A cevada é uma daquelas culturas que é constantemente ouvida por muitos, mas, após uma análise mais detalhada, verifica-se que poucas pessoas conhecem seu escopo. Para se familiarizar com suas propriedades e características, você deve primeiro descobrir quais são as sementes desta planta e como elas são cultivadas e processadas na produção. Isso e muito mais são discutidos neste artigo.
O que é cevada?
A cevada é uma planta herbácea anual da família dos cereais. Devido às suas características, não é apenas um alimento valioso usado na criação de porcos e aves, mas também uma cultura alimentar. A cevada é famosa por sua composição e conteúdo exclusivos de um grande número de nutrientes. Seus grãos têm um efeito geral de fortalecimento, limpeza, envolvimento, anti-inflamatório e antiespasmódico, além de acelerar significativamente o metabolismo e melhorar a condição da pele.
- Além disso, essa cultura tem as seguintes vantagens:
- alta produtividade;
- resistência à seca;
- precocidade
- baixa demanda na composição do solo;
- boa tolerância a várias condições climáticas.
História de emergência e cultivo
A cevada é uma das culturas mais antigas e, portanto, tem uma história rica. Como o trigo, seu cultivo ocorreu durante a revolução neolítica no Oriente Médio, mais de 10 mil anos atrás. A cevada também foi difundida na Palestina por 17 mil. A cevada foi semeada não apenas pelos judeus antigos, mas também pelos povos vizinhos. As amostras mais antigas são os grãos de cevada descobertos no que é hoje a Síria. Segundo estimativas, eles pertencem ao período pré-cerâmico. Essa cultura foi encontrada mais de uma vez nos túmulos dos faraós egípcios, bem como em estruturas de estacas que foram erguidas durante a Idade da Pedra e do Bronze.
Por volta do século III. BC e essa cultura foi importada da Ásia Menor para o território da Europa e, já na Idade Média, a cevada era difundida em toda parte. Mas nos Estados Unidos, essa planta apareceu relativamente recentemente (presumivelmente no século 16) e veio de imigrantes da Europa. A cultura foi trazida para a Rússia a partir de países asiáticos, através da Sibéria ou do Cáucaso, e conquistou quase imediatamente os principais lugares como principal produto alimentar, especialmente nas áreas em que o cultivo de outros tipos de grãos era difícil ou mesmo impossível.
Descrição botânica
A cevada possui um sistema radicular fibroso, cuja parte principal está localizada em uma camada de solo cultivado (lavoura de outono), e fragmentos individuais podem atingir uma profundidade de 1 m. O caule é um canudo oco, cuja altura pode variar de 30 a 135 cm, e as folhas são mais largas em comparação com outros cereais, estreitamente lineares, nas extremidades das quais existem espigas crescentes. Inflorescências são espigas de milho. O fruto da cevada é um grão, geralmente chamado de grão. Pode ser filme ou nu, amarelo, cinza ou marrom.
No total, existem 3 tipos principais dessa cultura:
- cultural - cresce em todos os continentes;
- Etíope - encontrado no nordeste da África;
- subdimensionado - Leste da Ásia.
Todas as três espécies apresentadas podem ser combinadas em uma semeadura.
Características da planta
A semeadura de cevada pode ser dividida em 2 formas principais: primavera e inverno. Além disso, possui várias subespécies: várias linhas (comum), duas linhas e intermediária. No entanto, a cevada comum e o remo duplo têm as melhores características e, portanto, podem ser encontrados com mais frequência em várias regiões. A estação de crescimento pode variar um pouco, dependendo da variedade e do clima, bem como das condições climáticas de uma região específica, mas, em média, são 55 a 110 dias. Ao mesmo tempo, a cevada é um autopolinizador com floração fechada.
Você sabe Antes do advento da fórmula infantil, havia casos em que bebês com intolerância à lactose eram alimentados com sucesso com decocção de cevada - sua composição rica atendia a todos os requisitos de um organismo em crescimento.
Os primeiros rebentos de cevada de primavera podem aparecer mesmo a uma temperatura de +5 ... + 6 ° C e são caracterizados por alta resistência ao gelo. No entanto, para maior crescimento e desenvolvimento, é necessário um regime de temperatura de +15 ... + 22 ° C. Quanto à cevada de primavera, ela não é tão resistente ao gelo, mas possui uma alta capacidade de tolerar calor e seca. O solo ideal para a cevada é o solo argiloso e fértil com pH neutro.
O nível de produção pode variar um pouco de uma média de 20 a 30 c / ha a uma maior de 50 a 60 c / ha.
Variedades de cevada
Hoje existem muitas variedades de cevada com indicadores de alta qualidade.
