O cacto da floresta ripsalidopsis é uma planta tropical que adora umidade. Este fato deve ser levado em consideração ao cultivá-lo em casa. Como cuidar dessa planta tropical, como propagá-la e prevenir doenças, será discutido em nosso material.
Descrição botânica da planta
Ripsalidopsis é uma planta de cacto representada por uma forma epifítica sempre-verde. O arbusto consiste em vários brotos, divididos em 4-6 segmentos de 3 cm de comprimento, planos ou nervurados. A cor das fotos pode variar de verde brilhante a vermelho. No final das sessões, há espinhos únicos.
Importante! Durante o período de floração, a ripsalidopsis não pode ser girada e reorganizada para outro local, caso contrário, perderá botões.
O tempo de floração do cacto geralmente coincide com o início da semana da Páscoa (final de março a maio), de modo que a planta recebeu o segundo nome "ovo de Páscoa". A fase de floração dura 2 meses. Nas extremidades dos últimos segmentos são formadas inflorescências, constituídas por 2-3 flores. Dependendo da variedade, sua cor varia de branca de neve a bordô. Após a polinização, as bagas são formadas no lugar das flores.
Tipos principais
As variedades mais populares de ripsalidopsis incluem:
- Gartner - os segmentos são grandes, 7 cm de comprimento, com bordas onduladas, têm um tom levemente púrpura; as flores vermelhas em forma de sino parecem espetaculares em brotos pendurados.
- Rosa - flores rosa são formadas em arbustos compactos, parecendo estrelas em forma.
- Aurigo Orange - caracterizado por brotos caídos com pequenos segmentos. Entra na fase de floração mais tarde que as outras variedades. As flores são grandes, em forma de estrela laranja brilhante.
- Andrômeda - difere em forte bushiness. A fase de floração dura 3 meses, as flores são pintadas de rosa brilhante.
- Sonho do rei - os rebentos da planta ficam pendurados em grandes segmentos, o que permite cultivá-la como uma planta ampélica. As flores são rosa brilhante com uma borda laranja.
- Magia branca - arbusto compacto com segmentos espessados de tamanho médio, flores brancas como a neve.
Condições de cultivo
Ripsalidopsis é uma cultura bastante caprichosa, especialmente no que diz respeito à umidade e temperatura. O não cumprimento do regime de temperatura pode causar falta de floração.
Colocação e iluminação
Esses cactos precisam de muita luz difusa e sombreamento de alta qualidade da luz direta do sol. É melhor colocá-los nos peitoris das janelas leste e oeste. No verão, você pode mover o contêiner com ripsalidopsisom para a varanda ou para o jardim. Isso ajudará a aumentar sua imunidade.
Você sabe No México, cresce um cacto de doces, a partir do qual é feito um tratamento requintado. Suas fatias cristalizadas têm gosto de melão.
Modo de temperatura
Para que a planta floresça, a temperatura deve ser mantida em + 20 ℃ na sala. No verão, é permitido um aumento de temperatura de até + 25 ℃. Desde setembro, a temperatura é gradualmente reduzida, elevando para o inverno até +10 ... + 12 ℃.
Humidade do ar
As plantas normalmente se desenvolvem apenas com alta umidade - pelo menos 60%. No verão, eles são colocados sobre paletes com areia molhada. Para que o fundo da panela não toque na água, as ripas são colocadas no palete e uma flor é colocada sobre elas. Uma opção mais simples é colocar um umidificador de ar próximo às plantas. Ao alternar para o modo inverno, a pulverização é interrompida e os vasos são reorganizados em paletes vazios.
Home Care
Para que o cultivo do ovo da Páscoa seja bem-sucedido, ele precisa organizar os cuidados certos, envolvendo a implementação de atividades agrícolas básicas.
