A madressilva é frequentemente vista como uma planta exclusivamente decorativa, capaz de decorar o jardim apenas como um elemento do projeto da paisagem. No entanto, além de sua aparência atraente, a cultura traz frutas deliciosas, ricas em vitaminas e minerais, das quais é preparada geléia incomparável na Sibéria. Uma das variedades, que incorporava muitas das vantagens da cultura, é Kamchadalka.
Descrição de variedades de madressilva Kamchadalka
Kamchadalka é uma cultivar de madressilva comestível obtida por polinização natural e subsequente seleção seletiva de numerosas mudas das espécies selvagens de Kamchatka.
Histórico de seleção
Em 1984, uma nova cultivar de madressilva, Kamchadalka, foi enviada para testes de variedade estaduais. O trabalho de criação foi realizado no viveiro mais ao norte da Sibéria Ocidental - ponto forte de Bakcharsky. Kamchadalka é um descendente direto de seu parente selvagem - a madressilva Kamchatka. Os trabalhos de seleção foram conduzidos por A.T. Tkachev e I.K. Gidzyuk.
O trabalho dos criadores não foi em vão e, após nove anos de testes, Kamchadalku foi dividido em zonas nas regiões da Rússia.
Aparência, características das bagas
Kamchadalka é uma variedade no meio da temporada; as datas de colheita são do final de junho ao início de julho. O amadurecimento das bagas não pode ser considerado amigável, pois é esticado; portanto, para uma colheita completa, você precisa colher as frutas várias vezes, à medida que amadurece. As vantagens indubitáveis da variedade incluem o início precoce da frutificação - já na segunda temporada após o plantio. O pico de frutificação começa com o terceiro ou quarto ano de vida da planta.
A bucha é de tamanho compacto e possui uma coroa estreita e grossa. Normalmente, a altura da planta é de cerca de 1,5 m. Os galhos verticais são longos e uniformes, botões grandes. As folhas são estreitas, de tamanho pequeno, com uma superfície verde opaca. Uma inflorescência consiste em um par de pequenas flores amarelas.
Em alguns casos, o rendimento pode chegar a 2,8 kg. A resistência do inverno é alta, embora existam variedades de madressilva com resistência ainda maior ao gelo. Na maioria das regiões, com exceção das latitudes mais setentrionais e algumas áreas da Yakutia, a variedade não requer abrigo.
Os indicadores de rendimento, em comparação com outros representantes da cultura, podem ser chamados de média - até 1,5 kg por arbusto.
Bagas de tamanho grande e médio, atingem um comprimento de 2,3-2,7 cm. A massa aproximada da fruta é de 1,2 g.O formato da baga é tradicional para todas as variedades comestíveis - alongadas, que lembram um jarro. A pele é fina e delicada, coberta com depósitos de cera. A polpa é fibrosa, suculenta, tem um sabor doce, com uma leve acidez agradável e algumas notas de amargura, que, no entanto, não estragam a impressão geral. Os especialistas atribuem a Kamchadalka de 3,8 a 4,6 pontos por sabor, dependendo da área de cultivo.
Bagas são ricas em minerais e vitaminas. O conteúdo de determinadas substâncias (em 100 g):
- açúcar - até 14%;
- ácido - 2,5%;
- Vitamina C - 52 mg;
- Vitamina B1 - 40 mg;
- sólidos - 5,5-7,8%.
Além disso, a variedade tem um aroma maravilhoso.
Entre as outras características mais importantes das bagas, deve-se notar que elas são muito boas, em comparação com outras variedades, mantendo a qualidade e a portabilidade. Além disso, as bagas não se desfazem após o amadurecimento, o que é característico de muitas outras variedades de cultura.
Vantagens e desvantagens da variedade
- Segundo os jardineiros, Kamchadalka tem as seguintes vantagens:
- sabor muito alto e qualidades comerciais da variedade;
- alta resistência ao inverno;
- muito bom armazenamento e transportabilidade;
- frutas de tamanho grande, não propensas a se desprenderem após o amadurecimento;
- os frutos maduros não desaparecem nos galhos por muito tempo;
- maravilhosas qualidades decorativas.
- As desvantagens inerentes à variedade:
- não os rendimentos mais altos;
- amadurecimento prolongado e hostil;
- as bagas são difíceis de separar das hastes, pelo que a pele é danificada e o prazo de validade da colheita é reduzido;
- a necessidade de cultivo de polinizadores;
- a polinização é grandemente influenciada pelo clima - se houver uma grande quantidade de chuva, a produtividade diminui.