Os principais tipos de cevada de primavera, cujas características permitem a possibilidade de cultivo em várias regiões, incluem:
- Visconde - subespécie de alimentos para animais, normalmente utilizada na preparação de alimentos para animais e várias misturas para animais de criação. Além disso, o grão desta variedade é adequado para uso na fabricação de cerveja. O período de maturação varia de 73 a 127 dias (dependendo do clima e das condições climáticas). O peso de um grão pode ser de 0,042 a 0,054 g, e a quantidade de proteína nele pode ser de 11 a 13%. Os rendimentos são altos - cerca de 70 kg / ha.
- Vakula - É altamente resistente às mudanças climáticas. O peso de um grão pode variar de 0,046 a 0,051 g, no entanto, com alta umidade (chuvas frequentes ou um grande número de irrigação), o peso pode aumentar para 0,062 g.O nível de proteína e o filme são baixos. A produtividade é de 50 a 90 kg / ha, no entanto, pode diminuir significativamente com o alto espessamento das culturas.
- Helios - Uma variedade que produz uma colheita rica e de alta qualidade, que, no entanto, depende da quantidade e volume de irrigação. A vegetação geralmente dura cerca de 90 dias, e a massa do grão obtido é de 0,048 a 0,050 g e, ao mesmo tempo, o nível de produção pode chegar a 90 kg / ha.
- Duncan - uma variedade obtida por criadores do Canadá. O caule desta variedade de cevada se distingue pelo crescimento e força, bem como pela alta resistência ao alojamento e cessação. A massa média de grãos é de 0,049 g e o rendimento é de 80 kg / ha. No entanto, pode diminuir significativamente com o espessamento.
- Priazovsky 9 - refere-se às melhores variedades de cevada de primavera. É caracterizada por alta tolerância à seca, bem como imunidade a doenças comuns como oídio e ferrugem. Ataques de pragas também são raramente observados. A estação de crescimento é curta - não mais que 82 dias. Os indicadores de rendimento não são altos - cerca de 60 kg / ha, mas são mais do que pagos pela alta qualidade do grão obtido, cuja massa varia entre 0,045 e 0,055 g.
Entre as variedades de cevada no inverno, as mais comuns são:
- Digno - A estação de crescimento dura de 266 a 273 dias. A variedade tem um rendimento médio de cerca de 60 kg / ha, em alguns casos até 90 kg / ha. Tem uma baixa resistência ao inverno, mas tolera a seca, não é propenso a derrames. O peso de um grão é de 0,045 g e a porcentagem de proteína é de 12%, amido - até 60%.
- Selena Star - com uma dureza média no inverno, essa variedade praticamente não é afetada pela ferrugem marrom e também é altamente resistente a alojamentos e derramamentos. As hastes podem atingir 1 m de comprimento. A estação de crescimento varia de 277 a 284 dias. A massa de um grão é de 0,045 a 0,047 g, o nível de rendimento não é superior a 78 kg / ha. A porcentagem de proteína é 10,9-11,9%.
- Borisfen - o período de maturação é em média de 280 a 288 dias. A massa de um grão é de cerca de 0,043 g, e o conteúdo de proteína é de 11 a 12%. A variedade é caracterizada por alta resistência ao alojamento e derramamento e também tolera a seca. O nível de produção, dependendo das medidas agro-técnicas realizadas corretamente, pode variar de 60 a 88 kg / ha.
- Trabalhador esforçado - Difere nos indicadores médios de produtividade, que não excedem 60 kg / ha. A massa de um grão é 0,042-0,043 g, o teor de amido é de 59%. A estação de crescimento é de 279 a 288 dias.
Existem também variedades separadas de cevada usadas na fabricação de cerveja.
Entre eles são especialmente populares:
- Avalon - o rendimento da variedade pode variar ligeiramente, dependendo da região de crescimento e varia de 30 kg / ha a 70 kg / ha. O peso de um grão é de 0,042 a 0,051 g e o tempo de amadurecimento é de 67 a 83 dias. Possui resistência moderada ao smut, além de suscetibilidade à helmintosporíase. Também resistente à hospedagem e à seca.
- Gladys - Possui alto nível de produtividade, que é de aproximadamente 90 kg / ha, independentemente da região de cultivo. O peso médio de um grão é de 0,047 g e também apresenta alta resistência à maioria das doenças, incluindo manchas, ferrugem marrom e outras.
- Filadélfia - variedade média tardia, com uma estação de crescimento de cerca de 90 dias. O peso médio dos grãos é de 0,043 g e o nível de rendimento varia de 62 a 102 kg / ha. Possui alta resistência ao alojamento e é caracterizada por amadurecimento uniforme, além de produtividade de bushiness.
Cultivo e produção
Apesar de a cevada se referir a culturas com alta adaptabilidade, ainda existem vários requisitos básicos para a tecnologia de seu cultivo:
- Rega - Apesar da alta tolerância à seca, a cevada requer muita umidade durante o período em que os grãos saem do tubo e no início do rumo. A falta de umidade no momento não afeta negativamente o pólen da planta e pode aumentar significativamente o número de flores inférteis e reduzir a produtividade.
