A reunião da representação Ministra da Ucrânia Olga Trofimtseva, inspetora fitossanitária da Ucrânia Andriy Chelombitko, diretora do Departamento de Segurança e Qualidade Alimentar do Ministério de Política Agrária Nikolai Moroz com uma delegação da Associação Ucraniana de Produtores de Batata.
Eles conversaram sobre o contrabando de batatas russas para a Ucrânia por reexportação pela Bielorrússia, que faz parte da EAEU (União Aduaneira). Isso foi relatado pelo serviço de imprensa da associação.
Segundo as informações do diretor da LLC Agrico Ukraine Nikolay Gordiychuk, sob o disfarce de batatas comercializáveis, as sementes também são importadas para a Ucrânia, que quase não é verificada na fronteira. Plantadas no solo, batatas russas não certificadas e de baixa qualidade levarão ao aparecimento nos campos ucranianos de todos os organismos de quarentena conhecidos e desconhecidos para nós.
Perto da fronteira com a Bielorrússia, de caminhões e refs, as batatas russas são carregadas em microônibus que entram no território da Ucrânia. As batatas de semente reexportadas da Rússia sob o disfarce de uma mercadoria comum já são vendidas no mercado interno da Ucrânia.
Na primavera, ele será desembarcado nos locais dos cidadãos. O isolamento espacial em torno de fazendas profissionais, que é a chave para o aumento da qualidade e produtos seguros, terá que ser esquecido, disse a associação.
Durante a reunião, foi acordado que o Ministério da Política Agrária estudará a possibilidade de introduzir medidas espelhadas nos países da EAEU, em particular, entregas à Ucrânia de batatas cultivadas em áreas livres de organismos em quarentena.
Gosprodpotrebsluzhba fortalece o controle no mercado doméstico. Basta que qualquer pessoa forneça informações ao departamento local do serviço que testemunhou a venda de batatas de origem estrangeira, que podem realmente ser usadas para o plantio. Isso é suficiente para levar os contrabandistas à responsabilidade administrativa.