Raiz de gengibre tem sido um excelente remédio para muitas doenças desde os tempos antigos. Suas propriedades curativas são usadas na medicina tradicional hoje. Segundo os curandeiros, o tempero é particularmente eficaz no funcionamento do fígado. Qual é o uso do gengibre para o corpo e quando ele pode prejudicar - ainda mais no artigo.
Funções hepáticas no corpo
Um dos principais órgãos do corpo humano é o fígado.Desempenha cerca de 70 funções, entre as quais: limpeza do corpo de toxinas e substâncias nocivas, participação no processo de digestão, regulação do fundo hormonal.
Fígado saudável
Um fígado saudável é uma glândula que consiste em grandes lóbulos - uma simbiose de células do fígado na forma de um prisma multifacetado. Entre si, os lobos são separados por um tecido especial, que se desenvolve muito mal em uma glândula saudável. Um órgão está localizado na cavidade abdominal, sob o diafragma.
Como indicado acima, a maior glândula do corpo humano é capaz de desempenhar cerca de 70 funções importantes, enquanto participa de 97% de todos os processos que ocorrem no corpo.
As principais funções do fígado incluem:
- Desintoxicação. O funcionamento da glândula visa eliminar toxinas e substâncias químicas nocivas, filtrando o sangue, para combater várias infecções e bactérias. Nesse caso, os produtos de decomposição das toxinas são excretados pelos rins.
- Participação no metabolismo. O fígado está diretamente envolvido no metabolismo de gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas e hormônios. No corpo, ocorre a síntese de glicogênio, na qual o excesso de açúcar é convertido, o metabolismo da gordura é realizado.
- Envolvido na digestão. O ferro sintetiza a bile, necessária para a digestão normal, assimilação de vitaminas e estimulação da motilidade intestinal.
- Regulação do fundo hormonal. O corpo participa da síntese de muitos hormônios, normaliza a quantidade de hormônios e os elimina em excesso.
Importante! Sem o bom funcionamento do fígado, um metabolismo normal no corpo humano é impossível e, portanto, a existência total de uma pessoa.
Fígado doente
Existem muitos fatores que afetam adversamente a condição e a função do fígado. É muito importante que cada pessoa saiba quais fatores causam a doença do órgão, porque a detecção prematura de uma doença ou seu tratamento inadequado pode ter sérias conseqüências para o corpo, até o início de processos irreversíveis.
Hepatite
A hepatite é uma doença perigosa, caracterizado pelo desenvolvimento de processos inflamatórios agudos ou crônicos de etiologia diferente. Na maioria dos casos, a causa da hepatite é considerada uma infecção viral (hepatite tipo A, B ou C), bem como danos ao órgão por toxinas, incluindo álcool. A forma mais perigosa da doença é a hepatite C, que praticamente não é passível de terapia.
Você sabe O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano. Em termos de "dimensões", perde apenas para a pele. O peso médio dos órgãos é de cerca de 1200 gramas.
Para a doença descrita, não há sintomas característicos pronunciados.
A doença pode ocorrer:
- dor regular no lado direito;
- descoloração da urina e fezes;
- amarelecimento das proteínas da pele e dos olhos;
- sensação de amargura na cavidade oral.
Fígado gordo
Hepatose, degeneração gordurosa ou, como é chamado popularmente, obesidade do fígado - Uma doença grave na qual existe um acúmulo de gordura corporal grande no órgão. Como resultado disso, a glândula deixa de funcionar normalmente e cumpre suas funções naturais.
Importante! Em 40% dos casos, na ausência de tratamento qualificado, a degeneração gordurosa passa para hepatite, fibrose e até cirrose.
Segundo as estatísticas, pessoas de 40 a 55 anos são mais afetadas pela hepatose. Muitas vezes, a doença descrita é uma complicação desencadeada por diabetes mellitus ou obesidade. A hepatose "Get" é arriscada por pessoas com sobrepeso, que não aderem aos princípios de uma dieta saudável, abusam de alimentos gordurosos e defumados, preferem beber bebidas alcoólicas.
Infelizmente, a degeneração gordurosa se desenvolve imperceptivelmente. Mas os pacientes podem ter problemas freqüentes com as fezes, sentir dor no hipocôndrio certo, sofrer de azia, náusea, fraqueza geral.
Cirrose
A cirrose é uma doença inflamatória crônica perigosaem que ocorre a morte das células hepáticas e sua substituição por tecido conjuntivo fibroso. Gradualmente, a glândula deixa de funcionar, o órgão aumenta significativamente ou, inversamente, diminui de tamanho, os processos de circulação sanguínea são interrompidos, o que leva a sérias conseqüências. Muitas vezes - até a morte.
Importante! A cirrose é uma doença irreversível. Somente medidas terapêuticas e nutrição dietética especial ajudam a manter a condição do paciente.
As principais causas de cirrose são:
- hepatite viral crônica;
- consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- várias patologias da glândula.