- Quantidade de luz - Esta colheita é uma planta de longas horas de luz do dia. Normalmente, o período de maturação é de 60 a 110 dias, mas a falta de luz natural atrasa significativamente o início do rumo.
- Solo - a cevada é bastante exigente na composição do solo e praticamente não cresce em terrenos com alta acidez e em solos arenosos leves. A condição ideal para o crescimento é o nível de acidez na faixa de 6,8 a 7,5 pH.
- Fertilizantes - o cultivo desta cultura exige a introdução obrigatória de todos os elementos necessários ao crescimento e desenvolvimento de oligoelementos de cevada. Isso é especialmente verdadeiro para os primeiros estágios de crescimento, pois no futuro a compensação se torna impossível. Como a planta não tolera matéria orgânica, o fertilizante mineral é a melhor escolha: fósforo-potássio (no outono, antes da lavoura) e nitrogênio - antes do início do cultivo antes da semeadura. Além disso, fertilizantes com fósforo são frequentemente aplicados ao solo, o que afeta positivamente o desenvolvimento do sistema radicular da planta e a formação do ouvido.
- Preparação do solo - dependendo da estação, o cultivo de cevada pode exigir: dois métodos de cultivo da terra (cultivo de restolho, ou seja, processamento com equipamento especial a uma profundidade rasa e aração) no outono, retenção de neve no inverno e agitação do frio, o que ajuda a manter a umidade. solo, com o início da primavera.
- Sementeira - use sementes grandes, com peso não inferior a 0,040 g, pré-tratadas (por vários meses) com preparações químicas, a fim de evitar a transferência de várias doenças fúngicas.
Após a semeadura, a cevada também precisa de cuidados, que consiste em:
- alimentação tardia durante a posição, consistindo em uréia (20–25 kg / ha);
- o uso de retardadores que impedem o alojamento dos ouvidos;
- controle de plantas daninhas por tratamento com herbicida;
- controle de doenças usando tratamento fungicida;
- controle de pragas usando inseticidas.
Importante! O cultivo da cevada envolve a manutenção obrigatória da rotação de culturas, pelo menos uma vez a cada três anos. Os melhores antecessores serão cereais, sideratos, batatas.
Em uma escala de produção, a cevada é colhida combinando-se diretamente a um nível de umidade de grãos de 14 a 16%, o que evita lesões ao debulhar. Ao mesmo tempo, o tempo de colheita é bastante apertado - ao atingir a maturidade total, a qualidade da colheita permanece no mesmo nível por cerca de 5-6 dias, após os quais começa a declinar rapidamente. No processo de interrupção, dependendo das condições climáticas, não apenas a qualidade cai todos os dias, mas também a quantidade da colheita (cerca de 1% ao dia).
A composição química do grão
Os grãos de cevada não tratados incluem uma gama bastante ampla de diferentes vitaminas e micro- macrocélulas necessárias para a saúde humana. Assim, em 100 g de cevada contém 288 kcal, dos quais 10,3 g são proteínas, 2,4 g são gorduras, 56,4 g são carboidratos. Além disso, cinzas (2,4 g) e fibra alimentar (14,5 g) estão presentes na composição.
Importante! A composição química do grão muda um pouco quando é germinada. Assim, devido à ativação da atividade enzimática, os principais nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos) são divididos em mais úteis e facilmente digeríveis pelo organismo.
Entre outras coisas, a cevada contém:
- Vitaminas do complexo B (B1 - 0,33 mg, B2 - 0,13 mg, B4 - 110 mg, B5 - 0,7 mg, B6 - 0,47 mg, B9 - 40 μg), bem como vitamina C - 3,8 mg, E - 1,7 mg, H - 11 μg, PP - 6,5 mg;
- macrocélulas: K (potássio) - 453 mg, Ca (cálcio) - 93 mg, Si (silício) - 600 mg, Mg (magnésio) - 150 mg, Na (sódio) - 32 mg, S (enxofre) - 88 mg, Ph (fósforo) - 353 mg, Cl (cloro) - 125 mg;
- oligoelementos: Al (alumínio) - 520 μg, B (boro) - 290 μg, V (vanádio) - 172 μg, Fe (ferro) - 7,4 μg, I (iodo) - 8,9 μg, Co (cobalto) - 7 , 9 μg, Mn (manganês) - 1,48 μg, Cu (cobre) - 470 μg, Mo (molibdênio) - 13,8 μg, Ni (níquel) - 26,1 μg, Sn (estanho) - 72,2 μg, Se (selênio) - 22,1 μg, Ti (titânio) - 141,7 μg, F (flúor) - 106 μg, Cr (cromo) - 10,6 μg, Zn (zinco) - 2,71 μg Zr (zircônio) - 38,7 μg.
