Atualmente, mais e mais empreendedores estão pensando em criar fazendas de avestruzes. Existem muitos pré-requisitos para isso: a carne de avestruz é considerada dietética (contém mais proteína que a carne e quase não tem gordura); penas são usadas em artes e ofícios, a indústria de design; os tendões dessas aves têm aplicação em transplantologia. Mas como os avestruzes são exóticos para os países europeus, você deve estudar cuidadosamente as especificidades de sua alimentação e manutenção antes de prosseguir para a reprodução.
O que os avestruzes comem na natureza?
O avestruz vive em savanas e semi-desertos, e as características de sua dieta decorrem disso.
Aves selvagens se alimentam de:
- plantas rastejantes (por exemplo, grama das Bermudas);
- frutos de baobá e caqui semelhante a nêspera;
- grãos e sementes;
- folhas e galhos de arbustos;
- insetos e pequenos répteis.
Você sabe A moderna zona de habitat natural das maiores aves do mundo é a África. A subespécie do Oriente Médio é considerada extinta desde 1966. Os emu de cassowary que vivem na Austrália e o nandu sul-americano não são realmente avestruzes, embora muitas pessoas os chamem erroneamente.
Como alimentar em casa
Os sistemas de alimentação variam de intensivo (mantendo em gaiolas ao ar livre e falta de pasto) a extensivo (mantendo uma caminhada durante todo o ano, exceto no inverno). Qual sistema comprar, quantas vezes por dia para fornecer comida e quais edifícios precisarão ser construídos dependem do sistema escolhido, da idade dos pássaros e da época do ano.
Vamos considerar com mais detalhes as nuances da alimentação de diferentes categorias etárias.
Avestruzes para adultos
2 adultos são alimentados–3 vezes ao dia com uso intensivo e 1 vez por dia com conteúdo para caminhadas. Vivendo em uma fazenda, os avestruzes exigem menos comida do que na natureza, devido a menos energia. A ingestão diária chega a 2,5–3 kg
A base da dieta é o feno e a ração verde:
- alfafa;
- colza;
- urtiga;
- trevo;
- talos de dente de leão;
- Espinafre
- milho
- aveia.
- abóbora
- nabo;
- beterraba;
- cenouras;
- soja.
Importante! Não devemos esquecer o regime de bebida. Sendo um pássaro africano, o avestruz, no entanto, adora água e pode consumir até 10 litros por dia, dependendo das condições climáticas e da composição da dieta. É melhor usar um bebedor de carro e organizar um pasto perto dos recursos hídricos naturais.
Como aditivos alimentares devem estar presentes:
- giz, calcário, conchas trituradas (fontes de cálcio);
- areia e cascalho do rio (promovem a digestão);
- farinha de carne e ossos (rica em proteínas e minerais);
- levedura de hidrólise;
- sal (0,7 g por dia)
Produtos lácteos e ovos cozidos complementam perfeitamente a dieta. É melhor dar peixe picado, na forma de farinha e em pequenas quantidades, caso contrário, a carne terá um aroma desagradável.
Avestruz
2 primeiros–4 dias após a eclosão, os recém-nascidos não precisam de comida - eles recebem nutrientes do saco vitelino, que é quase metade do seu peso. Mais tarde, a bolsa com o cordão umbilical desaparece, mas isso pode acontecer a qualquer momento; portanto, desde os primeiros dias, o avestruz deve ter acesso a comida e água.Os recém-nascidos comem 3-4 vezes ao dia, à vontade, e não de acordo com um regime claro, e nas quantidades que desejam.
A dieta inclui:
- misturadores líquidos de concentrados e alfafa picada;
- vegetais
- fruta
- ovos cozidos picados;
- rocha do solo (muito importante para a formação do esqueleto).
O trato gastrointestinal de avestruzes ainda não é capaz de digerir forragem de fibra grossa, portanto, eles não têm permissão para pastar por até quatro meses.
Importante! Avestruzes recém-nascidos não devem bicar os excrementos de seus pais, pois isso pode levar à infecção por helmintos.
Recursos de energia
Para o bom funcionamento do corpo e a manutenção da alta produtividade de carne e ovos, os avestruzes precisam de uma dieta equilibrada pela BJU e de um suprimento suficiente de vitaminas e minerais.
Particularmente importantes são as vitaminas B e biotina, pré-misturas com as quais geralmente são adicionadas aos alimentos (5 g por indivíduo). Para evitar a hipervitaminose, você deve elaborar cuidadosamente uma dieta, analisando se as aves têm nutrientes suficientes.
