Enquanto algumas pessoas criticam a variedade de tomate que o Honey salvou por sua inadequação para enlatar, outras que são alérgicas ao tomate vermelho, agradecem a ele pela oportunidade de usar todos os muitos benefícios desta planta sem prejudicar sua saúde. Outras vantagens desta variedade de tomate e como cultivá-la serão discutidas no artigo.
Descrição da nota
Embora a variedade de tomate que o Mel criado em Novosibirsk tenha sido certificada há menos de 15 anos, ela já conseguiu coletar uma coleção sólida de críticas positivas de jardineiros que vivem em diferentes zonas climáticas.
Este tomate original tem as seguintes propriedades:
- É uma variedade de alto rendimento e maturação média que pode produzir de um arbusto a 6 kg de tomate;
- pertencente a plantas indeterminadas, não se limita ao crescimento e é capaz de atingir quase dois metros de altura, se o proprietário permitir;
- o tempo de maturação de seus frutos é de 110 a 115 dias;
- possui um sistema raiz poderoso;
- as folhas são verde claro;
- a forma dos frutos é diversa - do formato do coração ao achatado;
- cor da fruta - laranja-mel ou radicalmente amarelo;
- pesa frutas em média 200 g, mas é capaz de ganhar mais de meio quilo de peso;
- a polpa é suculenta, carnuda, açucarada, com uma pequena quantidade de sementes pequenas;
- os frutos são cobertos com uma pele densa e não racha durante o amadurecimento, facilitando seu armazenamento a longo prazo e transporte bem-sucedido;
- pertence a variedades de saladas e não é adequado para conservas devido à falta de ácido nos frutos e ao seu grande tamanho;
- em uma escova de flores cresce para 5 frutos de pleno direito.
Vantagens e desvantagens
- Além das qualidades positivas já mencionadas acima, o Honey Spas tem as seguintes vantagens:
- Possui propriedades dietéticas pronunciadas, pelas quais pode ser usado por pessoas com problemas no trato gastrointestinal e que sofrem de reações alérgicas ao comer tomates vermelhos;
- os frutos são capazes de persistir por vários meses sem perder suas valiosas qualidades;
- dá muito suco de tomate, que tem qualidades úteis e quase nenhuma contra-indicação;
- capaz de se adaptar a várias condições climáticas;
- possui resistência à maioria das doenças e destruidores das quais as culturas de cabeceira geralmente sofrem;
- as frutas têm um gosto bom.
- As desvantagens, entre as quais praticamente não existem graves, costumam incluir:
- inadequação para conservação de frutas dessa variedade;
- alta demanda de qualidade do solo;
- a necessidade de beliscar com freqüência ao longo da estação de crescimento;
- incapacidade de crescer sem gravata.
Mudas de crescimento próprio
Sendo uma variedade completa, e não um híbrido, o Honey Spas é capaz de se reproduzir com sucesso com suas próprias sementes. Para fazer isso, use o método de mudas.
Datas de semeadura
Normalmente, sementes dessa variedade são plantadas para obter mudas no início de março. No entanto, dependendo das condições climáticas, esse período pode ser alterado em uma direção ou outra, se você usar a regra em que 60 dias devem passar desde o momento da semeadura das sementes até o plantio de mudas em campo aberto.
Você sabe A presença de serotonina no tomate, que também é chamado de "hormônio da felicidade", permite competir em elevar o humor das pessoas, mesmo com autoridade reconhecida a esse respeito - chocolate.
Solo
Se não for possível usar a melhor opção na forma de solo adquirido preparado profissionalmente, você pode preparar o solo certo com suas próprias mãos. Para fazer isso:
- Pegue a terra dos canteiros, preparados no outono para plantar mudas de tomate.
- Misture em proporções iguais com húmus ou turfa com uma pequena adição de areia e cinza de madeira.
- Desinfetar o solo com solução quente de manganês ou calciná-lo no forno a uma temperatura de +190 ° C.
- Mantenha o solo desinfetado em um recipiente aberto ao ar livre por 15 dias.
- Juntamente com o solo, os recipientes para plantio devem ser descontaminados.
