Uma grande remessa de produtos de carne que viajou da China para a Federação Russa foi detida a tempo pelos valentes funcionários do Rosselkhoznadzor.
A detenção acabou sendo crucial - especialistas da autoridade supervisora não permitiram que salsichas afetadas pelo genoma da peste suína africana entrassem na dieta dos consumidores russos.
É relatado que o Rosselkhoznadzor parou a carga chinesa no posto de controle de Zabaykalsk. Durante a verificação dos documentos dos motoristas de veículos e cargas, constatou-se que as salsichas fabricadas na República Popular da China foram enviadas para pontos de venda russos sem certificados de conformidade com os requisitos sanitários e veterinários.Vale ressaltar que as amostras são coletadas nos postos de controle russos como parte do programa All-Russian para o monitoramento epizoótico da peste suína africana. Nesse sentido, foram selecionadas amostras de produtos transportados da China para a Rússia.
No decurso de estudos de laboratório, foi possível estabelecer que o material genético do ASF está presente nas salsichas de fabricação chinesa. A carga com salsichas foi imediatamente enviada a locais especializados para a destruição e o descarte de alimentos contaminados e potencialmente perigosos.