A popularidade do espinheiro marítimo é conhecida por todas as pessoas. Esta é uma planta usada não apenas para a preparação de deliciosas sobremesas, mas também para o tratamento de várias doenças. O espinheiro marítimo botânico é considerado um dos representantes mais brilhantes. Neste artigo, serão consideradas suas principais variedades e as regras para seu cultivo.
Quais são as variedades de espinheiro botânico
O mercado agrícola possui um grande número de variedades e tipos diferentes de espinheiro. Um dos mais populares entre os agricultores é considerado uma espécie botânica de espinheiro marítimo. Muitas vezes, cultivares aromáticos, radiantes e amadores, pertencentes a esta espécie. Eles são caracterizados por uma linda coroa brilhante e grandes bagas.
Você sabe O nome científico de espinheiro é traduzido do grego como "brilho do cavalo". Isto é devido ao fato de que os animais foram alimentados com esta planta, e sua aparência melhorou com isso.
O sabor da fruta é agridoce. As bagas têm um objetivo universal, portanto podem ser usadas para preparar diferentes pratos e sobremesas. Algumas pessoas preferem usá-los frescos para encher o corpo com componentes minerais e vitaminas úteis. O espinheiro marítimo é uma cultura resistente ao inverno. Pode suportar geadas até -40 ° C. A expectativa de vida varia de 15 a 30 anos.
Perfumado
Perfumado foi aceito para testes em 1987.
Possui as seguintes características:
- arbustos de tamanho médio. Sua altura máxima é de 2 m;
- coroa em forma de guarda-chuva;
- folhas lanceoladas, verde escuro;
- as frutas são grandes. Seu peso é de cerca de 0,65 g;
- a forma das bagas é ovalada;
- a superfície é brilhante, amarelo-laranja;
- a casca da fruta é fina, mas não racha quando madura.
Espinheiro-mar Frutado perfumado no 3-4º ano após o plantio. Os tempos de amadurecimento são médios. A floração ocorre no início do verão e a formação de frutas ocorre no final de agosto. A produtividade é alta. De cada arbusto, os agricultores colhem 10 a 12 kg de frutas.
Radiante
O espinheiro-mar Radiant foi criado no Jardim Botânico da Universidade Estadual de Moscou. M.V. Lomonosov usando polinização livre. Em 1997, foi aceito para testes estaduais.
Você sabe Nas Olimpíadas de Seul, em 1988, atletas da China acrescentaram espinheiro à dieta. Acreditava-se que isso aumenta a resistência.
Descrição botânica da classe:
- Arbustos de Srednerosly, até 2 m de altura.
- Crohn em forma de guarda-chuva, alastrando.
- Bagas arredondadas têm um rico tom de laranja, sem corar.
- As folhas são ovóides, verde escuro.
- Os frutos atingem um peso de 0,65 g.
Os produtos desta variedade têm altos índices de sabor. A nota de degustação é de 5 pontos em 5
Amador
O espinheiro marítimo amador foi incluído no Registro Estadual da Rússia em 1993. Zoneada para cultivo nas regiões Noroeste, Central e Volga-Vyatka.
As características dessa variedade são as seguintes:
- arbustos de altura média ou alta. O tamanho máximo das plantas é de 4 m;
- coroa de uma forma piramidal;
- na superfície dos brotos há um pequeno número de espinhos;
- as folhas são grandes, de cor verde claro. Na superfície deles há uma ligeira pubescência;
- a massa de bagas é de cerca de 0,7 g;
- a forma da fruta é alongada-oval;
- a pele é fina, amarelo-alaranjada;
- os rendimentos são altos. Do mato você pode coletar 8-15 kg.
Aterragem e cuidados
O espinheiro marítimo botânico deve ser plantado no início da primavera, quando o solo aquece até + 12 ° C. O procedimento de plantio é realizado antes do fluxo de seiva nos rins, para que a planta tenha tempo de se tornar mais forte no solo. Para espinheiro, áreas bem iluminadas na periferia do jardim são preferidas. É necessário ter 1 muda masculina e 3-4 mudas femininas nas proximidades. Graças a esse arranjo, os indicadores de produtividade aumentam.
O pH ideal para o espinheiro é de 6,5 a 7. Se você precisar plantar material de plantio em solos ácidos, primeiro precisará fazer calcário. Para cada 1 m², são distribuídos 400 g de substância. Procedimentos semelhantes são realizados a cada 10 anos. A água subterrânea deve estar a uma profundidade de 2 m, para que o sistema radicular tenha um nível ideal de umidade.
Importante! Para o plantio, você precisa comprar mudas, cuja idade 1–2 anos Eles são mais resistentes a fatores ambientais adversos (quedas de temperatura, doenças e pragas).
Ao escolher o material de plantio, verifique cuidadosamente se há rachaduras, manchas ou outras características estranhas.. Eles podem ser sinais de doenças e pragas.
A preparação do local de desembarque é que ele precisa ser cavado até 1 pá de baioneta. No processo, adicione 20 g de sulfato de potássio e 4 baldes de húmus para cada 1 m². Após 2-3 semanas, quando os fertilizantes são absorvidos, é necessário cavar buracos com dimensões de 65 × 65 cm. A distância entre as covas deve ser de 2 m, para que as plantas não se ocultem. Dentro do buraco, uma pequena colina é feita de solo nutritivo (20 a 30 cm de altura), no qual uma muda é colocada.
