A indústria de laticínios da Nova Zelândia está investindo US $ 25,7 milhões em um projeto inovador para criar as melhores vacas.
Um programa de sete anos chamado "Produtos lácteos sustentáveis: criação inovadora para um futuro sustentável" foi lançado na Fieldays, uma organização sem fins lucrativos que apóia o desenvolvimento agrícola na Nova Zelândia.
O programa envolve investir em novas tecnologias de controle de doenças e avanços na ciência genômica para aumentar a produtividade das vacas e criar animais com melhor saúde, bem-estar e sustentabilidade ambiental.
O programa será liderado pela Livestock Improvement Corporation (LIC), com apoio do Departamento de Indústria Primária (MPI) e DairyNZ. Ao longo do programa, a LIC investe US $ 11,2 milhões, a MPI investe US $ 10,3 milhões e o DairyNZ investe US $ 4,2 milhões.
A LIC, a maior fornecedora de serviços de criação artificial para fazendas leiteiras da Nova Zelândia, usará sua ciência genômica e recursos de diagnóstico existentes para desenvolver ferramentas e testes inovadores de criação que suportem uma produção de leite mais sustentável.
Os investimentos da DairyNZ serão direcionados à reestruturação do sistema nacional de avaliação de gado leiteiro para incluir informações genômicas para acelerar o crescimento dos benefícios genéticos.
"Para que a Nova Zelândia mantenha sua reputação como fabricante líder global de produtos premium, precisamos aumentar ainda mais o valor de nossos produtos", disse Steve Penno, diretor de programas de investimento da MPI.