De acordo com uma dieta saudável, os adultos são aconselhados a comer 600 gramas de alimentos vegetais diariamente. Alguns vegetais e ervas são ricos em amido. Seja em diferentes tipos de repolho, por que o corpo humano precisa dele e também com o que é melhor usar vegetais ricos em amido - leia as respostas para estas e outras perguntas na revisão.
O valor do amido para o corpo humano
Considere o que é o amido e o que ele faz no corpo. É um polissacarídeo (carboidrato) que é produzido pela maioria das plantas e é uma fonte de energia. É também o carboidrato mais comum. A maior parte é em abobrinha, legumes, batatas, milho e tomate, além de alguns cereais e nozes.
Quanto menos amido um vegetal contém, menos carboidratos nele e, portanto, menos calorias. Isso significa que, para a mesma porção de calorias, você precisa comer menos vegetais ricos em amido do que os mesmos, mas sem ela. Vegetais sem amido são recomendados para complementar a porção principal, especialmente se você precisar perder peso.Baixo teor de amido nos seguintes vegetais:
- vegetais de folhas verdes (couve, espinafre, verduras asiáticas);
- verduras para salada (alface, agrião);
- pepinos
- endro;
- Couve de Bruxelas;
- couve-flor;
- brócolis
- pimentas;
- Tomates
- berinjela;
- aipo.
Você sabe Alimentos com muito amido produzem mais energia que não amido. Porém, se essa energia não é usada, ela se transforma em gordura e é depositada no fígado; portanto, é recomendável não exceder a norma de consumo de produtos que contêm amido na dieta.
Vantagens
- As principais vantagens do amido:
- é uma fonte de energia para o corpo;
- os ácidos graxos que produz impedem o desenvolvimento de células anormais no intestino;
- amido resistente pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue;
- pode melhorar a função intestinal, bem como reduzir a fome, estimulando a liberação de hormônios que suprimem o apetite.
Desvantagens
- As desvantagens do amido são que ele pode afetar adversamente alguns grupos de pessoas:
- Se você tiver problemas para regular o açúcar no sangue, como diabetes, hipoglicemia ou síndrome dos ovários policísticos, pode piorar a sua saúde.
- Alimentos com índice glicêmico (IG) de 70, com alto teor de amido, piorarão o estado de saúde das pessoas com obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Alimentos com IG baixo ou médio são mais preferidos na dieta.
- Os alimentos ricos em amido também têm pouco valor nutricional e contêm apenas calorias e carboidratos "vazios". Se você quiser incluí-lo em sua dieta, escolha alimentos ricos em amido ricos em nutrientes, como batata doce, banana, etc.
Você sabe O amido foi usado no Egito Antigo, onde a cola amiláceo foi usada para papiro em 4000 aC. Suas propriedades são descritas em «História natural» Plínio, o Velho. Os romanos usavam amido como creme cosmético e produtos espessantes.
Existe amido no repolho?
Durante séculos, o repolho foi considerado um item básico da culinária do norte da Europa. É um vegetal de baixa caloria e baixo teor de carboidratos, rico em fibras. Seu sabor depende do método de preparação e tempero, e isso faz do repolho um produto versátil. Todas as suas variedades são consideradas vegetais com baixo teor de amido. Vejamos quanto de amido existe em um ou outro tipo de repolho.
A cores
A couve-flor contém 2,6 g de carboidratos, incluindo 1,4 g de fibra alimentar, 1,3 g de açúcares naturais e quase nenhum amido. E isso o torna útil para uma dieta baixa em carboidratos, destinada a combater o excesso de peso. Recomenda-se comer couve-flor com arroz ou pão como prato principal.
Em bruxelas
Couve de Bruxelas também se aplica a vegetais com baixo teor de amido e calorias. O repolho contém 86% de água, 9% de carboidratos, 3% de proteína e uma pequena quantidade de gordura.
Importante! O consumo de couve de Bruxelas não é adequado para pacientes que tomam anticoagulantes, devido ao fato de bloquear o efeito da droga e impedir a afinamento do sangue.
Em Pequim
O repolho de Pequim é dono de largas folhas verdes com pecíolos brancos. Tem a forma de um cilindro. É especialmente popular no norte da China, em torno de Pequim. O repolho também contém cerca de 2 g de carboidratos. É rico em vitamina C (26 mg / 100 g) e inclui cálcio suficiente (40 mg / 100 g).A couve, que não forma uma cabeça e se parece com uma salada, é chamada chinesa. Ela também é conhecida como bok choy. Esta espécie é chamada de menor caloria. Tem um conteúdo mínimo de carboidratos, incluindo amido, cerca de 2 g por porção de 100 g. Ele também contém uma grande quantidade de cálcio - 105 ge 45 g de vitamina C por 100 g.
Saindo
Cabeças brancas e ruivas são duas variedades diferentes. Eles também variam em conteúdo de nutrientes. A quantidade de amido e carboidratos no repolho roxo é a maior entre todos os tipos desse vegetal - cerca de 7 g por 100 g de peso total. No leite branco, não é superior a 5 G. Em termos de fibra (2 g) e cálcio (47 mg), eles coincidem completamente.
Entre as variedades tardias, vale destacar o repolho. Ele aparece em nossa dieta no final do outono e início do inverno. Se você não gosta de repolho roxo, substitua-o por Savoy. Tem quase o mesmo conteúdo de carboidratos (6 g) e fibra (23 g), mas contém menos cálcio e vitamina C do que o repolho comum e vermelho com 35 e 31 g, respectivamente.Uma porção de 100 gramas de brócolis fornece 34 kcal e é uma excelente fonte (20% do valor diário) de vitamina C e vitamina K. O brócolis tem um baixo conteúdo de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras alimentares. Ele também contém compostos carotenóides, luteína e zeaxantina, que são 6 vezes menos nele do que no repolho comum.
Importante! A American Diabetes Association recomenda limitar o uso de amidos refinados dos cereais. Eles são considerados os mais prejudiciais ao corpo, especialmente para pessoas com alto nível de açúcar no sangue.
Com o que usar legumes ricos em amido?
Os vegetais ricos em amido contêm muitos carboidratos, o que causa dificuldades metabólicas em pessoas com diabetes. Os carboidratos aumentam o açúcar no sangue mais rapidamente do que outros tipos de alimentos, como proteínas e vegetais não ricos em amido. Além disso, uma porção de vegetais ricos em amido será mais calórica do que os não ricos em amido - isso é importante a considerar para quem está tentando perder peso.
50 g de batatas cozidas contêm cerca de 70 calorias e 15 g de carboidratos, enquanto 50 g de brócolis cozido no vapor contêm 25 calorias e 5 g de carboidratos. Portanto, aqueles em uma dieta precisam manter um equilíbrio da proporção entre aqueles e outros vegetais. Legumes ricos em amido devem fazer ¼ do seu prato e legumes não ricos em amido - ½. O restante (¼) do prato é clara de ovo, frango, peru, porco, peixe, carne magra.Para evitar excesso de calorias e gorduras, escolha vegetais ricos em amido que possam ser cozidos no forno ou cozidos no vapor. Por exemplo, substitua as batatas fritas por assadas.
Observando essas regras simples, você fornecerá ao corpo a ingestão correta de nutrientes e a si próprio com saúde. É importante ter em mente que o amido resistente é mais benéfico do que o amido de quebra rápida.