Em quase 80% dos casos, a doença se desenvolve de forma assintomática e aparece apenas quando seu tratamento se torna impossível. Muitas vezes, a doença é acompanhada de distúrbios graves: a formação de coágulos sanguíneos, peritonite, sangramento das veias do esôfago.
O trabalho do fígado com uma vesícula biliar doente (ou a falta dela)
Confira
As principais doenças do órgão biliar estão associadas a:
- a formação de pedras - doença biliar;
- inflamação das membranas mucosas da bexiga - colecistite;
- violações do fluxo de bile - discinesia;
- a formação de pólipos.
Para tornar essa reestruturação o mais fácil possível para uma pessoa, os especialistas aconselham, em primeiro lugar, aderir aos princípios da nutrição fracionada e seguir rigorosamente uma dieta especial.
Você sabe Surpreendentemente, o fígado é um dos poucos órgãos capazes de se auto-reparar. Mesmo com 25% de um órgão saudável, ele pode se recuperar totalmente. Se você doar parte do fígado para transplante para outra pessoa, poderá restaurar o volume anterior de ferro em duas semanas.
O efeito do gengibre no fígado
Para proteger a glândula e garantir seu bom funcionamento, os especialistas aconselham a redução da influência de fatores negativos no corpo. E para a prevenção e tratamento de várias doenças, é recomendável usar produtos naturais e seguros, por exemplo, raiz de gengibre.
Para trabalhar um fígado saudável
Muitas vezes, o uso de gengibre está associado à perda de peso ou ao tratamento de resfriados. Enquanto isso, a raiz tem um efeito benéfico em quase todos os sistemas do corpo humano, incluindo o fígado.
A composição do gengibre é representada por uma ampla gama de vitaminas, minerais e enzimas que afetam positivamente o sistema digestivo, aceleram os processos metabólicos, melhoram o metabolismo, promovem a normalização das fezes, limpam e removem substâncias tóxicas dos tecidos.
Os fitocomponentes dos vegetais de raiz apimentados contribuem para a rápida regeneração das células hepáticas, seu rejuvenescimento e recuperação. Uma planta apimentada permite que o corpo lide com as consequências negativas associadas ao uso de álcool.
- Além disso, gengibre:
- serve para prevenir o aparecimento de hepatose - estimulando o metabolismo das gorduras e melhorando a função da produção de bile;
- permite reduzir os efeitos nocivos das toxinas em caso de envenenamento devido a uma propriedade anti-inflamatória pronunciada;
- reduz a probabilidade de desenvolver hepatite viral aumentando as funções protetoras do corpo, fortalecendo a imunidade;
- fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, o que possibilita enriquecer o fígado com oxigênio e enzimas úteis, afeta positivamente o trabalho do pâncreas e da vesícula biliar.
Para o trabalho de um fígado doente
Substâncias vegetais no gengibre, óleos essenciais e componentes minerais desencadeiam processos regenerativos nas células hepáticas, o que possibilita renovar e rejuvenescer até mesmo um órgão doente. Devido às suas altas qualidades bactericidas, o material vegetal protege contra bactérias e vírus e ajuda a combatê-los efetivamente.
Os produtos à base de gengibre são indicados para uso em cirrose. Eles reduzem a carga na glândula, protegem as células hepáticas dos efeitos negativos de fatores externos, diminuem significativamente a taxa de necrose tecidual.
A infusão de gengibre ou mel ajuda bem no tratamento do alcoolismo. Os medicamentos removem toxinas, desinfetam o corpo, melhoram a circulação sanguínea nas células, aumentam o tônus geral do corpo e facilitam o "enfrentamento" de substâncias nocivas.
O gengibre limpa o fígado das toxinas, acelera a renovação e a regeneração celular, melhorando seu funcionamento. Promove intensa circulação sanguínea. Para aumentar o efeito da raiz de gengibre, outros produtos estimulantes são adicionados, como canela, mel, alho, limão.
Importante! Em alguns casos, o uso de gengibre para várias patologias só pode agravar a situação. Consequências negativas podem ocorrer quando o paciente está usando álcool ou se uma dieta especial não for seguida.
Com uma vesícula biliar doente (ausência)
Recomenda-se o uso de gengibre com uma vesícula doente com muito cuidado. As qualidades ardentes das especiarias podem provocar o movimento de pedras com a patologia da vesícula biliar, o que levará ao bloqueio dos dutos.
É melhor recusar tomar o tempero picante descrito para colecistite e pancreatite, uma vez que preparações à base de vegetais de raiz queimados podem agravar os processos inflamatórios que ocorrem com essas doenças e causar recaídas. Mas depois de remover a vesícula biliar, o gengibre pode servir como um excelente hepatoprotetor e ajudar a melhorar o funcionamento do pâncreas, aliviar o estresse do fígado.
Você sabe O fígado em sua composição possui cerca de 10% do sangue do volume total de líquido fisiológico no corpo humano. Ao mesmo tempo, em um minuto, o corpo bombeia cerca de 1,5 litros de sangue.