Nas proximidades, eles soltam uma haste de metal ou madeira, que servirá de suporte. As mudas devem ser polvilhadas com o solo, que é pré-misturado com húmus, areia e turfa em proporções iguais. Deixe o colo da raiz acima da superfície da terra para que, com sua ajuda, o sistema radicular receba o oxigênio e os nutrientes necessários. Deve subir 3-5 cm acima do solo.
Ao redor da planta, você precisa fazer um pequeno orifício circular, que será usado para regar. Após o plantio, a parte basal é regada com 20 litros de água e coberta com húmus e palha. A altura da cobertura deve ser de 30 cm.
Vídeo: Recursos e cuidados com o espinheiro marítimo
Cuidar do espinheiro botânico consiste em regar, adubar, podar, soltar o solo, remover ervas daninhas e preparar-se para o inverno.
A irrigação do solo é realizada de acordo com as seguintes regras:
- arbustos jovens (até 5 anos) deve ser regado semanalmente com 30 l de água;
- plantas adultas irrigado 2 vezes por mês, usando 50 litros de água para cada arbusto.
Os fertilizantes são aplicados na primavera e no outono.. No final de abril, é necessário adicionar uma solução de nitrato de potássio (50 g por 10 litros de água) para melhorar a floração do espinheiro. No outono, no final de setembro, adicione superfosfato (100 g por 10 litros de água) para aumentar a resistência dos arbustos ao gelo.
Importante! Antes da irrigação e da cobertura, recomenda-se remover as ervas daninhas e as ervas daninhas do solo superficial. Graças a essas ações, a água e os nutrientes penetram melhor na terra.
Se o tempo estiver calmo durante a floração do espinheiro, então é necessário quebrar um pequeno ramo da planta masculina e agitá-lo sobre as flores do arbusto feminino. Devido a isso, a produtividade das culturas aumentará.
A poda é necessária apenas para uso sanitário, pois os arbustos não alteram a forma de sua coroa. Na primavera e no outono, dependendo da necessidade, remova galhos secos, congelados, rachados ou doentes.
O processo de preparação para o inverno depende da idade do espinheiro marítimo. As plantas jovens precisam ser cobertas pelos primeiros 2 anos no inverno, usando agrofibra. Ele é removido com o início do primeiro calor, para não provocar o desenvolvimento de infecções fúngicas. Arbustos adultos precisam de uma cobertura cuidadosa do círculo do tronco. A altura da camada deve ser de 30 cm.
Métodos de criação
A reprodução botânica do espinheiro marítimo é realizada por vários métodos:
- estacas;
- estratificação;
- dividindo o mato.
Se você decidir propagar a planta por estacas, precisará cortar crescimentos de dois anos no final de novembro. A largura deve ser de 6 cm e o comprimento de pelo menos 15 cm.Todos os cortes que serão preparados devem ser amarrados com um fio denso e embrulhados em um saco plástico. Depois disso, enterre-os em um buraco a uma profundidade de 7 cm e polvilhe com neve. Você também pode usar ramos de abeto ou folhas caídas.
No início de março, as estacas precisam ser desenterradas e colocadas em água por 3 dias. A água precisa ser trocada diariamente para impedir o desenvolvimento de mofo.. Você também pode adicionar "Kornevin" (50 g por 5 l de água) à água para estimular o crescimento de brotos. Depois disso, plante as mudas no buraco. Lembre-se de que 2-3 rins devem permanecer acima da superfície do solo. No outono, a altura da planta será de cerca de 60 cm.
Alguns agricultores preferem propagar o espinheiro marítimo por camadas, pois esse processo é mais simples.. Você precisa escolher uma sessão com bom crescimento no mato. Deve ser inclinado para o buraco cavado (5 cm de profundidade) e polvilhado com terra. Cuide do galho em tempo hábil (remova as ervas daninhas, solte a parte superior do solo, regue e fertilize). Na primavera, após o enraizamento, é necessário separá-lo da planta mãe e transplantá-lo para um local permanente.
Para propagar o espinheiro marítimo dividindo o mato, você precisa cavar a planta inteira. Remova todos os galhos antigos e divida o arbusto em várias partes. Por conveniência, use tesouras afiadas. Coloque cada parte em covas preparadas e cuide delas como faria com as mudas.
Doenças e Pragas
O espinheiro botânico do mar pode ser afetado pelas seguintes doenças:
- Endomicose. Aparece na forma de muco cinza nos frutos. O tratamento consiste em pulverizar uma solução de líquido Bordeaux (10 g por 10 litros de água).
- Câncer preto. Os sintomas da doença se manifestam em manchas escuras na casca, o aparecimento de rachaduras e madeira podre. Contra a doença, você precisa usar uma solução de sulfato de cobre (20 g por 10 litros de água), pulverizando.
- Podridão cinzenta. A sintomatologia é que os frutos da planta ficam enrugados e desbotam. Contra esta doença, você precisa pulverizar os arbustos com uma solução de Fitosporina (40 g por 5 litros de água).
Pragas desta espécie incluem: traça, mosca, pulgão e ácaro da bílis. O Karbofos (60 g por 10 l de água) é usado contra mariposas. Um remédio eficaz contra as moscas é o clorofós (50 g por 5 l de água). Contra pulgões use "Profit" (3 ampolas por 5 litros de água). Para destruir o carrapato, você precisa usar o "Falcon" (100 g por 10 litros de água). Toda a pulverização contra doenças e pragas é realizada 2 vezes por mês.
Então, agora você sabe quais variedades de espinheiro são botânicas. Não é difícil cultivá-las, pois elas não exigem cuidados. Inspecione as plantas cuidadosamente para determinar a presença de doenças e pragas em tempo hábil. Isso impedirá a morte da planta.