A varanda é considerada parte integrante de qualquer casa de campo. Permite relaxar perfeitamente em união com a natureza, proporcionando o conforto e o aconchego necessários. No entanto, quando foi erguido, poucas pessoas pensam no design estilístico estrito de tal estrutura. O artigo discute em detalhes todas as vantagens de um gazebo no estilo e também lista os principais princípios de seu arranjo.
As principais características do estilo Provence
Provence é considerada um dos estilos mais famosos e comuns na arte moderna de jardinagem, bem como no design. Hoje é usado em qualquer lugar e é considerado uma opção ideal para decorar casas e chalés.
O estilo visa combinar pompa, luxo e romantismo, garantindo conforto rústico com elementos de estilo country. Essa tendência foi formada sob a influência das tradições do sul da França, projetadas para proporcionar a uma pessoa aconchego, conforto, além de completa harmonia e unidade com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, conte com soluções estilísticas tradicionais para a região de Provence que não podem ser imaginadas sem jardins abundantes, as infinitas plantações de mar e lavanda.
É por isso que, ao organizar a varanda, os móveis e outros detalhes do interior são usados apenas a partir de materiais naturais, além de impressões com flores e plantas verdes, complementadas por uma variedade de elementos de decoração em estilo antigo. Para decoração, use apenas madeira (madeira maciça), tijolo, cerâmica, cobre, peças de latão e tecidos naturais.
Você sabe A Provence, como um estilo de design e arte, surgiu no século XVII, no território da região de mesmo nome, localizada no sudeste da França. Sua ampla distribuição no mundo começou no início do século XIX.
Registo das varandas fechadas e abertas
A varanda, feita em estrita conformidade com os conceitos básicos da Provença francesa, pode ser fechada ou aberta. Nesse caso, a montagem e o design da estrutura em um e no outro caso têm características próprias. E isso no final depende da combinação de vários materiais, bem como esquemas de cores.
Em quase todas as áreas suburbanas, as varandas abertas são mais vantajosas para construir a partir de enormes vigas de madeira. Eles se encaixam idealmente em qualquer paisagem e interior e também apresentam desenhos de decoração especial. Para decorar as vigas, uma variedade de trepadeiras ou plantadores são usados, plantados com flores anuais e perenes brilhantes. O conforto desse design adicionará móveis de cores claras, além de cortinas e tule translúcido.
O projeto de estruturas fechadas é realizado de acordo com o mesmo princípio que aberto, mas com um pequeno recurso. Tais estruturas são freqüentemente fechadas do ambiente natural usando janelas. O mais vantajoso neste caso é o vidro mais amplo possível, com janelas no chão. Ao mesmo tempo, as portas podem ser surdas ou ter várias inserções de vidro. Para reduzir o custo de construção, o envidraçamento contínuo é alternado com limitadores de inserções (molduras).
Importante! O hardware das janelas e portas deve ser feito no estilo antigo, enquanto os elementos de aparência mais impressionantes imitam os arranhões vintage.
DIY decoração de interiores
A decoração adequada é a principal condição para criar uma varanda em uma direção estilística rigorosa. O procedimento envolve o uso de toda uma gama de várias técnicas e detalhes do interior, o que pode transformar um requintado interior francês em uma estrutura completamente padrão. Para isso, ao criar um projeto, é necessário levar em consideração o design não apenas das paredes, mas também a escolha de móveis e outros elementos adequados.
Decoração da parede
Na maioria das vezes, as paredes em estilo provençal são decoradas com madeira ou tijolo natural. Neste caso, é permitido o uso de painéis falsos que imitem uma estrutura de madeira, alvenaria ou alvenaria. Se a superfície não estiver perfeitamente lisa, você pode terminar as paredes com gesso, que deve ser revestido com tons claros. Além disso, a direção não fornece uma predominância clara de um revestimento específico, por isso é bem-sucedido usar todos os tipos de opções para combinar madeira, tijolo, pedra e gesso.
Pavimentos
O revestimento ideal para um mirante desse tipo seria uma tábua natural, envelhecida artificialmente. Tais superfícies são revestidas com vernizes especiais ou impregnação decorativa. É possível substituir uma árvore por um revestimento de concreto decorado com azulejos. Ao mesmo tempo, recomenda-se escolher tons calmos e suaves de produtos. A melhor opção para isso é azulejo bege ou creme, decorado com estampas de flores ou plantas verdes.
