As Filipinas poderão em breve entregar produtos agrícolas à Bielorrússia. Este foi um dos resultados da "campanha de marketing agressiva" na Europa Oriental lançada pelo Departamento de Agricultura das Filipinas.
Em um post no Facebook, o ministro da Agricultura, Emmanuel Pignol, disse que eles foram solicitados a fornecer uma lista de produtos que as Filipinas poderiam fornecer para que o governo da Bielorrússia permitisse que esses produtos entrassem no festival Bel-Agro em junho.
"O vice-ministro da Agricultura e Alimentação da Bielorrússia, Ivan Smilkhin, disse que as Filipinas terão que realizar uma campanha publicitária para seus produtos", acrescentou Pinyol. Entre os produtos agrícolas escolhidos para a demonstração estão jovens cocos verdes, água de coco, mangas, bananas, abacaxis. atum, café premium e cacau.Na última sexta-feira, 22 de março, uma delegação representando o Governo das Filipinas iniciou negociações com o Ministério da Agricultura da Bielorrússia e representantes da rede de supermercados Euroopt. Nas negociações, foi decidido que as Filipinas iniciariam as primeiras entregas de produtos agrícolas à Euroopt, como mangas, abacaxi enlatado, atum enlatado e produtos de coco.
Em troca, as Filipinas estão procurando novas fontes de suprimento de fertilizantes. Enquanto isso, a fábrica de tratores de Minsk expressou sua intenção de criar uma fábrica de montagem nas Filipinas.