A alergia ao trigo sarraceno é uma ocorrência bastante rara, na qual todas as propriedades valiosas deste produto são anuladas. O desenvolvimento dessa reação do corpo pode causar sérios problemas de saúde e se manifestar em qualquer idade. Leia sobre os sintomas de um ataque alérgico que ocorre após consumir trigo sarraceno, seu diagnóstico e métodos de tratamento neste artigo.
Pode haver alergia ao trigo sarraceno
Mesmo no passado recente, os médicos debateram se os sintomas alérgicos ao trigo sarraceno são possíveis. Mas os cientistas modernos já provaram de maneira confiável que esse cereal pode muito bem atuar como um alérgeno. Os sintomas de intolerância ameaçam adultos e crianças. Além disso, nos últimos anos, esses fenômenos são cada vez mais observados em bebês que experimentaram esse alimento pela primeira vez.
Que substância do trigo mourisco é um alérgeno
O trigo sarraceno é um cereal muito valioso, rico em várias substâncias orgânicas e oligoelementos. Sua composição é caracterizada por um alto conteúdo de oligoelementos benéficos, bem como flavonóides e aminoácidos. Apesar da composição excepcional, algumas pessoas não podem comer este produto.
Você sabe O trigo sarraceno é um dos componentes da culinária nacional japonesa. É neste país que eles produzem macarrão de trigo sarraceno, chamado "Soba" e é popular em todo o mundo.
A razão para isso é o alto conteúdo de proteínas vegetais (proteínas) - prolaminas, globulinas, glutelinas e albumina. Cerca de 16% de proteína em grãos de trigo sarraceno. Em pacientes com sensibilidade alimentar aumentada, esta substância pode causar uma reação muito indesejável. Você também deve saber que uma alergia ao trigo sarraceno às vezes é o resultado da intolerância pessoal ao trigo sarraceno e aos produtos derivados.
Produtos cruzados para alergias ao trigo sarraceno
- Uma reação alérgica cruzada geralmente ocorre em:
- Kiwi
- nozes
- carne de bovino;
- leite
- todos os representantes da família Cabbage (rabanete, rabanete, rábano, nabo, mostarda, estupro).
Por que a intolerância ao trigo sarraceno aparece
O mingau de trigo sarraceno é um dos pratos mais saudáveis e saudáveis de nossas mesas. Não contém glúten, razão pela qual sempre foi considerado hipoalergênico. No entanto, em casos raros, este produto pode causar um ataque alérgico. A seguir, você descobrirá por que algumas pessoas têm intolerância ao trigo sarraceno e quais são os sintomas dessa patologia.
Em adultos
Freqüentemente, falhas no funcionamento do sistema imunológico levam ao fato de que a proteína da planta é percebida pelo organismo como algo estranho. Assim, tais conseqüências inesperadas são provocadas. Como resultado, o corpo começa a induzir anticorpos, o que ajuda a combater as proteínas vegetais.
Importante! Uma reação desagradável pode ocorrer não apenas com a ingestão de frutas ou de raízes dos representantes da família Cabbage. O pólen dessas plantas também é alergênico, portanto, em período de floração deve ser especialmente vigilante.
Portanto, uma reação indesejável do corpo pode ocorrer nos seguintes casos:
- O consumo de cereais ou farinha de sementes de trigo sarraceno;
- Penetração no trato respiratório do pólen de trigo sarraceno ou do pó de trigo sarraceno;
- Uso de colchões ou travesseiros cheios de casca de trigo sarraceno.
Em crianças
As crianças podem sofrer deste produto alergênico devido à não adaptação (despreparo) do trato gastrointestinal para novos alimentos.Se estamos falando de um bebê, uma alergia pode ocorrer mesmo depois de ser amamentada por uma mãe que usava trigo sarraceno anteriormente.