Você sabe Distinguir variedades comestíveis de madressilva de todas as outras é bastante simples: uma baga adequada para alimentação é de cor azul escuro ou preta e possui uma forma alongada em forma de eixo. A forma decorativa e de crescimento silvestre da espécie produz frutos pareados de forma esférica, laranja ou vermelha, mais conhecidos como «wolfberry».
Tecnologia agrícola
A técnica de cultivo para o cultivo de Kamchadalki é geralmente simples. A variedade é despretensiosa, não requer nenhum cuidado especial. Dificuldades crescentes só podem ocorrer nas regiões sul. Devido ao clima (um grande número de dias de sol, altas temperaturas), a colheita pode florescer repetidamente. As frutas terão tempo para amadurecer antes do frio começar, mas isso afeta negativamente os botões da próxima temporada - elas ficam fracas e muitas vezes doentes.
Outro problema no cultivo de culturas no sul é o degelo no inverno. Literalmente dentro de três a cinco dias de clima quente, os rins podem acordar e as geadas recém-atingidas simplesmente os destruirão. Como resultado, há grandes chances de permanecer sem colheita no verão.
A madressilva responde muito rapidamente ao aparecimento do calor, respondendo a isso despertando os rins.
Escolhendo um local e material de plantio
Apesar de tolerar bem as geadas, a variedade reage pior às diferenças sazonais e diárias de temperatura. Para cultivar Kamchadalki perfeitamente protegido do vento e aberto à luz solar. Nesse caso, as águas subterrâneas devem estar profundas o suficiente - a menos de 1,2 a 1,5 m da superfície.
Como a planta precisa de proteção contra o vento e possui boas qualidades decorativas, pode ser cultivada ao longo das cercas, no lado sul ou sudeste da casa ou em outras estruturas.É melhor comprar material de plantio em um viveiro confiável ou de criadores com boa reputação. A opção mais adequada são as mudas de um ano de idade.
Importante! Uma colina com solo seco para a criação Kamchadalki não é adequada. Tais condições de crescimento podem provocar o crescimento de brotos laterais e massa verde, e a colheita pode não florescer.
Você pode reconhecê-los pelos seguintes sinais:
- a planta deve ter 2-3 ramos saudáveis, a altura da copa é de 35 a 45 cm;
- os galhos devem ser flexíveis, sem sinais de doenças e secura, é permitida uma leve esfoliação da casca;
- deve haver botões vivos nos galhos;
- as raízes são desenvolvidas, razoavelmente úmidas, brancas, com um cheiro característico da terra.
Além disso, o material de plantio com um sistema radicular fechado (no recipiente) é muito bom.
Aterragem e cuidados
No outono, Kamchadalka é plantada no final de setembro ou nos primeiros dez dias de outubro. Antes das geadas, as mudas devem se enraizar. O plantio de primavera é realizado quando uma temperatura mais estável é estabelecida em sua região (inclusive à noite). No entanto, o momento do plantio deve ser melhorado para que as plantas não comecem a brotar.
Primeiro de tudo, você precisa preparar um site para o pouso. Caso decida plantar Kamchadalka no outono, você precisará iniciar os trabalhos preparatórios entre 3 e 4 semanas antes da data planejada. É mais conveniente preparar a terra para o plantio da primavera mais tarde - durante o trabalho de outono no jardim. Primeiro, o local selecionado para o plantio é desenterrado, todos os resíduos de plantas, incluindo grama, folhas, caules, raízes e frutos, são removidos.
Ao cavar, você precisa dividir grandes torrões de terra do tamanho de uma cereja.
Para cada metro quadrado de solo escavado, são aplicados os seguintes fertilizantes:
- composto ou húmus - 1 balde;
- superfosfato - 150 g;
- nitrato de amônio - 50 g;
- cinza de madeira - 0,5 l.
A mistura deve ser uniformemente espalhada no chão, com a ajuda de um forcado, vire a camada superior do solo para que o vento não dissipe o fertilizante.
Se necessário, é necessário alterar ligeiramente a composição do solo, tornando-o mais adequado para o cultivo de Kamchadalki:
- ao cavar, adicione 1-2 xícaras de cal hidratada, farinha de dolomita ou pó de cimento por 1 m² ao solo com alta acidez;
- no solo com uma reação alcalina (pH & gt; 7.0), adicione alguns baldes de turfa ácida durante a escavação;
- se o local de sua escolha tiver más propriedades de drenagem (o solo é pesado), adicione 2 baldes de areia seca do rio.
