Um contrato de trabalho padrão para trabalho agrícola sazonal de curto prazo por um período de mais de um dia foi aprovado por despacho do Ministro do Trabalho e Política Social da Bulgária, Denitsa Sacheva.
Corresponde às emendas adotadas na cláusula da Lei de Medidas e Ações Extraordinárias anunciada pela decisão da Assembléia Nacional de 13 de março de 2020. De acordo com a cláusula, somente durante um estado de emergência são criadas oportunidades adicionais para o uso do chamado contratos de um dia que podem ser concluídos por um período superior a um dia durante esse período. Os produtores registrados de tabaco têm o direito de contratá-los, além dos agricultores registrados, e não há necessidade de fazer contribuições antecipadas.
Na Espanha, no palácio do rei Filipe, a planta do tabaco era usada como uma flor decorativa exótica.
Sob contratos agrícolas sazonais de curto prazo, os trabalhadores podem ser contratados para cultivar e colher frutas, legumes, lavanda rosa e, durante um estado de emergência, tabaco. De acordo com as disposições, os contratos para o novo modelo podem ser concluídos por 6 horas. Se forem concluídos por um período superior a um dia, deverão indicar claramente sua validade.
A Direção-Geral da Inspeção do Trabalho está atualmente trabalhando na modernização do portal de contratos de trabalho de um dia, que a partir de 21 de abril de 2020 permitirá fornecer eletronicamente um número de identificação único para o registro de cada modelo do contrato, elaborado de acordo com a ordem do Ministro do Trabalho e Política Social. Durante o período até 21 de abril de 2020, agricultores e produtores de tabaco registrados podem concluir contratos de trabalho de acordo com o modelo aprovado sem um único número de registro.
- O Conselho do Fundo Estadual de Agricultura da Bulgária realizou uma reunião na qual decidiu estender o período de implementação no âmbito dos três esquemas de investimento nos setores agropecuário.
- Este ano, devido à situação de emergência com coronavírus, serão concedidos empréstimos a juros baixos para apoio relacionado ao setor de frutas, legumes e estufas na Bulgária.
- A Bulgária exportará produtos lácteos para os Estados Unidos. Ela cumpriu todos os requisitos para certificação de exportação de leite para os Estados Unidos.