Sintomas de alergia ao trigo sarraceno
A intolerância ao trigo sarraceno em um adulto e uma criança se manifesta de maneiras diferentes. No primeiro caso, o produto causa erupção cutânea de urtiga, inchaço dos lábios, além de vermelhidão, queimação e coceira na pele. Além disso, as alergias podem ser acompanhadas de inchaço intenso, falta de ar, dor nas articulações, disfagia, dor no estômago, intestinos às vezes perturbados e náusea. Nas crianças, os sinais de um ataque alérgico são geralmente erupções cutâneas., coriza, disfunção intestinal, insônia, vermelhidão e lacrimejamento dos olhos.
Importante! Algumas misturas para alimentação artificial contêm trigo sarraceno, causando alergias em alguns bebês - portanto, cada novo produto deve ser administrado com cuidado. Assim, você pode acompanhar qual tipo de alimento provocou uma reação negativa.
Mesmo se houver apenas um sintoma pronunciado, já podemos falar sobre alergias. Mas, para estabelecer a causa exata de um sintoma específico, é necessário diagnosticar o corpo. Antes de iniciar o tratamento, você deve consultar um alergista que prescreverá estudos laboratoriais e instrumentais especiais. Geralmente é possível detectar o antígeno por testes alergológicos e provocativos.Além disso, você ou seu filho podem fazer testes cutâneos.. Uma técnica informativa é a dieta de eliminação. Se houver risco de desenvolver uma alergia verdadeira, são realizados testes de alergia e um imunograma. Se o médico concluir que o paciente sofre de pseudo-alergia, são prescritos diagnósticos dos órgãos internos e avaliação dos processos metabólicos. Afinal, as erupções cutâneas podem ser sinais de uma grande variedade de doenças de pele.
Como eliminar a alergia ao trigo sarraceno
Um ataque alérgico que ocorre depois de comer trigo sarraceno pode ser eliminado usando receitas populares. Mas se os sintomas forem pronunciados, a automedicação não é altamente recomendada. Chame uma ambulância imediatamente. Em casos difíceis, apenas especialistas podem prescrever o curso de terapia desejado.
Sucessão e lúpulo
Para a preparação dos fundos, pegue uma quantidade igual de barbante e barbante seco e picado. Essas matérias-primas podem ser adquiridas prontas na farmácia ou preparadas de forma independente. Misture bem essas ervas. Em seguida, 2 colheres de chá da mistura deve ser preenchida com 1 xícara de água fervente. Deixe o produto infundir à temperatura ambiente por cerca de um quarto de hora.Tome a infusão quente preparada para dentro antes de dormir.
Cones de lúpulo
Os cones de lúpulo pré-secos devem ser bem esmagados. Despeje 3 colheres de sopa. 1 das migalhas resultantes e despeje com um copo de água fervente. Deixe o líquido repousar por vinte minutos e beba um terço de um copo de infusão 30 minutos antes de comer.
Celandine
A seguinte receita folclórica deve ser preparada estritamente de acordo com a receita, uma vez que a celandina é conhecida por suas propriedades tóxicas. Para obter fundos antialérgicos 1 colher de sopa. l matérias-primas trituradas a seco despeje 2 xícaras de água fervente.
Você sabe O trigo sarraceno combate efetivamente a insônia. É a casca de trigo sarraceno que é preenchida com almofadas especiais "para distúrbios do sono".
Coe a mistura resultante, removendo assim todas as partes da grama, mesmo as menores. Tomar um quarto de xícara de infusão diariamente de manhã e à noite.
Casca de ovo
Descasque cuidadosamente a casca do filme que cobre o ovo por dentro. Em seguida, a casca limpa deve ser seca e picada usando um moedor de café ou argamassa.O pó resultante deve ser consumido 1 pitada após cada refeição.
Camomila
Esta planta perene tem sido famosa por suas raras qualidades antialérgicas. Para a preparação de 1 colher de sopa. l de matérias-primas medicinais, despeje 1 xícara de água fervente. Deixe o líquido infundir por cerca de meia hora e passe-o através de gaze ou peneira fina. Beba 1 copo 3 vezes ao dia.
Como você pode ver, é muito importante não ignorar os primeiros sintomas alérgicos do trigo sarraceno. Isso permitirá iniciar medidas terapêuticas a tempo, o que impedirá o desenvolvimento de vários tipos de complicações.