Duas semanas após os procedimentos descritos, quando o fertilizante é absorvido pelo solo, você pode começar a cavar os poços de plantio.
O padrão de pouso é simples:
- espaçamento entre linhas - 2 m;
- a distância entre os arbustos - 1,5 m;
- dimensões do poço - 40 × 40 × 50 cm.
Pelo menos três arbustos devem estar localizados em uma linha, devido à necessidade de polinização cruzada. Cavando um buraco, coloque a camada de grama superior do solo para o lado, será necessário preparar um substrato fértil.
Além da terra do relvado, para fazer uma mistura, você precisará de:
- estrume podre - 1 balde;
- superfosfato - 1/2 xícara;
- sulfato de potássio - 1/3 xícara;
- cinza de madeira - 2 xícaras.
Os componentes listados devem ser cuidadosamente misturados com um balde de terra selecionado do poço.
Uma camada de drenagem de 7 a 10 cm de espessura deve ser colocada no fundo do poço.Pedra triturada, argila expandida, tijolo quebrado, areia de rio pode ser usada como material para a drenagem. No topo da camada de drenagem, espalhe uma lâmina do substrato preparado. O topo da colina deve estar 4-6 cm abaixo da borda do poço, e a borda da colina deve ter aproximadamente metade da profundidade do poço. A cova é cuidadosamente regada com 1 a 1,5 baldes de água e deixada por 7 a 10 dias.
Depois que o poço e a colina estiverem assentados (após 1 a 1,5 semanas), você poderá começar a pousar:
- Poucas horas antes do plantio, mergulhe o sistema radicular das mudas em uma solução a 0,1% "Heteroauxina».
- Inspecione o poço de aterrissagem - se o slide estiver assentado, adicione-o ao seu nível original.
- Coloque as mudas no topo do aterro, de modo que o colo da raiz suba de 3 a 5 cm acima do solo.No futuro, em todas as fases do plantio, controle a localização do colo - após a conclusão do procedimento de plantio, ele deverá ficar entre 3 e 5 cm acima do solo.
- As raízes das mudas são endireitadas, colocando-as nas encostas da colina, cobertas de terra, abarrotadas. Se houver um substrato fértil, preencha o buraco com ele. Se a mistura final não for deixada ou insuficiente, retire a terra do fundo do poço, que você depositou separadamente ao cavar.
- Polvilhado com poço de terra 2 baldes de água morna e cobertura morta. Para a cobertura morta, você pode usar serragem, palha, agulhas picadas ou pequenas.
Uma planta jovem é regada conforme necessário - assim que o solo sob o mato começa a secar, é umedecido. Um Kamchadalka adulto é regado em média a cada 10 a 12 dias. No caso de verões secos, a frequência da irrigação pode ser aumentada. É melhor aplicar o método de aspersão com água morna. Os primeiros 2 anos de Kamchadalka não requerem cobertura, se foram feitos durante o plantio. No futuro, você pode fazer orgânicos com uma pequena adição de minerais.
O primeiro curativo de primavera é introduzido quando a neve começa a derreter. Para fazer isso, dissolva 1 colher de sopa em 10 l de água. eu ureia e regou cada arbusto com este volume de fundos. No início da primavera, um balde de húmus é introduzido em cada planta. Você pode usar a infusão de aves ou estrume.
Prepare da seguinte forma:
- Meio balde de excremento é derramado no topo com água, misture bem e coloque em um local quente e escuro.
- Depois de um tempo, você sentirá um odor característico que indica a disponibilidade do produto. A infusão é bem misturada e diluída com água 1:10.
- O produto resultante é regado ao redor do arbusto, a norma para uma planta é de 10 litros.
Dos fertilizantes minerais no início da primavera, você pode usar nitrato de nitrato (2 colheres de sopa. L., dissolvido em um balde de água, por arbusto). Pouco antes da floração, pulverizar com preparações do tipo "Argamassa"Ou"Aquarin" Um bom meio de se vestir foliar é essa mistura: uma colher de sopa de superfosfato e ácido bórico, 1/2 colher de chá de sulfato de cobre dissolvido em um balde de água.
