Com base nas informações compartilhadas por Vladimir Svezhenets, que chefia o Ministério da Agricultura da República da Adygea, com um público mais amplo, em um futuro próximo, a região começará a entregar seu orgulho - queijo Adyghe - ao mercado do Azerbaijão.
É relatado que os queijos regionais da marca, pertencentes à categoria de pickles macios, serão destinados aos compradores do Azerbaijão como parte do programa nacional “Exportação de produtos agrícolas na República da Adygea”, que faz parte de um projeto totalmente russo de cooperação e exportação com outros participantes do mercado mundial.
Segundo Svezhents, hoje os fabricantes de queijos da Adygea pretendem aumentar a taxa de produção do lendário queijo local para vendas no mercado interno e externo.
Hoje, a Krasnogvardeisk Dairy Enterprise está envolvida na produção de queijo diretamente para o Azerbaijão. Sabe-se que o queijo de exportação será vendido nos pontos de venda com base nos grandes supermercados do Azerbaijão.
Vale ressaltar que, no momento, a Adygea está conduzindo intensas negociações sobre o fornecimento de alimentos agrícolas ao mercado turco, interessado não apenas no queijo Adyghe, mas também no óleo vegetal e arroz, relata Vladimir Svezhenets.