O mel das flores é um dos produtos naturais populares, com um sabor rico e agradável e muitas propriedades úteis. Uma de suas variedades é o mel silvestre - um repositório verdadeiramente único de oligoelementos valiosos que podem curar todo o corpo e maximizar seu suprimento de energia. Vamos estudar todos os recursos desta iguaria e descobrir como obtê-la.
Características e descrição do mel das abelhas selvagens
As abelhas que vivem em estado selvagem diferem de suas contrapartes "domésticas". Eles são de cor cinza escuro e se instalam no fundo da floresta em colméias - lados. A partir daqui, veio o nome de mel de abelhas selvagens - bortovaya.
Como os insetos selvagens coletam néctar longe das grandes cidades, empresas e veículos, seu produto é limpo e natural. Além disso, não contém aditivos artificiais que são frequentemente usados pelos apicultores. As variedades mais valiosas e ecológicas do néctar das montanhas são extraídas nas regiões limpas dos Cárpatos e na Baskiria.
Você sabe A frutose contida no mel ajuda a remover o álcool do corpo. Chá com mel após uma grande festa é uma das melhores maneiras de lidar com uma ressaca.
Como o mel silvestre é coletado apenas uma vez por ano por 2-3 semanas e um enxame de abelhas não coleta mais de 15 kg deste doce por estação, seu custo é bastante alto. Outro fator que afeta o preço de um produto é a dificuldade de sua produção.
Sabor, cor e aroma
O mel de miçangas distingue-se por uma cor escura saturada, até marrom escuro e uma consistência espessa. Cheiro e aroma - característicos, querida. Difere do néctar comum, pois apresenta uma leve adstringência e amargura no sabor. E o cheiro lembra tília com uma ligeira nota de neblina. Em geral, um produto muito agradável, que causa um grande desejo de experimentá-lo.
Muitos amantes dos produtos da apicultura estão se perguntando se o mel de contas se cristaliza ou não. Ao contrário do néctar comum de um apiário, o produto das abelhas selvagens não se cristaliza com o tempo. E essa é outra de suas grandes vantagens.
O que é diferente do habitual
Além da falta de cristalização, o mel selvagem parece mais espesso do que o habitual e praticamente não se espalha. Tem uma cor mais escura e um cheiro e sabor ricos. Mas a principal diferença entre essa iguaria é sua pureza, respeito pelo meio ambiente, ausência de aditivos prejudiciais e um alto conteúdo de oligoelementos valiosos. Qual é o seu alto custo associado.
Maneiras de coletar mel
A colheita do mel silvestre é a versão mais antiga da apicultura, chamada apicultura. As ceifeiras que extraem um doce tratam escavar árvores ocas, criando artificialmente colméias.
Como local de residência dos insetos, escolha o lado sul da árvore, localizado longe de estradas e assentamentos e cercado por plantas de mel - tílias e bordos. Também nas proximidades deve haver um corpo de água ou uma fonte de água.
Para atrair insetos, ervas aromáticas são depositadas na colméia. Uma colméia confortável é habitada por abelhas por 1 a 2 anos e começa seu trabalho.
Regras de colheita de néctar selvagem:
- Use um traje de proteção.
- Prepare o equipamento para elevação a uma altura.
- Leve um equipamento para trabalhar com um enxame - uma pá especial para coletar mel e uma chaminé para distrair as abelhas.
- Não selecione todo o suprimento de mel, deixe um pouco para alimentar as abelhas no frio.
Importante! Alguns apicultores fazem tábuas com tocos de troncos de árvores e as exportam para o local de coleta de néctar na primavera, localizando assim a localização do apiário.
Composição química e teor calórico
O mel selvagem tem uma composição química única. E, permanecendo por muito tempo nos pentes, é naturalmente desidratado e se torna muito denso e saturado com quase todas as vitaminas e elementos valiosos.
A composição química do néctar inclui:
- uma gama completa de vitaminas;
- aminoácidos;
- enzimas;
- antioxidantes;
- glicose, frutose e sacarose.
O produto também contém:
- pólen - o principal componente do mel;
- leite de abelha - um componente enzimático para alimentar larvas;
- partículas de pão de abelha (pão de abelha) - pólen-pólen coletado de flores;
- inclusões de cera (zabrus) - pedaços de “tampas” de favo de mel na colméia;
- leite drone (ninhada) - ovos não fertilizados dos quais os zangões aparecem;
- Apitokein (veneno de abelha) - um componente constituído por cobre, magnésio, cálcio e fósforo, com um sabor amargo na queima.
Todos esses suplementos naturais tornam o mel selvagem muito saudável. O produto possui um teor calórico bastante alto, mas é usado em pequenas quantidades, portanto você não pode ter medo de usá-lo. O teor calórico de uma guloseima doce depende da composição e do local de coleta e a média é de 400 kcal por 100 g.
