O alho-poró é uma cultura incrível que, se cultivada independentemente, pode ser consumida fresca, em conserva, seca e até salgada. Também pode ser adicionado a vários pratos para enriquecer o sabor e aumentar os benefícios. Devido à sua despretensão, a planta pode ser cultivada em qualquer zona climática. A colheita e o armazenamento de alho-poró é bastante simples, e os benefícios e as quantidades de vitaminas e elementos contidos não são comparáveis a nenhuma outra cultura vegetal.
Importante! A ação diurética causa um alto teor de sais de potássio no alho-poró. O uso de vegetais frescos com urolitíase e inflamação do ureter é contra-indicado.
Características e características do alho-porro
Alho-porro é um grupo de plantas de cebola. Como complemento aos pratos, também foi usado na culinária do antigo Egito e da Grécia, e também é mencionado nas antigas receitas judaicas. A planta foi cultivada pela primeira vez no Império Romano, após o que começou a ter grande demanda entre a população de diferentes camadas. A terra natal do alho-poró é considerada as regiões orientais do Mediterrâneo. A altura da planta amadurecida é de 0,40 a 0,90 m. A cor das folhas depende da variedade e pode ter uma tonalidade verde ou azul esverdeada clara.Flores em forma de guarda-chuva de cor branca ou rosada. A lâmpada está alongada. A reprodução é realizada com sementes. Alho-poró contém muita proteína. O aroma é devido aos óleos essenciais que compõem a composição. Além dos óleos dissulfeto e polissulfeto, a planta possui uma alta porcentagem de açúcar, proteína, potássio, caroteno, ferro, cálcio, magnésio, sódio, vitaminas do complexo B, PP e C, além de outros nutrientes, o que indica suas propriedades benéficas.
Você sabe O imperador romano Nero acreditava que o consumo de alho-poró em grandes quantidades afeta vantajosamente a preservação de suas cordas vocais e possibilita a realização de um longo discurso. Naqueles dias, a cultura era chamada de "alho-poró de alimentação".
Os óleos essenciais que compõem o alho-poró afetam o aumento do apetite, regulam os intestinos, afetam favoravelmente a funcionalidade do fígado e da vesícula biliar. Alho-porro tem um efeito diurético e limpa o sangue. É recomendado para reumatismo e gota. Tem o maior benefício após o vencimento total. Quando colher a cebola e como armazená-la, é fácil entender, você deve se familiarizar apenas com algumas recomendações.
Recursos de colheita de cebola
O tempo para colher alho-poró das camas depende da variedade de culturas. É hora de colher as plantas que amadurecem cedo no verão. Recomenda-se que a parte verde seja usada imediatamente, pois não é adequada para armazenamento a longo prazo. As variedades médias que amadurecem após 4-5 meses são colhidas no outono. Existem até algumas variedades de alho-poró que não têm medo de congelar e toleram temperaturas de até -7 ° C. O alho-porro, como outros vegetais, deve ser desenterrado somente após a maturidade total. Só então pode ser submetido a armazenamento a longo prazo.
Sinais de maturidade
A maturidade do alho-poró pode ser determinada por sua aparência. Sinais óbvios quando remover o arco:
- O pescoço de cebola seca. Em um vegetal maduro, o pescoço é seco, diluído, amarelado ou característico de uma determinada variedade de cores.
- Penas perdidas. Uma planta pode ser considerada completamente pronta para a coleta se suas folhas morrerem e ficarem amarelas. Mas em períodos de chuva, esse recurso pode não ser observado.
- A presença de flocos secos de proteção. No alho-poró amadurecido, as escamas externas farfalham e podem ser facilmente separadas da lâmpada.
Você sabe Em alho-poró, o ácido ascórbico continua a se acumular durante o armazenamento. Comparado com os indicadores iniciais para a coleta de lâmpadas, seu percentual pode aumentar mais de uma vez e meia. Nenhuma outra cultura pode se orgulhar de tal recurso.
Tecnologia de coleta
Antes de cavar cebolas, você deve parar completamente de regar. Com a secagem do solo, o sistema radicular secará e uma casca externa formará flocos. A limpeza deve ser realizada em tempo seco. Toda a colheita é desenterrada e deixada para secar no jardim. O alho-porro deve estar sob o sol até formar escamas douradas homogêneas e o caule secar completamente. Se o tempo estiver nublado e com chuvas previstas, a colheita deve ser movimentada sob um dossel ou em uma área ventilada.