Indicações para o uso de gengibre no fígado doente
O gengibre é um produto que possui efeitos anti-inflamatórios, restauradores, regenerativos, regenerativos e antibacterianos, motivo pelo qual é muito útil na prevenção e tratamento de muitas doenças do fígado e da vesícula biliar.
- Meios baseados em queima de temperos são recomendados para uso:
- com uma diminuição da secreção biliar e piora de sua saída;
- com intoxicação do corpo;
- limpar o corpo para pessoas que trabalham com metais pesados ou produtos químicos que tomam medicamentos por um longo tempo;
- com abuso de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos;
- com hepatose para melhorar a produção de bile, normalizar o metabolismo da gordura;
- com cirrose em pequenas doses para inibir o desenvolvimento de necrose do tecido hepático, uma melhora geral na condição do paciente;
- com hepatite para limpar de componentes e toxinas prejudiciais, regenerar novas células.
O fígado doente, que é regularmente protegido pelo tempero do gengibre, começa a funcionar melhor, gradualmente atualizado e rejuvenescido.
Importante! No caso de patologias hepáticas, como cirrose aguda ou hepatite, a adequação do uso do gengibre deve ser confirmada ou refutada por um médico qualificado.
Indicações para uso em pacientes com ou sem cálculos biliares
O uso da raiz de gengibre em doenças da vesícula biliar é uma contra-indicação direta, uma vez que um tempero agudo só pode agravar a condição do corpo e contribuir para o desenvolvimento de processos inflamatórios.
Os meios baseados no gengibre são indicados na ausência de bílis, quando o corpo começa a se reconstruir para funcionar nas "novas" condições. Após a remoção do órgão, é recomendável tomar chá de gengibre regularmente com mel ou limão, o que permite limpar os ductos biliares, reduzir o nível de colesterol "ruim" no sangue e acelerar o processo de reabilitação após a cirurgia.
Contra-indicações e os danos do uso de gengibre em doenças hepáticas
Apesar dos efeitos benéficos do gengibre no fígado, em alguns casos, seu uso pode prejudicar o corpo humano.
- Contra-indicações para o uso de especiarias incluem:
- intolerância individual ao produto;
- tendência a reações alérgicas;
- qualquer doença na fase aguda;
- baixa coagulabilidade do sangue, pois o tempero pode causar sangramento;
- doenças cardíacas graves, uma vez que os produtos com gengibre podem criar uma carga excessiva no coração.
Com muita cautela, deve-se tratar o consumo de gengibre em pessoas com colelitíase, gestantes e lactantes, com processos inflamatórios no fígado.
Importante! Antes de usar a raiz de gengibre para fins profiláticos ou terapêuticos, é necessário consultar um médico.
Características do uso de gengibre em doenças hepáticas
O gengibre não é uma panacéia para doenças do fígado, mas permite limpar o tecido hepático de toxinas e toxinas, melhorar o funcionamento do corpo, livrar-se da intoxicação por álcool e normalizar o metabolismo das gorduras. Para distúrbios na glândula, bem como no tratamento do alcoolismo, use várias infusões e decocções da raiz.
A limpeza do fígado com intoxicação alcoólica é realizada com tinturas, preparadas da seguinte forma:
- ralar uma raiz fresca de tamanho médio;
- despeje o mingau com um copo de água fervente, deixe por 10 minutos;
- coar e aplicar infusão.
A ingestão de tintura de gengibre é recomendada nos cursos, respeitando rigorosamente a dosagem: no primeiro dia, 10 gotas, em todas as seguintes - 2 gotas a mais. Quando a dosagem atingir 40 gotas por dia, tome o medicamento por mais 14 dias.
Depois disso, reduza a dose diária do medicamento em 2 gotas até atingir 10 gotas por dia. Em seguida, suspenda o tratamento por 14 dias e reinicie o ciclo. Para uma terapia bem-sucedida, você deve repetir o ciclo por três meses.
Importante! Ao tratar com gengibre, é muito importante aderir a uma dieta especial, que elimina o consumo de alimentos gordurosos, doces e álcool.
Com a cirrose, após consultar um médico, você pode limpar a glândula com decocção de gengibre, preparada da seguinte maneira:
- misture 2 colheres de sopa. eu gengibre em pó seco, flores de cravo, casca de limão e noz-moscada;
- despeje a mistura com 1 xícara de água fervente, deixe ferver em fogo baixo por 5 minutos, deixe por 2-3 horas.
O caldo deve ser dividido em duas recepções: 0,5 xícaras de manhã e 0,5 xícaras para o almoço.Após tomar o medicamento, recomenda-se envolver-se em um cobertor quente, o que permitirá, devido ao calor, abrir os canais do fígado.
O gengibre é uma planta incrível que ajuda a se livrar de uma ampla gama de diferentes problemas de saúde. Particularmente eficaz, afeta a condição do fígado. A raiz "treina" o corpo para retomar de forma independente suas funções, remover toxinas e substâncias nocivas. Para alcançar o efeito terapêutico máximo, é necessário tomar medicamentos com gengibre em uma dosagem, após consulta com um médico.