Os principais agrometeorologistas da Federação Russa publicaram uma previsão do tempo para diferentes regiões do país. Vale ressaltar que o período coberto por essas previsões é bastante extenso - de abril a agosto deste ano.
Assim, com base nas previsões dos meteorologistas do Centro Hidrometeorológico, o verão de 2019 será lembrado pelos habitantes dos espaços abertos russos como quentes e até quentes. Para os residentes da Sibéria e dos Urais, o período de verão começará em meados de abril. As mesmas condições climáticas aguardam os moradores de Chukotka, bem como os russos que vivem na parte leste do Distrito Federal do Noroeste.
O mês de maio também esquentará o NWFD, que trará o sol e o calor incomum para a parte norte da região do Volga, para Taimyr e os Urais.Atípico para os siberianos, o calor se formará em junho nos territórios ocidentais da Yakutia. E também no Território de Primorsky e nas terras nordestinas dos Urais. Também estará quente e ensolarado no sul da Federação Russa. Espera-se que o verão de 2019 seja o mais quente dos últimos anos para os residentes das regiões sul. Um agosto quente e árido é esperado nas regiões centrais da Federação Russa, bem como nos territórios do noroeste, nos distritos federal do Volga e do sul. Mas chuvas fortes no último mês de verão estão previstas no centro do país e em seus territórios do sul.