Rega
O solo da panela deve ser constantemente umedecido, mas não úmido. A rega intensiva das plantas é necessária apenas durante o período de floração. Água em temperatura ambiente (cerca de +18 ... + 20 ℃) é pulverizada a partir do spray grosso diretamente sobre os brotos, certificando-se de que a umidade não chegue aos botões. Assim, o líquido flui pelos brotos, lavando a poeira deles e penetrando no solo, distribuído uniformemente por todas as suas camadas.
Você sabe A altura do menor cacto — blossomfeldia — é de apenas 1 cm, e o mais alto - gigante cereus - 25 m.
A frequência de rega é em média 2 vezes por semana, desde que as plantas estejam localizadas acima de bandejas com areia úmida e no inverno - uma vez a cada 10-14 dias. Antes de entrar na fase de floração, o ovo da Páscoa contém 3-4 semanas sem regar em local sombreado. Com o advento dos brotos, a flor é reorganizada em um local constante, proporcionando condições ideais de temperatura e melhorando a rega.
Top vestir
A cobertura começa a ser aplicada a partir do momento em que os botões aparecem, 2 vezes por mês. A última cobertura é feita no final de agosto. Você precisa usar fertilizantes padrão para cactos com um teor mínimo de nitrogênio. O conteúdo permitido deste elemento no fertilizante é de 5%.
A alimentação também pode ser preparada de forma independente, misturando 2,5 litros de água:
- sulfato de cálcio - 0,5 g;
- sulfato de magnésio - 0,5 g;
- nitrogênio de potássio - 1 g;
- sulfato de ferro - 0,25 g;
- superfosfato - 0,25 g.
Poda
A poda da formação começa a ser realizada no terceiro ano de vida das plantas, quando os brotos são esticados e pendurados, e o meio do mato é exposto. Uma fatia é feita ao longo do limite do segmento, encurtando-o para o comprimento desejado. O procedimento permite criar um belo arbusto e obter material de plantio para reprodução.
Transplante
O transplante pode ser realizado antes do aparecimento dos brotos - em fevereiro ou após a floração - em junho e julho. Plantas com idade inferior a 3 anos são transplantadas todos os anos, aumentando o diâmetro do vaso em 2-3 cm, e os cactos adultos mergulham uma vez a cada 3 anos. O sistema radicular da ripsalidopsis é superficial, portanto o vaso deve ser largo e raso. Um transplante envolve a substituição completa de um coma de terra.
Requisitos do solo:
- acidez - não superior a 6 pH;
- estrutura - solta, com grandes inclusões de matéria orgânica.
É melhor preparar a mistura do solo você mesmo.
Para fazer isso, misture na proporção de 1: 2: 1: 0,5: 0,25:
- terras de relva com argila não superior a 5%;
- compostagem
- cascalho fino;
- carvão vegetal;
- superfosfato.
Importante! Após o transplante, a planta não deve ser regada e alimentada por uma semana.
Instruções passo a passo sobre transplante:
- Regue a planta algumas horas antes da manipulação.
- Desinfecte o recipiente de plantio com solução de furatsilina (1 comprimido por 50 ml de água fervente).
- Coloque 1 cm de argila expandida no fundo da panela.
- Asse o solo por 20 minutos em um forno a uma temperatura de + 50 ℃.
- Depois de esfriar o solo, encha a panela com 75%.
- Remova cuidadosamente a planta do tanque antigo, limpe as raízes do solo.
- Inspecione cuidadosamente o rizoma, se necessário, remova elementos mortos e podres.
- Mergulhe as raízes por 10 minutos na solução resfriada de furatsilin.
- Coloque as raízes no chão em uma panela nova e polvilhe com terra.
- Deixe a panela por 3-4 dias em uma sala escura.
Vídeo: Transplante de Ripsalidopsis
Como propagar
Em casa, a propagação da ripsalidopsis é realizada de três maneiras:
- estacas;
- vacinação;
- sementes.