Você sabe Os exemplos mais antigos de azulejos foram encontrados no interflúvio do Eufrates e do Tigre (II-III milênio aC). Era um pequeno mosaico que, segundo os cientistas, era usado para decorar os templos e palácios da nobreza.
Teto
A solução mais fácil para decorar o teto é a madeira. Placas suavemente derrubam o teto, preservando sua estrutura. O teto de gesso, que não esconde as irregularidades e dobras naturais da estrutura, também se mostrou bem. Nesse caso, o gesso é pintado em tons claros de creme ou branco e decorado com estuque por cima. No entanto, a opção ideal é uma combinação de vigas de gesso e madeira, enquanto a última é usada para fins decorativos, para simular estruturas de suporte de carga em toda a superfície do teto.
Móveis e Têxteis
Os móveis têm mais sucesso na varanda, no estilo provençal, feitos no clássico estilo francês. Deve ser pintado em cores claras e insaturadas, e sua principal tarefa, antes de tudo, é decorar o espaço. Para isso, use móveis esculpidos em madeira natural, com uma variedade de elementos de aço forjado, cobre, bronze ou latão.
Os têxteis desempenham um dos papéis mais importantes na decoração de interiores, criam o clima necessário e enfatizam outros detalhes da decoração. Para decorar uma varanda aconchegante, apenas tecidos naturais são usados: seda, algodão, chita, linho, lã etc. A principal condição para uma combinação ideal de tecidos é o tempero rigoroso. Todos os elementos devem ser feitos em uma cor e decorados com um único ornamento. O bordado à mão (plantas ou flores pequenas) é o mais adequado.
Cores e iluminação
No esquema de cores do interior, Provence está tentando alcançar a harmonia entre uma variedade de tons naturais. Os mais preferidos são os tons claros e não saturados que contribuem para o relaxamento e a paz. Além disso, recomenda-se dar uma ênfase contrastante aos elementos individuais do interior e da decoração.
Importante! A iluminação da varanda deve estar saturada, mas não intensa. Nesse caso, a luz com uma ligeira tonalidade amarelada ficará mais harmoniosa.
A direção estilística presta atenção a tons de cores como:
- azul
- verde
- turquesa;
- lavanda;
- areia;
- bege;
- leite;
- creme;
- branco
- índigo;
- terracota.
Lustres, luminárias pendentes, luminárias de mesa e arandelas devem ser responsáveis pela iluminação na varanda. Certifique-se de aderir ao conceito de "chique rústico". Para conseguir isso, é necessário instalar iluminação na varanda feita de materiais naturais forjados, com uma variedade de elementos feitos no estilo clássico francês ou "antiguidade". Como alternativa, você pode usar modelos de plástico estilizados como cobre, latão ou ferro.
Outros elementos decorativos
Um verdadeiro símbolo da Provença é um campo de flores perenes e anuais. Portanto, plantas com flores, e especialmente lavanda, são consideradas o principal elemento da decoração. Eles são plantados em vasos separados ou pendurados, localizados perto das aberturas das janelas, dentro ou fora da estrutura. Também um dos atributos mais reconhecíveis do estilo é um galo, que é freqüentemente encontrado em provence na forma de uma variedade de figuras de porcelana.
Além disso, para decorar paredes, bem como superfícies horizontais, use:
- espelhos;
- gaiola de metal para animais "antigos";
- pinturas de paisagens ou molduras de madeira vazias;
- castiçais, vasos, tigelas de frutas e figuras em estilo antigo;
- pratos pintados de branco como a neve, com um ornamento de flores e plantas;
- todos os tipos de utensílios domésticos no campo (balde, máquina de fiar de madeira, etc.).
Provence é uma combinação de pomposidade, romantismo e aconchego, de modo que a varanda nesse estilo se distingue por um conforto especial, e relaxar nela será o melhor final para um dia difícil. Sustentar esse estilo não é fácil, pois você precisará projetar corretamente as paredes, o piso e o teto e combinar harmoniosamente todos os tipos de elementos de decoração no estilo clássico francês. No entanto, com uma abordagem rigorosa, você pode criar uma zona verdadeiramente única de relaxamento, complementando idealmente todo o território do site.