Segundo os apicultores ucranianos, os preços do pólen de abelha na Ucrânia caíram mais de 4 vezes em comparação com a temporada passada.
Há um ano, os preços de compra de pólen eram altos e atingiam 180-200 UAH / kg. Então muitos apicultores perceberam que você pode ganhar não apenas vendendo mel, e começaram a melhorar as tecnologias de coleta de pólen nas colméias. Esta não foi uma tarefa tão difícil, que permitiu aumentar drasticamente a oferta de pólen na temporada atual.
Mas, como se viu, na Ucrânia não há um entendimento efetivo de como exportar pólen; portanto, depois que o mercado interno estava saturado, os preços começaram a despencar. Já, o pólen pode ser vendido não mais do que 40 UAH / kg.
Dado que de cada colméia você pode coletar não mais que 2-3 kg. pólen por estação é uma quantidade relativamente pequena - até 120 UAH. da colméia, ou mais de 8% da receita total da venda de produtos.
Há um ano, a participação do pólen na receita dos apicultores que se concentravam neste produto atingiu 30% ou mais. Coletar pólen é um trabalho minucioso diário. Além disso, isso exige gastos regulares de eletricidade para secá-la, a fim de obter produtos de qualidade.
Além disso, não esqueça que a família das abelhas consome cerca de 50 kg por ano. pólen transformado em pão de abelha. Por conseguinte, deve ser suficiente retirá-lo das abelhas.
Se não houver plantas próximas que produzam muito pólen, como girassol, mostarda, colza, salgueiro ou avelã, será necessário coletá-lo com cuidado e em quantidades não tão significativas. Em relação aos preços futuros do pólen, os apicultores acreditam que permanecerão baixos até que sejam desenvolvidos mecanismos para a exportação eficiente de pólen da Ucrânia.
No contexto de uma queda nas receitas da venda de mel devido à queda nos preços, uma queda nos preços do pólen faz da apicultura na Ucrânia um negócio ainda menos lucrativo. Portanto, é possível que o declínio nas exportações de mel, que vem ocorrendo por duas temporadas consecutivas, continue.