É necessário pulverizar a planta da maneira tradicional. Durante o trabalho de outono no jardim, cada arbusto é regado com um balde de água no qual um copo de cinza de madeira é dissolvido.
Recursos de Polinização
A descrição da variedade será incompleta, para não dizer que Kamchadalka é auto-infértil. Para a polinização, ela precisa de arbustos próximos da mesma espécie, próximos em termos de variedades de flores.
Você sabe A madressilva é uma das culturas de jardim mais duradouras e frutíferas. Se plantado mato em um local adequado e com os cuidados adequados, a planta é capaz de dar frutos de 30 a 120 anos.
Entre os possíveis polinizadores, pode-se distinguir as seguintes variedades:
- Parabel;
- Em memória de Gijuk;
- Eixo azul;
- Cinderella et al.
É melhor plantar Kamchadalka alternando-o com uma ou mais das variedades listadas.
Por exemplo, em uma pequena área de 6 m² (3 × 2 m), você pode plantar 4 arbustos Kamchadalki nos cantos e no meio dos lados de três metros - ao longo do arbusto de uma ou de uma das variedades listadas.
Controle de Pragas e Doenças
A variedade é resistente à maioria das doenças e ataques de pragas. No entanto, em certos casos (plantio denso, verões chuvosos ou rega excessiva, deficiência de fertilização), a planta pode estar vulnerável a algumas doenças.
Todas as doenças de plantas são divididas em:
- bacteriano (câncer de raiz e tronco);
- viral (mosaico, cacheado, vassoura de bruxa, etc.);
- fungos (ramulariose, todos os tipos de manchas, antracnose, oídio, murcha, podridão cinzenta, etc.).
As doenças causadas por fungos são tratadas com fungicidas de acordo com as instruções.
As doenças bacterianas não representam um perigo significativo, seu patógeno morre rapidamente no ambiente natural, especialmente quando se fertiliza (os micróbios têm mais medo de fertilizantes contendo fósforo). Os vírus praticamente não são tratáveis, a planta afetada por eles precisa ser removida o mais rápido possível fora do jardim e destruída.
Também é necessário remover todos os seus resíduos, e alguns especialistas recomendam não cultivar plantas neste local pelos próximos 4-5 anos. Os principais procedimentos são realizados na primavera, antes de os botões começarem a inchar e no outono, após a queda das folhas. No entanto, se necessário, tratamentos adicionais são realizados, mas no máximo 2-3 semanas antes da colheita.
Para o tratamento de doenças, esses medicamentos são utilizados:
- Líquido de Bordeaux (3%);
- HOM;
- "Fundazol";
- "Velocidade";
- "Topázio" e outros.
O maior perigo para o plantio da madressilva é representado por pulgões e moscas da madressilva. Para destruir pragas e suas larvas, os seguintes medicamentos são usados:
- enxofre coloidal (1%);
- "Decis";
- "Karbofos";
- "Actellicus";
- "Fufanol";
- "Fitoverm" e outros.
Inseticidas e acaricidas são usados para matar pragas ao longo da estação de crescimento, conforme necessário.
Há um número bastante grande de métodos populares de combate a doenças e pragas:
- plantar malmequeres, calêndula ou alho ao redor da madressilva;
- tratamento foliar com soluções de refrigerante e iodo, tinturas de alho, mostarda, tabaco, celandine, cinzas;
- escaldar a planta com água fervente (80 ° C);
- pulverizando com sabão verde.
É sabido que tratar uma doença é muito mais difícil do que evitá-la.
Você sabe A variedade de madressilva Wiliga, em homenagem ao rio de mesmo nome que flui na região de Magadan, pode tolerar geadas de até –50°C. De todas as culturas frutíferas, a madressilva é justamente considerada uma das mais resistentes ao inverno: sua vegetação começa a uma temperatura média diária de +3°C e floresce em +9°C.
As medidas preventivas mais simples ajudarão a minimizar os riscos de desenvolver doenças e pragas:
- Alimente regularmente as plantações - a aplicação oportuna de fertilizantes aumenta a imunidade;
- remover ervas daninhas - não apenas da área onde a madressilva está crescendo, mas também do jardim em geral;
- no início da primavera e outono, remova todos os detritos das plantas;
- Realize o desbaste e o corte regularmente - não permita que brotos muito grossos apareçam;
- comprar mudas em viveiros e de criadores com reputação favorável.
Cortar e moldar a coroa
Corte Kamchadalka durante o trabalho de outono no jardim. Apenas arbustos adultos, a partir de 6 anos ou mais, são podados.
