O xarope invertido é um fertilizante para as abelhas da natureza dos carboidratos, que em qualidade perdem apenas para o mel. Nosso artigo descreve todas as vantagens de tal alimento, a tecnologia de sua preparação e as regras de alimentação.
O que é xarope de abelha invertido?
Esta é uma solução de sacarose à base de água a 99,75%. É usado para alimentar abelhas na primavera e no inverno, promove o crescimento de colônias de abelhas e aumenta a fertilidade do útero.
- O uso de alimentos invertidos tem suas vantagens:
- Assemelha-se ao mel, portanto é bem percebido pelo sistema digestivo das abelhas.
- É facilmente processado por insetos, preservando sua vida útil.
- Fortalece famílias enfraquecidas.
- É armazenado por muito tempo e não cristaliza, o que permite distribuí-lo em grandes doses.
- Custo-benefício, mais barato que o mel.
Qual é a diferença entre xarope de abelha invertido e açúcar
Ao inverter a sacarose no produto descrito, ela é clivada em glicose e frutose. Isto é devido à introdução da enzima invertase, que está contida no mel natural. Esta forma da substância é considerada a mais adequada para a dieta das abelhas, pois é facilmente passível de processamento subsequente por insetos.
Você sabe O consumo regular de mel, apesar de seu conteúdo calórico, contribui para a perda de peso, pois estimula a quebra de gorduras no organismo.
Como inverter xarope de açúcar para abelhas
O processo de preparação de alimentos é bastante demorado e leva vários dias. A seguir, são apresentadas receitas de produtos usando diferentes ingredientes ativos.
Com mel
Como mencionado acima, uma característica do alimento em questão é o estado de divisão dos açúcares, que é alcançado através da introdução da enzima. Assim, o mel de abelha contém invertase, que é produzida por esses insetos durante o processamento do néctar. Além disso, a cobertura será saturada com vitaminas, aminoácidos e minerais. Para preparar esse xarope, é importante usar apenas mel natural e estéril.
Ingredientes
- água - 2 l;
- açúcar - 7,25 kg;
- mel - 0,75 g.
Tecnologia de Culinária:
- Todos os ingredientes são misturados.
- Um recipiente para uma semana é colocado em tais condições de temperatura - +35 ... + 36 ° С.
- Mexa tudo diariamente 3 vezes.
- A mistura é insistida e escorrida.
Importante! O final do processo de inversão é determinado pela presença na superfície da espuma e cristais únicos de açúcar não dissolvido.
Com ácido cítrico
A adição de ácidos ao xarope de açúcar é considerada o método de preparação mais econômico. No entanto, este alimento contém apenas carboidratos.
Ingredientes
- água - 6 l;
- açúcar - 7 kg;
- ácido cítrico - 14 g.
Tecnologia de Culinária:
- Tudo o que foi dito acima é misturado em um recipiente, colocado no fogão.
- Mexa, deixe ferver.
- Fique em chamas por cerca de uma hora.
Com a adição de invertase industrial
Ingredientes
- água - 5 l;
- açúcar - 5 kg;
- invertase - 2 g.
Importante! O xarope invertido fervente é contra-indicado, pois se tornará tóxico.
Tecnologia de Culinária:
- Prepare xarope regular. Água e açúcar são misturados em um recipiente, fervido até que o último esteja completamente dissolvido.
- A invertase é adicionada a um líquido resfriado a +40 ... + 50 ° C.
- Tudo está bem amassado e deixado por 2 dias a uma temperatura de +20 ... + 50 ° C.
Com a adição de ácido lático
Ingredientes
- água - 2,8 l;
- açúcar - 5,5 kg;
- ácido láctico - 2 g.
Tecnologia de Culinária:
- Tudo é colocado em um recipiente e incendiado.
- Deixe ferver.
- Fique em chamas por cerca de uma hora.
Usando enzimas de organismos inferiores
O xarope invertido também pode ser obtido usando invertase de levedura e natureza fúngica. Este alimento é caracterizado por um alto grau de divisão dos componentes e também evita a manifestação de doenças no apiário.
A quantidade de ingredientes necessários, bem como a própria tecnologia de cozimento, são idênticas ao xarope à base de invertase industrial.
A droga "Bee" para a preparação de xarope invertido
Um medicamento da produção russa, usado para a preparação de cobertura, contém aminoácidos, vitaminas, elementos micro e macro.
Para obter o produto, é necessário misturar açúcar com água fervida em proporções iguais, dissolver completamente os cristais e esfriar. Na solução resultante, adicione “Bee” na quantidade de 2 g por 10 kg de xarope de açúcar a 50%, misture e repouse por cerca de 2 dias a uma temperatura de +20 ... + 30 ° C. Alimentos cozidos devem ser utilizados dentro de 3 dias.
Importante! O produto restante deve ser armazenado em um recipiente fechado por um período não superior a 1 mês a uma temperatura de +4 ... + 6 ° C.
Regras de alimentação das abelhas
Há várias recomendações sobre a introdução de ração adicional na dieta das abelhas.
Alimentação líquida
Após um piso de limpeza, é usado o curativo de tratamento e profilático na forma líquida. Xarope na concentração de 1: 1 na forma quente é derramado em alimentadores limpos.
Comida grossa
Para alimentar as abelhas no inverno, elas usam principalmente alimentos densos. Não estimula insetos e não causa diarréia.
Como uso de feed:
- Sugar Fudge. Preparado a partir de 1 parte de água e 2 partes de açúcar, ferva por cerca de 20 minutos e adicione 600 g de mel líquido.
- Massa de alimentação de 2 kg de açúcar em pó e 1 kg de mel, aquecido a uma temperatura de + 45 ° C.
- Mel cristalizado envolto em gaze.
Dosagem
Alimentos espessos são colocados sobre o clube em forma de ladrilhos durante todo o período de inverno. A alimentação líquida é colocada nos alimentadores - não mais que 1 litro por mês.
Como dar
Cada colmeia deve estar equipada com alimentadores, que são estruturas de armação e plataforma. Eles colocaram artigos de vidro com gaze esticada sobre ele. O frasco é colocado acima do orifício de cabeça para baixo. Você também pode preencher as células com cobertura.
Você sabe O consumo diário de 30 g de mel melhora a composição do sangue.
Por que as abelhas não tomam xarope?
As principais razões para esse fenômeno incluem:
- Famílias pequenas. O número de abelhas não é suficiente para aquecer simultaneamente a ninhada e transferir o xarope.
- A presença de um suborno forte.
- Várias doenças, por exemplo, febre e ascospherosis.
- Não é um produto fresco e azedo.
- Baixas temperaturas.
- Um útero velho com uma pequena quantidade de ninhada.
É possível alimentar abelhas com mel fermentado
As pessoas que gostam de apicultura argumentam que alimentar alimentos estragados é considerado inaceitável, pois pode causar digestão nas abelhas e, como resultado, sua morte.
A vida das colônias de abelhas depende diretamente da qualidade da alimentação, por isso é importante escolher produtos de alta qualidade para alimentá-los. Acima estão algumas receitas para o xarope invertido, que é bem absorvido pelo organismo dos insetos e perde apenas para o mel natural.