Os suplementos vitamínicos serão úteis no inverno, em meio à escassez de ervas verdes e suculentas. Drogas comprovadas Strusmix, Miavit.Ao mencionar o molho de vitaminas na estação fria, vale a pena dizer algumas palavras sobre os recursos nutricionais, dependendo da estação.
No verão
Na estação quente, os avestruzes se alimentam principalmente de ervas frescas, culturas (centeio, trigo, milho, milho), sementes de girassol, raízes suculentas (cenouras, cebolas, pepinos), bem como melancias e melões.
No período outono-inverno
A base da dieta é a farinha de feno e capim, colhida no verão (alfafa, festuca, bluegrass, trevo, sainfoin). Eles também fornecem alimentos compostos, vegetais (beterraba, abóbora, cenoura), laticínios, suplementos vitamínicos e minerais.
O que você não pode alimentar avestruzes
Eles são onívoros, mas existem alimentos que eles devem evitar.
Isto é em particular:
- batatas e couve (causam distúrbios digestivos)
- salsa (pela mesma razão);
- leite (devido à falta de enzimas necessárias para digestão);
- folhas e grama molhadas e sujas, que podem levar a doenças gastrointestinais.
Você sabe Avestruzes gostam de engolir pequenos objetos brilhantes. Na África do Sul, foi registrado um caso de ingestão de 53 pedras preciosas por um avestruz que vagava pelas minas de diamantes.
Regras básicas para guardar avestruzes
Para a criação eficaz de avestruzes, não apenas o que comem é importante, mas também condições confortáveis de manutenção:
- Um dos aspectos mais importantes é ter espaço suficiente para caminhar. O desejo dessas aves de se mover é determinado geneticamente; portanto, em gaiolas próximas, elas serão desconfortáveis. A área da casa deve ser de pelo menos 10 metros quadrados. metros por cabeça, da cabeça do pássaro ao teto deve ter pelo menos um metro (para evitar ferimentos). No chão você precisa de uma cama de palha. A área para o recinto ao ar livre deve ser de 8 avestruzes por 1 ha. As áreas para caminhada devem ser cercadas com uma grade de pelo menos 2 metros de altura.
- LimpezaComo você sabe, a garantia de saúde e avestruz é totalmente aplicável, o que significa que são necessárias limpeza diária, tigelas e alimentadores limpos e ausência de roedores e parasitas em casa.
- Temperatura do ar para essas aves de calor habituais não deve cair abaixo de 18–24 ° C e umidade – não exceda 40–60%.
- Avestruz não gosta de rascunhos, ele precisa de um sistema de ventilação de qualidade.
- Sem barulho é outro fator importante. A fazenda deve estar localizada longe de rodovias e ferrovias. O barulho – muito estresse para essas aves, por causa disso, as fêmeas podem parar de pôr ovos.
Dicas úteis para iniciantes
Em avestruzes reprodutores, existem alguns detalhes, lembrando que um novato nesse tipo de empreendedorismo terá mais sucesso:
- A fazenda está melhor localizada em uma área com cinturões florestais para proteção contra o vento.
- As calhas de alimentação e outros objetos não devem ter aberturas comparáveis em tamanho ao volume da cabeça do avestruz. Se um pássaro enfia a cabeça no buraco, esquece imediatamente como o fez. Podem ocorrer ferimentos graves.
- Não cubra avestruzes em casa durante o inverno inteiro. Eles são capazes de suportar caminhadas sob geadas leves.
- Um golpe na cabeça de um pássaro pode ser crítico, portanto, você precisa garantir que isso não aconteça.
- Em nenhum caso os alimentadores e bebedores devem estar enferrujados. A ferrugem libera toxinas nos alimentos e nas bebidas.
- As avestruzes não são tão tímidas e tímidas quanto muitos pensam. Os machos são bastante agressivos, especialmente durante a eclosão da alvenaria (e machos e fêmeas a eclodem durante o dia). Portanto, você precisa abordá-los com cuidado, sem fazer movimentos bruscos.
- O crescimento jovem não pode ser elevado por asas. Aves jovens devem ser seguradas pelo peito e pelas costas.
- Os trabalhadores agrícolas que cuidam dos pássaros devem ser permanentes - freqüentemente mudam o rosto dos pássaros desorientados, criando uma situação estressante.
- As avestruzes são melhor percebidas por culturas granulares, não por farinha ou farelo.
- Talos de alfafa não são utilizados na alimentação de animais jovens, apenas folhas. As hastes são muito pesadas para digerir.