Uma nova variedade foi criada no Instituto de Pesquisa Amur de Soja, que é altamente resistente ao alagamento do solo.
Na região de Amur, inundações e inundações são observadas com mais frequência. Nessa situação, os agricultores são forçados a escolher variedades e culturas que possam crescer, desenvolver e produzir altos rendimentos nessas condições, afirma o instituto de pesquisa.
Valentina Sinegovskaya, pesquisadora-chefe do Laboratório de Fisiologia Vegetal, falou sobre a nova variedade de soja. Segundo ela, ele tolera perfeitamente o excesso de umidade. No local experimental, as lavouras de soja ficaram na água por 1 mês.
A soja não apenas não morreu, mas também apresentou um rendimento de 15 g / ha. Plantas de outras variedades que participaram do experimento foram vítimas de água. Segundo Sinegovskaya, os cientistas planejam continuar criando variedades com maior resistência a chuvas e inundações excessivas.
A soja é uma cultura estratégica para a região de Amur, dizem as autoridades locais. O governador da região Vasily Orlov tem certeza de que a região tem um grande potencial nesse assunto, porque existe um enorme mercado chinês nas proximidades, que é o maior consumidor de alimentos do mundo.
A China está se reorientando do mercado dos EUA para compras em outros países, incluindo a Rússia. Mas até agora, a Rússia não produz essa quantidade de produtos. Cientistas e agricultores enfrentam a questão de aumentar as áreas semeadas e melhorar as variedades.
Segundo o Primeiro Vice-Ministro da Agricultura Dzhambulat Khatuov, deve ser dada a máxima atenção possível à seleção e produção de sementes, aderir à tecnologia agrícola e não esquecer a rotação de culturas com base científica.