Estacas
É conveniente propagar por mudas de plantas com três anos de idade durante o período de formação da poda. Separando os brotos apicais, eles são levemente secos e colocados em pequenos recipientes com uma mistura de turfa e areia a uma distância de 5 cm um do outro. Após 3 semanas, você pode transplantar em recipientes separados de 3-4 brotos.
Vacinado
A vacinação é um método de criação que reflete com mais precisão as condições naturais para o crescimento da ripsalidopsis. As manipulações são realizadas no verão. Como estoque, o peresius espinhoso é usado.
Instruções passo a passo:
- Liberte a parte ramificada da pereskia da folhagem.
- Com uma ferramenta limpa e afiada, divida na junção.
- As estacas Ripsalidopsis contendo 2-3 segmentos, afiam e colocam na fenda.
- Trave os descendentes com uma agulha.
- Cubra a fenda com um curativo umedecido com uma solução de cinzas.
- Conserte tudo com um curativo.
Importante! A praga tardia se desenvolve como resultado da disseminação do fungo, que pode não se manifestar por muito tempo, e começa a progredir apenas se houver condições favoráveis. A este respeito, as plantas doentes com Fusarium não podem ser utilizadas para reprodução.
Sementes
Para obter sementes em casa, você precisa de 2 ripsalidopsis, entrando simultaneamente na fase de floração. De uma planta para outra com um cotonete ou escova, é necessário transferir o pólen. As sementes só podem ser obtidas quando a baga seca e enruga. O plantio de sementes pode ser realizado a qualquer momento conveniente para o produtor - as sementes mantêm a capacidade de germinar por 2 anos. O plantio é realizado em mini-estufas. Para a germinação, o solo e a areia são misturados em proporções iguais. A maneira mais fácil de semear sementes em cassetes especiais.Enchendo os recipientes com terra, as sementes são depositadas na superfície e cobertas com areia, levemente umedecidas com um frasco de spray e cobrindo as plantações com polietileno. Em seguida, os recipientes são colocados em uma sala escura, onde a temperatura é mantida em +23 ... + 25 ℃. Periodicamente, o plantio deve ser transmitido para evitar mofo. Quando brotos aparecem, os recipientes são reorganizados em uma sala bem iluminada. Depois que os brotos atingem uma altura de 10 cm, eles são mergulhados em 4-5 peças em recipientes separados.
Dificuldades crescentes
Qualquer violação do regime de atividades agrícolas e condições microclimáticas durante o cultivo de ripsalidopsis leva a problemas com o desenvolvimento das plantas. Na maioria das vezes, os cultivadores de flores são confrontados com a falta de floração e a disseminação de pragas.
Por que não floresce
Ripsalidopsis pode não florescer por vários motivos:
- falta de nutrição durante a estação de crescimento - alimentar plantas duas vezes por mês com fertilizantes contendo potássio e fósforo;
- excesso de nitrogênio - adicione solo à panela, adicione 3 g de farinha de dolomita por planta; se o amarelecimento dos brotos, realize um transplante de emergência com 3 g de monofosfato de potássio no solo.
Doenças e Pragas
Devido ao aumento da umidade do solo, se o regime de alimentação não for observado, as seguintes doenças fúngicas podem aparecer:
Entre as pragas de ripsalidopsis são perigosas:
- ácaro - tratar as folhas com uma solução a 3% de líquido Bordeaux 2 vezes com um intervalo de 10 dias;
- escudo de escala - remova os insetos com um cotonete úmido, realize um tratamento triplo com Fitoferm de acordo com as instruções;
- mealybug - para eliminá-lo, você também pode usar o Fitoverm.
Sinais e superstições
Existem vários sinais e superstições associados ao cacto da Páscoa:
- Se a ripsalidopsis florescer na Páscoa - a família terá sorte e prosperidade.
- Para meninas solitárias, o início do florescimento de um cacto, coincidindo com a Páscoa, promete um encontro fatídico.
- Se a planta derrubou os brotos, há uma faixa preta à frente.
- Ver um ovo de Páscoa florido em um sonho é boa sorte e lucro.