Capacidade de crescimento
Existem várias opções para recipientes para o solo em que as sementes são semeadas para mudas:
- copos de plástico;
- potes de turfa;
- caixas de madeira;
- recipientes de plástico;
- comprimidos de turfa.
Você sabe Os tomates são tão amados e populares no mundo que, em homenagem a elas, são realizadas festas, museus abertos e até monumentos são erguidos, que em diferentes países do mundo custam mais de uma dúzia.
Preparação de sementes
Antes do plantio, as sementes são preparadas da seguinte forma:
- A calibração é realizada e, como resultado, as sementes danificadas, podres e com outros defeitos são removidas.
- As sementes selecionadas são mergulhadas em solução salina e, em seguida, são removidas as amostras vazias emergentes.
- O material de sementes de pleno direito afundado até o fundo é retirado e lavado com água limpa.
- Em seguida, é tratado com uma solução de manganês a 1% por um terço de uma hora.
- Após a secagem, as sementes são expostas a estimulantes de crescimento, que podem ser substituídos com sucesso por suco fresco extraído das folhas de aloe.
- As sementes tratadas são colocadas em uma gaze constantemente umedecida a uma temperatura de +20 ° C até serem bicadas.
- Durante esse período, eles geralmente conseguem endurecer as sementes até 5 vezes na geladeira, onde são colocadas por 10 a 12 horas a cada vez.
Semeando sementes
A semente é enterrada no solo por no máximo 1,5 cm e polvilhada com turfa picada por cima. Ao mesmo tempo, é observada uma distância de 3 cm entre as mudas e, após a semeadura, o solo é umedecido com um spray.
Cuidados com mudas
Os tanques com solo semeado são cobertos com vidro ou um filme transparente para criar um regime de efeito estufa e são deixados nessa forma até que os primeiros rebentos apareçam. Depois disso, o revestimento é removido e os recipientes são colocados em um local bem iluminado, a uma temperatura estável de +24 ° C. Durante os primeiros dois dias, a iluminação não deve ser desligada e as horas de luz do dia devem durar pelo menos 16 horas.
Importante! Para que o desenvolvimento do mato não diminua, é recomendável que os frutos sejam removidos no estágio de amadurecimento.
Após o aparecimento das 2 primeiras folhas dos brotos, as plantas mergulham, plantando-as em vasos de litro, tentando capturar o maior nódulo de terra ao redor das raízes durante o transplante e aprofundando a planta em folhas cotiledonares. Imediatamente após o transplante, é necessário alimentar as mudas, para as quais é mais adequada a mistura de uma colher grande de cinza de madeira e um litro de água. A rega das mudas deve estar ativa, não sendo esperada quando o solo é seco. No entanto, neste caso, você não pode exagerar o solo.
Endurecimento de mudas
Quando resta uma semana antes do plantio de mudas em um local permanente, os brotos devem ser endurecidos. Para começar, as janelas se abrem por algumas horas na sala, evitando cuidadosamente rascunhos pouco tolerados pelos tomates. Então as mudas começam a sair para o ar fresco, aumentando gradualmente o tempo de sua permanência ao ar livre. Nos últimos dois dias antes do transplante para o campo aberto, as mudas são deixadas ao ar livre a noite toda.
Plantio de mudas em local permanente
Esse momento é determinado por dois fatores:
- o ar e o solo ao ar livre devem aquecer de maneira estável;
- Passaram 60 dias desde o momento da semeadura.
- Os melhores antecessores de tomate são:
- pepinos
- beterraba;
- cenouras;
- repolho;
- cebolas;
- legumes.
- Mas não é recomendável plantar mudas de tomate no solo depois de cultivá-lo:
- berinjela;
- batatas;
- tabaco
- pimenta.
Você também não pode plantar tomates depois de três anos. O plantio de plantas é necessário de uma maneira que por 1 quadrado. m eles cabem não mais que três. Ao mesmo tempo, a profundidade dos buracos pré-tratados com uma solução fraca de manganês e enriquecida com duas colheres de sopa de fertilizantes de potássio e fósforo é determinada pela necessidade de aprofundar o coma de terra com o sistema radicular a tal ponto que a terra derramada sobre ele atinge as folhas inferiores das mudas. Tomates transplantados para um local permanente requerem aquecimento imediato.