Aqui a cultura deve estar até completamente seca. Quando remover o alho-poró, se por sinais externos estiver completamente pronto para a coleta, mas forem previstas chuvas prolongadas, o jardineiro deve decidir por si mesmo. Se chuvas fortes são frequentes na sua região, você deve seguir a previsão mais próxima.Ao observar a letargia das folhas laterais da cebola, coloque manualmente todas as penas para que se quebrem na base. Nesse estado, a planta deve estar na cama até a última. Antes do início das chuvas, é hora de colher com urgência toda a safra e colocá-la sob um dossel para secagem adicional. Em seguida, as amostras danificadas, não amadurecidas e mal secas são separadas e uma boa cebola é enviada para armazenamento a longo prazo.
Preparando cebolas para armazenamento
Uma colheita adequadamente colhida afetará não apenas o sabor do vegetal amadurecido, mas também a possibilidade de armazenamento a longo prazo. Se as regras de colheita não forem seguidas, sua deterioração poderá ocorrer dentro de alguns meses ou até semanas. Curiosamente, você pode armazenar não apenas a cabeça de alho-poró, mas também suas penas separadamente.
Importante! Re-congelar o alho-poró é estritamente proibido, uma vez que o vegetal perde seu valor nutricional e é deformado.
Para armazenamento e consumo prolongado de alho-poró durante o inverno, siga as seguintes etapas preparatórias:
- depois de colher a cebola, ela deve ser limpa do chão;
- as raízes são parcialmente cortadas para não danificar a lâmpada;
- as folhas não podem ser cortadas, pois depois disso é observado o murchamento acelerado. Folhas cortadas são mais suscetíveis a murchas e várias doenças. Apenas penas danificadas ou muito sujas devem ser cortadas. O nível de fatia da folha é dois terços da cabeça.
Métodos de armazenamento
O alho-porro pode ser armazenado de maneiras e formas diferentes. O alho-poró seco está sujeito ao armazenamento mais longo, e as cebolas contidas à temperatura ambiente têm o menor prazo de validade.
À temperatura ambiente
O armazenamento à temperatura ambiente não dura mais de uma semana. É necessário coletar de 5 a 10 lâmpadas em um grupo e colocá-las em um saco plástico com furos pré-fabricados para ventilação. As substâncias benéficas são preservadas, mas não por muito tempo.
No compartimento da geladeira
No compartimento da geladeira, o alho-poró pode ser armazenado por 14 dias. Suas qualidades gustativas não se perdem. A temperatura da câmara intermediária deve ser +1 ... + 3 ° C.
Secagem
Ao secar o alho-poró, você pode economizar muito tempo. Você pode usar apenas cabeças de cebola previamente esmagadas em anéis de tamanho médio. O alho-poró fatiado é espalhado em uma peneira e seco em um forno ou forno por 4 horas a + 60 ° C. A planta tratada é colocada em um recipiente de vidro selado. Se necessário, as penas da cebola são secas separadamente e usadas como molho para a louça.
Congelamento
Antes do congelamento, o alho-poró é bem lavado, seco e cortado em cachos com uma espessura de cerca de 3 cm e pedaços de vegetais são colocados em polietileno e fixados hermeticamente. A espessura do saco cheio não deve ser superior a 5 cm. Recomenda-se que o alho-porro seja colocado no freezer em pequenas porções. Assim, você pode estocar legumes durante todo o inverno.
Recomendações de uso
O alho-poró é uma cultura universal que pode ser consumida crua, usada como tempero e para cozinhar pratos completos com base nela. Na culinária francesa, é adicionado não apenas aos caldos e purê de legumes, mas também à massa e a alguns tipos de queijos duros. Comparado às cebolas comuns, o alho-poró tem um aroma agradável e um sabor doce delicado.Apesar da ausência de contra-indicações claras, o alho-poró fresco não é recomendado para comer em grandes quantidades para pessoas com processos inflamatórios agudos. Adicionando alho-poró aos pratos mais simples, você pode lhes dar um sabor especial e um novo sabor. O vegetal não requer cuidados especiais e se enraíza facilmente em diferentes zonas climáticas, e diferentes opções de armazenamento permitem seu uso durante todo o ano.