo o nível de colesterol ruim;
- beta-carotenoPrecursor da vitamina A, um poderoso antioxidante responsável pela pele e olhos saudáveis;
- vitamina knecessário para a síntese de proteínas, absorção de cálcio, vitamina D e garantia de um nível normal de coagulação sanguínea;
- vitamina e - um poderoso antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres, uma fonte indispensável de nutrição para a pele, cabelos e unhas, além de um componente vital para garantir o funcionamento do sistema reprodutivo.
Minerais
Entre os minerais mais importantes necessários ao organismo, o viburnum contém:
- magnésioajudando com problemas cardíacos e azia;
- ferro para a formação de hemoglobina;
- selênio para função tireoidiana normal;
- molibdênioapoiar a saúde bucal e prevenir a gota;
- cobre, reduzindo o risco de doenças infecciosas e osteoporose.
Danos e contra-indicações
As sementes do viburnum vermelho são um remédio potente, especialmente se você comer frutas inteiras. Em certos casos, sua ingestão é indesejável e pode prejudicar o corpo.
- O uso de frutas é contra-indicado:
- com maior acidez do estômago e doenças do trato gastrointestinal;
- com aumento da coagulação sanguínea;
- com hipotensão;
- durante a gravidez.
A deterioração do bem-estar também é observada com intolerância individual a todas as partes da planta.
Importante! Os frutos de viburno contêm substâncias que podem causar hipertensão e aumentar o risco de aborto.
Como coletar e armazenar
A saturação máxima da fruta com substâncias úteis ocorre após a primeira geada. As bagas são colhidas entre outubro e novembro, cortando-as com pincéis. Dependendo do método de aplicação desejado, o viburnum pode ser congelado, seco inteiro diretamente nas mãos, ou os ossos podem ser separados da polpa e secos separadamente. A secagem é realizada em uma área seca e bem ventilada em folhas de papel ou pano, distribuindo os ossos em uma camada.
Para armazenamento adicional, são utilizados sacos de papel nos quais as sementes mantêm propriedades úteis ao longo do ano.
Campos de aplicação
Os ossos do viburno são usados para resfriados, hipertensão, constipação, neurose, anemia e convulsões. Decocções e infusões são usadas para tratar tuberculose, doenças hepáticas e renais, com transpiração excessiva, para melhorar o metabolismo e normalizar o intestino.
Você sabe Nos tempos antigos, o viburno era um elemento indispensável da parafernália do casamento, que decorava mesas, pães, roupas e um canto vermelho da cabana para proteger contra espíritos malignos.
Várias máscaras nutritivas e de limpeza melhoram a condição da pele, e as sementes torradas, moídas e cozidas no vapor substituem com sucesso o café como um tônico leve. O óleo de semente de viburno promove a cicatrização de feridas e é usado no combate a várias irritações, inflamações, erupções cutâneas e furúnculos.
Tratamento ósseo
Para resfriados do trato respiratório superior, pneumonia e gripe, faça uma infusão de sementes com mel.
Os seguintes ingredientes são tomados:
- ossos de viburnum - 10 g;
- mel - 5 g;
- água - 200 ml.
Para preparar a bebida, esmague as sementes, despeje água fervente sobre ela e insista por meia hora. Então você precisa coar e adicionar mel. Tome o medicamento 3 vezes ao dia por 20-30 ml.
Para aumentar as defesas do corpo e melhorar o estado geral durante a deficiência de vitaminas, reduzir o edema, use uma infusão dos seguintes componentes:
- ossos de viburnum - 10 g;
- Rosa Mosqueta - 5 g;
- frutos de espinheiro - 5 g;
- água - 500 ml.
Para preparar os ingredientes, moa, despeje água fervente e deixe fermentar por 30 minutos. Uma bebida filtrada é consumida 3-4 vezes ao dia, 50-100 ml cada.
Estabilize o trabalho do intestino, sistema genito-urinário e elimine a areia nos rins e na vesícula biliar usando sementes de viburnum, que são mastigadas em 10 pedaços. por dia em intervalos regulares.
Para reduzir a pressão com hipertensão e fortalecer o sistema cardiovascular, é usada uma ferramenta, cuja preparação são tomadas:
- frutas frescas ou congeladas - 500 g;
- mel - 500 g;
- conhaque - 500 ml.
Significa tomar 1 colher de sopa. eu 3-4 vezes ao dia.
Essas receitas podem ser variadas adicionando outras ervas, frutas ou especiarias ao seu gosto em infusões. Nesse caso, é necessário aderir à norma de consumo de viburno e não exceder a dose.
Importante! A ingestão excessiva de viburno pode causar distúrbios digestivos e erupções cutâneas no corpo.
Aplicação em cosmetologia
Para o tratamento de feridas, eczema e furúnculos na pele, são recomendadas aplicações com infusão de sementes do arbusto descrito.
Ingredientes essenciais:
- ossos de viburnum - 10 g;
- água - 200 ml.
Para preparar a infusão, as sementes precisam ser esmagadas, despeje água fervente sobre ela, insista por 30 minutos e coe.
Uma variedade de máscaras nutritivas preparadas com as sementes da planta melhoram a condição da pele, contribuem para a regeneração e suavização das rugas. A composição da máscara é selecionada de acordo com o tipo de pele.
Uma base universal pode ser uma mistura dos seguintes componentes:
- gema de ovo - 1 pc;
- leite - 1 colher de sopa. l.;
- farinha de aveia - 2 colheres de sopa. eu
Você sabe Criadores criaram variedades de viburno, cujos frutos quase não contêm amargura. Devido ao alto teor de açúcar, eles podem ser consumidos diretamente do mato, sem esperar geadas.
Outra opção comum:
- queijo cottage - 1 colher de sopa. l.;
- mel - 1 colher de sopa. eu
Para preparar a máscara, é necessário vaporizar 1 hora de sementes de viburnum esmagadas em 1/2 xícara de água fervente. A infusão forçada e resfriada é misturada com o restante dos ingredientes e aplicada no rosto e pescoço limpos por 15 a 20 minutos. O procedimento é realizado 2-3 vezes por semana. Em casa, é fácil preparar um esfoliante de limpeza para o rosto e o corpo. Para isso, as sementes em pó do viburnum são misturadas com qualquer sabão líquido.
As propriedades curativas do vermelho viburno são vastas e variadas. Mas você não deve substituir independentemente o uso de medicamentos pelo uso descontrolado da planta. Se você deseja complementar a terapia com um medicamento natural, consulte o seu médico e considere em conjunto as opções adequadas.