Propriedades do mel
Apesar do conjunto exclusivo de substâncias e microelementos biologicamente ativos, existem contra-indicações para tomar este produto. Então, qual é o uso do néctar selvagem e, nesses casos, não vale a pena usá-lo.
Benefício
- O produto é caracterizado por essas propriedades benéficas:
- melhora o sistema digestivo, aumenta o apetite;
- ajuda no tratamento de doenças respiratórias;
- possui propriedades anti-sépticas;
- melhora o metabolismo e o funcionamento do sistema circulatório;
- tem um poderoso efeito antiviral e antimicrobiano;
- melhora a imunidade, ajuda a recuperar após altas cargas;
- fortalece o sistema nervoso, tem um efeito calmante suave;
- melhora a função cerebral, concentração de atenção;
- ajuda a lidar com apatia, insônia, perda de força.
Você sabe Em 1985, oficiais alfandegários peruanos descobriram uma grande remessa de mel do Equador contendo cocaína. No entanto, a versão em que o medicamento foi artificialmente misturado ao produto não foi confirmada. Descobriu-se que as abelhas coletavam néctar da plantação de coca mais próxima do apiário.
Assim, o néctar selvagem tem um efeito positivo em quase todos os órgãos e sistemas humanos, ajudando tanto no tratamento quanto na prevenção de muitas doenças. Além disso, é usado para fazer uma variedade de máscaras, compressas e pomadas. Desde os tempos antigos, muitas belezas sabiam que as máscaras de mel retardam o processo de envelhecimento e rejuvenescem a pele, proporcionando frescor e sedosidade.
Danos e contra-indicações
Se você tomar o produto em doses normais, ele não trará danos. No entanto, o uso de néctar doce com cautela deve ser adotado para pessoas que sofrem de diabetes mellitus, com doenças crônicas graves, gestantes e nutrizes. Para essas categorias de pessoas, é melhor consultar o seu médico primeiro.
Categoricamente você não pode comer um presente para as pessoas:
- com idade inferior a 2 anos;
- alérgico a produtos apícolas.
- O consumo excessivo de néctar pode causar:
- diabetes mellitus;
- destruição do esmalte dentário;
- excesso de peso;
- uma reação alérgica.
Como distinguir de um falso e escolher o caminho certo
O mel silvestre é um produto extremamente valioso; portanto, alguns empresários sem escrúpulos vendem mel comum sob seu pretexto. Se, após a compra de um doce, surgir a pergunta - o que é, você deve realizar uma verificação simples. Como o néctar selvagem é mais denso e viscoso, para avaliar sua naturalidade, abaixe a colher no recipiente e levante-a a uma altura de cerca de 10 cm acima do frasco.
Importante! Se o mel silvestre pinga de uma colher em um córrego fino ou pinga, então isso é falso. Na melhor das hipóteses, esse é o néctar comum, que não possui todas as qualidades milagrosas de um homem selvagem. Se for falso, seu uso pode se tornar perigoso para a saúde.
O néctar selvagem real drena muito lentamente, não com um jato, mas com uma fita plana e cria bolhas de ar que permanecem na superfície por um longo tempo. Outro método para verificar a qualidade do produto é aplicá-lo em um pedaço de pão branco e esperar 10 a 15 minutos. Se o produto for original, o pão endurecerá e, provavelmente, um falso o transformará em pasta.
Como usar
O uso diário deste doce trará grandes benefícios para o corpo. Um adulto pode comer 1-2 colheres de sopa. colheres de sopa de produto por dia e uma criança - não mais que duas colheres de chá.
Infelizmente, algumas pessoas cometem um erro bastante comum - coloque mel no chá quente. Isto está errado. Sob a influência de altas temperaturas, perde muitas propriedades úteis. Também não vale a pena engolir imediatamente um tratamento, você precisa segurá-lo um pouco na língua, depois de experimentar com todas as papilas gustativas.
O produto não responde bem ao metal, por isso é melhor encontrar uma colher de madeira ou plástico. Além disso, não deixe o néctar em um pires ou vaso sobre a mesa, pois no ar ele começará a mudar suas propriedades. Tome exatamente tanto mel do pote quanto você vai comer de cada vez.
Termos e condições de armazenamento
É importante não apenas como o néctar selvagem é coletado, mas também como ele é armazenado. O armazenamento adequado permitirá que você desfrute por muito tempo de seu sabor e propriedades úteis de substâncias biologicamente ativas.
Ótimas condições de armazenamento:
- temperatura - não superior a + 7 ° С;
- falta de diferenças de temperatura;
- sem congelar o produto;
- em um recipiente de vidro com uma tampa bem apertada.