Cuidado ao ar livre
As mudas de Honey Saviour, plantadas em campo aberto, requerem cuidados subsequentes na forma de:
- rega;
- cobertura superior;
- enteados;
- ligas.
Rega
Após a irrigação com água morna imediatamente após o transplante, as mudas são regadas na próxima vez em uma semana. Deve-se ter em mente que a variedade de Spas de mel não tolera a estagnação da água; portanto, é necessário regá-la, com foco no grau de secagem da camada superior do solo sob a mata.Além disso, molhar com água fria da torneira usando uma mangueira é extremamente indesejável. Ideal para irrigação é a água da chuva coletada em barris e aquecida ao sol. Deve ser derramado exclusivamente sob o arbusto, evitando que gotas de água caiam nas folhas.
Aplicação de fertilizantes
No início da estação de crescimento, quando a planta está crescendo e ganhando massa verde, ela realmente precisa de nitrogênio, que é abundante em fertilizantes orgânicos, seja esterco de vaca ou excremento de pássaros. Esses fertilizantes estão na forma líquida e são entregues sob arbustos de tomate. E quando os frutos começam a se desenvolver a partir dos ovários, e depois amadurecem, o arbusto do tomate precisa de fósforo, potássio e iodo, o que geralmente é satisfeito com extratos de superfosfato com adição de cinzas e algumas gotas de iodo.
A variedade Honey Spas, que responde bem à cobertura, responde melhor a fertilizantes complexos equilibrados e preparados profissionalmente, que contêm, além de potássio e fósforo, minerais na forma de:
- magnésio
- boro;
- zinco;
- Manganês
Stepson
Esta variedade indeterminada de tomate se distingue não apenas pelo crescimento ativo ativo, mas também pelo aumento da formação de enteados nos seios decíduos, portanto, essa parte indesejada, que retira os nutrientes da planta, deve ser removida. Eles fazem isso a cada década, começando em meados de julho, interrompendo os enteados com os dedos tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio.Especialistas não aconselham cortar enteados com uma tesoura. Além disso, o nível inferior do mato é completamente isento de folhagem e, se necessário, os níveis superiores são diminuídos se a massa verde interferir no acesso da luz solar aos frutos.
Cuidado do solo
Como qualquer outro tomate, o Honey Spas adora o solo solto ao redor do arbusto. Recomenda-se afrouxar o solo após cada rega, enquanto capina as ervas daninhas. Deve-se ter em mente que, para evitar danos às raízes do tomate, no primeiro mês ao se soltar, não se deve aprofundar mais o solo em mais de 12 cm. Posteriormente, a profundidade segura é reduzida para 8 cm. E, para manter a temperatura e a umidade ideais no sistema radicular, os arbustos precisam ser polvilhados com terra úmida ou cobrir a superfície basal com húmus.
Importante! Em qualquer outro caso, esta operação deve ser realizada pelo menos 1 vez em 2 semanas.
Amarrando arbustos
Esta variedade de tomate, atingindo uma grande altura, requer liga obrigatória desde o início de seu crescimento em campo aberto. A treliça é mais adequada para isso, embora com um pequeno número de arbustos, estacas altas também sejam bastante adequadas.No entanto, neste caso, ao amadurecer frutas grandes, que geralmente são 5 nas mãos, é necessário fazer apoios adicionais para elas. O uso de cabos macios não apenas suporta os caules, que geralmente são 2 nesta variedade, na posição vertical, mas também permite o acesso ao número máximo de frutas ao sol.
Colheita
Os tomates começam a ser colhidos 110 dias após a semeadura no solo. Graças à pele densa, os frutos são resistentes ao estresse mecânico e toleram o transporte. Além disso, eles têm boa qualidade de manutenção. Verde rasgado, eles podem ser armazenados até o Ano Novo. Além disso, eles têm uma capacidade notável de amadurecer na luz em uma sala quente.
Essa variedade de tomates com cores fora do padrão em um período de tempo relativamente curto conseguiu atrair a atenção dos cultivadores de hortaliças em cabanas de verão e fazendas rurais com seu alto sabor, propriedades alimentares e capacidade de adaptação a várias condições climáticas.