O procedimento é o seguinte:
- Remova todas as raízes. Ramos fortes com um grande número de botões não se tocam.
- Remova brotos doentes, secos, danificados e fracos.
- Remova todos os galhos que crescem dentro do mato e desça. Após o procedimento, o arbusto deve consistir apenas em galhos retos saudáveis crescendo e saindo.
- Na primavera, o arbusto é inspecionado quanto à presença de brotos congelados - se houver, é removido.
Preparando-se para o inverno
A madressilva é uma colheita resistente ao inverno; na maioria das regiões em crescimento, não requer abrigo. A variedade normalmente suporta geadas bastante fortes e prolongadas que não afetam a frutificação e a produtividade da planta. Depois que a neve cai, você precisa coletar mais e jogá-lo entre os arbustos. Além disso, no outono, você precisa alterar a cobertura, colocando uma nova camada com 10 a 13 cm de espessura.
Se sua região tem baixas temperaturas no inverno, não é uma ocorrência rara, você pode cultivar plantas.
Colheita e transporte
O amadurecimento da colheita Kamchadalka é gradual - para cortar completamente as bagas, será necessário concluir 2-3 procedimentos de coleta. Ao contrário da maioria das outras variedades de cultura, os frutos de Kamchadalka não caem após o amadurecimento, mas ficam pendurados nos galhos por um longo tempo sem perda de comercialização.
Como você sabe, madressilva não se aplica a culturas cujos frutos são armazenados por um longo tempo, mas Kamchadalka, em comparação com outras variedades, se compara favoravelmente a essa qualidade. No entanto, mesmo em condições ideais, a colheita não pode ser mantida fresca por mais de uma semana.
Importante! Uma característica da variedade é a dificuldade em separar as bagas dos caules, para que a fruta seja quebrada do galho junto com a cauda, caso contrário, a superfície danificada não permitirá manter a colheita por muito tempo.
Para a colheita, é melhor usar cestos de telha, bandejas de folheado ou outros recipientes semelhantes. Você não deve coletar mais de dois quilos de frutas em um recipiente, enquanto o recipiente não deve ser enchido até o topo. Para cumprir essa regra, é especialmente necessário se você planeja transportar contêineres com uma colheita ou armazená-los em várias camadas.
Encha o tanque com cerca de 3/4 do volume e reserve, em local sombreado. É impossível derramar bagas de um recipiente para outro se você não for comer ou processá-lo imediatamente. Não coloque bagas inteiras colhidas corretamente e aquelas cuja superfície tenha sido danificada durante a colheita ou que não tenham talos em um recipiente.
Ao coletar madressilva, segure o galho com uma mão, aperte suavemente as bagas com a outra no caule, interrompendo-o na base.
Existem 4 opções principais para usar a colheita (sem contar as vendas ou bebidas):
- coma fresco;
- reciclar;
- congelar;
- secar.
Quanto ao processamento, da madressilva você pode fazer geléia, geléia, geléia, compota de frutas, moer com açúcar, espremer suco. As frutas vão bem com os morangos - cozidos e crus, ralados com açúcar. Desses dois tipos de frutas, é obtido um excelente purê, que pode ser usado como recheio de tortas.
Importante! As condições mais favoráveis para o armazenamento de madressilva: temperatura do ar na faixa de 0 ... + 3 ° C, umidade relativa - 75–85%.
Kamchadalka é uma variedade absolutamente despretensiosa, cujos frutos são ricos em vitaminas e minerais, têm bom gosto e bom rendimento. Tais qualidades como resistência ao inverno e boa aparência tornam a variedade uma excelente opção para cultivo no campo ou em um jardim particular. Kamchadalka é perfeita para a reprodução na faixa do meio e ao norte, nos Urais e na Sibéria, mas para o cultivo em regiões mais ao sul é melhor escolher uma variedade diferente.
Comentários de usuários
Eu tenho Kamchadalka com amargura. O sabor é delicado, sobremesa, agridoce, com amargura. Amadurecimento a médio prazo. O mato é jovem, em 2013 serão 4 anos. Bagas até agora apenas para "tentar". Se você coletar de todas as variedades, também poderá adoçar. Em uma forma cristalizada, a amargura não é sentida. E no congelamento - beee .... amargo, como todos os remédios. Ainda assim, congelo um pequeno frasco, alivio muito bem a azia e reduzo a pressão.