Como o clima está mudando mais rapidamente do que a maioria das culturas pode se adaptar e a segurança alimentar está ameaçada em todo o mundo, os cientistas encontraram esperança em um museu de batata ao vivo localizado no Peru.
O Parque da Batata, em Cuzco, é um espaço de 90 metros quadrados localizado a uma altitude de 3,4 a 4,9 mil. Segundo ele, Alejandro Argumedo, fundador da Asociación Andes, organização não governamental que apóia o parque, apoia “uma das mais altas do mundo variedades de batatas locais no mundo ".
Os moradores do parque realizam testes para descobrir quão resistentes são as variedades locais à geada, aos graus e à luz do sol, bem como ao gorgulho andino da batata, cujas larvas se alimentam de tubérculos no subsolo.
Discurso direto: "Nos laboratórios, os cientistas estão tentando resolver esse problema por meio da transferência genética e da engenharia genética, mas os camponeses vêm fazendo esse trabalho há milhares de anos", diz Argumedo.
Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, entre 1900 e 2000, 75% da diversidade de culturas foi perdida e até 2055, até 22% dos parentes selvagens de culturas alimentares desapareceriam devido às mudanças climáticas.
Os resultados dessas experiências estão em um pote de sementes no local em que cada batata é armazenada em sacos de papel cuidadosamente codificados, resfriados por trincheiras cheias de água gelada e iluminadas pelas janelas do telhado.
Ao mesmo tempo, a capital do Peru, Lima, o Centro Internacional de Batata, conhecido pela abreviatura espanhola CIP, armazena mais de 4,6 mil tipos de batatas e abriga o maior banco de genes do mundo in vitro.
A CIP opera na África e na Ásia, onde as batatas ajudam a combater a fome e a gerar renda como uma cultura comercial. Produz batatas de enriquecimento rápido e enriquecido com biomassa que aumentaram a produtividade, especialmente na China, que é o maior produtor mundial, responsável por 22% da produção mundial de batata.
À medida que a degradação do solo se intensifica e a sustentabilidade das culturas se torna mais importante, o trabalho realizado pelos mantenedores de batatas em um pequeno parque no Peru pode desempenhar um papel importante no fornecimento de alimentos para o resto do mundo.
- Anteriormente, informamos que os preços da batata na Ucrânia caíram para o nível mais baixo.
- Também escrevemos que na Bengala indiana uma longa chuva destruiu quase toda a safra de batata.
- Condições climáticas extremas impedem os agricultores britânicos de colher batatas.