Propriedades úteis
- Devido à sua rica composição, a cevada possui muitas propriedades úteis, com um efeito benéfico sobre:
- Os intestinos - devido ao alto teor de fibras, os grãos limpam o corpo de toxinas e também participam da formação de ácido butírico, que estimula as células da parede intestinal.
- Tecido ósseo - fósforo, cálcio e cobre na cevada não apenas fortalecem os ossos, impedem o desenvolvimento da osteoporose, mas também melhoram significativamente a condição dos dentes.
- O sistema imunológico - um alto teor de vitamina C reduz significativamente a probabilidade de desenvolver resfriados e gripes. E cobre e ferro previnem a anemia e aumentam significativamente o nível de hemoglobina no sangue.
- Pele - o selênio, contido em quantidades suficientes na cevada, atua como o principal elemento para manter ou restaurar a elasticidade da pele. Além disso, afeta positivamente o funcionamento do coração e do pâncreas. Sua deficiência geralmente causa o desenvolvimento de câncer do intestino, fígado e glândulas mamárias.
- Artérias - graças ao complexo vitamínico das vitaminas B, além do alto teor de fibras, a cevada reduz significativamente o colesterol no sangue, impedindo o desenvolvimento de aterosclerose.
Aplicação de cevada
Devido ao fato de a cevada ser um depósito de vitaminas, além dos macro e microelementos necessários ao organismo, seus grãos são frequentemente usados em vários campos. Assim, além da culinária e da medicina tradicional, esse produto pode ser encontrado em qualquer lugar da cosmetologia, onde atua como a principal ferramenta nos procedimentos de rejuvenescimento da pele e restauração capilar. Além disso, os grãos são usados para inflamação da pele.
Importante! Apesar do alto teor calórico do produto, devido ao alto teor de elementos úteis, a cevada costuma fazer parte de muitos alimentos dietéticos usados para perda de peso.
Na cozinha
Em uma ampla lista de várias culturas usadas constantemente como alimento, a cevada não é muito popular. Geralmente, os cereais são usados como acompanhamento para o prato principal de carne. Para dar mais saturação ao sabor do mingau, são adicionados ingredientes adicionais, que podem ser diferentes vegetais, cogumelos e também usar especiarias e ervas. Além disso, este produto é frequentemente colocado nos primeiros pratos, dando-lhes saturação. Poucas pessoas sabem que esse grão moído pode ser adicionado ao cozimento, usado como um aglutinante para o recheio e para fazer várias bebidas.
A principal vantagem da cevada é sua excelente combinação com praticamente qualquer produto, bem como a capacidade de obter novos sabores e adicionar originalidade a pratos familiares.
Propriedades medicinais e uso na medicina tradicional
Normalmente, a cevada na medicina popular é usada para tratar doenças do trato gastrointestinal, órgãos respiratórios, pele e também o sistema circulatório.
Você sabe Em seu famoso "estado ideal", Platão identificou cevada e trigo como os principais componentes para alimentar seus cidadãos.
Entre as receitas mais comuns estão:
- Decocção - É prescrito para qualquer doença do trato gastrointestinal, incluindo colite, gastrite ou úlcera. Para cozinhar, tome 100 g de grãos, despeje 1 litro de água e insista por 6-7 horas. Após o término do tempo, a garupa é fervida por mais 15 minutos, após o que o caldo resultante é defendido e filtrado. Tome o medicamento 3 vezes ao dia antes das refeições, 50 g cada.
- Infusão para diátese - para cozinhar, tome 400 g de cereais e 25 g de casca de carvalho, moa em um moedor de café e ferva em 8 l de água por 5-10 minutos. Depois disso, o caldo é permitido infundir e depois é adicionado ao banho.
- Para o tratamento da diarréia - 10 g de cevada são vertidos em 150 g de água e insistidos por 4-5 horas. Depois disso, cozinhe em fogo baixo por 15 minutos e depois filtre. Esquema de admissão - 5 colheres de sopa. eu por dia.
Vídeo: decocção de cevada
Contra-indicações
Outra vantagem dessa colheita de grãos é a quase completa ausência de contra-indicações. Esses grãos podem ter um efeito negativo no corpo somente se houver intolerância individual ao produto ou se houver alergia ao glúten. Além disso, com muito cuidado, a cevada deve ser tratada para pessoas com doenças crônicas do trato digestivo. Em geral, é adequado para todos que são saudáveis e levam um estilo de vida ativo.
Apesar de sua baixa popularidade, a cevada é uma das culturas mais úteis. Sua alimentação sistemática não apenas previne e se livra de muitos problemas de saúde, mas também melhora significativamente sua aparência.