Pepino é uma cultura vegetal comum que todo mundo cresce em seu próprio terreno. Apesar da popularidade da planta, problemas com o cultivo são bastante comuns, especialmente se a colheita cresce em uma estufa. Aqui, a questão de como superar o amarelecimento do embrião é sempre aguda. Isso será discutido neste artigo.
Causas do germe de pepino amarelado
Para crescimento e desenvolvimento normais, o pepino precisa de calor e umidade. Se esses parâmetros não correspondem à norma ou outras regras da tecnologia agrícola da cultura são violadas, os embriões de Zelentsy não podem se desenvolver normalmente.
Violação da temperatura e umidade ideais
Na zona intermediária do final de maio, geadas súbitas após um calor bem estabelecido são bastante frequentes. Por causa disso, as mudas de pepinos que crescem em uma estufa de filmes podem ficar amarelas e até desacelerar o crescimento. Saltos de temperatura acima de + 30 ° С também são refletidos negativamente. Sob os raios abrasadores do sol e em condições de baixa umidade, as plantas rapidamente começam a ficar amarelas e eliminam seus ovários.
Você sabe Anteriormente, para garantir a polinização normal dos pepinos, colméias com abelhas eram realizadas nos campos onde cresciam.
Falta ou desequilíbrio de nutrientes
Normalmente, se não houver nitrogênio suficiente no solo, as folhas dos pepinos começam a ficar amarelas. O processo começa nas extremidades da folha e gradualmente se move para os cílios da planta. Para alterar a cor do arbusto, também é adicionada uma alteração na forma dos frutos (eles ficam torcidos). Provocar a falta de um elemento é capaz de introduzir uma grande quantidade de cinzas de madeira, fertilizantes com potássio, superfosfatos.
Rega errada
Pepinos são uma cultura que ama a umidade, mas não sobrevivem ao excesso de umidade. Isso leva ao desenvolvimento da podridão das raízes e à morte gradual do mato. A falta de umidade, tanto no solo quanto no ar, também tem um efeito negativo. Isso é especialmente perceptível durante o período de frutificação. Zelentsy se formou irregularmente, pequeno e amargamente. A cultura também é sensível à temperatura da água. Ao regar com água fria, as folhas e o ovário começam a ficar amarelos.
Desembarques espessados
Muitas vezes, querendo usar a área da estufa com a maior eficiência possível, os jardineiros plantam arbustos de pepino próximos um do outro. Isso leva ao fato de que os nutrientes contidos em um pequeno pedaço de terra que cai em um arbusto não são suficientes para o crescimento e desenvolvimento da fruta. Mesmo na fase do ovário, eles começam a murchar e cair.
Além disso, um plantio denso leva ao fato de que, devido ao plexo apertado da folhagem, a planta recebe menos luz solar. Como resultado, o processo de fotossíntese não ocorre normalmente. Por esse motivo, a folhagem começa a ficar amarela e as frutas perdem a umidade e encolhem. Outro plantio espessado contribui para o desenvolvimento mais rápido de várias doenças que afetam a condição do ovário.
Pepinos maduros
A presença de pelo menos um fruto crescido no mato inibe significativamente o desenvolvimento dos ovários restantes. Mesmo se o Zelentsy maduro demais afundar mais duas horas nos cílios, ele já afetará o crescimento do resto.
Importante! Um efeito negativo no processo de desenvolvimento de frutos e um grande número de embriões no mato. Normalmente, é aconselhável deixar 20–25 verdes.
Pragas
Embora a estufa seja um espaço isolado das condições externas, as pragas podem entrar nela. Eles podem ser trazidos com o solo, ferramentas. A maioria dos pepinos da estufa se incomoda:
- Pulgões de cabaça. Esta praga pequena, quase imperceptível, se deposita na parte de trás da folha e bebe todos os sucos da planta. Como resultado, todo o arbusto começa a murchar, junto com o ovário.
- Ácaro aranha. Outra pequena praga que prefere a parte de trás da folha. Envolvendo uma planta com pequenas teias de aranha, interrompe o curso dos processos naturais no mato, devido aos quais gradualmente começa a morrer.
- Mosca branca. Ele vem da colheita de ervas daninhas e primeiro causa a deterioração da folhagem e, em seguida, de toda a planta, incluindo os frutos.
Problemas de polinização
É difícil para os polinizadores de insetos entrar na estufa, por isso o processo de polinização pode não ocorrer. Como resultado, o ovário, que estava nas flores femininas, começa a cair. Portanto, as estufas cultivam variedades autopolinizadas ou aquelas nas quais o processo de polinização ocorre artificialmente. Mas há problemas com eles, se a planta florescer mal ou ajudar na polinização não foi fornecida em tempo hábil.
Maneiras de combater doenças e pragas
Todos os problemas acima são facilmente resolvidos, mas você ainda precisa fazer alguns esforços.
Iluminação adequada
Sem luz, nenhuma planta pode crescer. Se houver iluminação, mas de intensidade insuficiente e curta duração, o crescimento será, porém fraco. Portanto, é muito importante que os pepinos em todas as etapas do desenvolvimento recebam uma quantidade suficiente de luz. Durante o dia, um total de plantas deve ser iluminado por pelo menos 12 horas, enquanto 6 horas devem estar em completa escuridão.
Com a falta de luz natural, é necessário aplicar a iluminação.
Para esses fins, você pode usar:
- lâmpadas fluorescentes (emitem um espectro adequado para plantas, durável, mas capaz de iluminar um espaço limitado);
- sódio (emite luz monocromática do espectro laranja-amarelo, possui alta emissão de luz, é eficaz durante o período de floração da colheita, mas não é adequado na fase vegetativa do crescimento dos arbustos);
- iodetos metálicos (eles têm um amplo espectro de radiação e uma ampla faixa de potência, sua luz é a mais próxima do sol, mas não duram muito e custam muito);
- LED (fácil de instalar, ilumina bem a estufa, mas custa muito).
Poda
A qualidade e quantidade da colheita depende da correta formação dos arbustos. No estágio inicial do crescimento das plantas nos seios das primeiras 9 a 10 folhas, qualquer "neoplasia" deve ser removida. Então, quando o ovário começar a se formar, ele deverá ser normalizado. Em um arbusto, não deve haver mais do que 26–28 greens. Esse valor deve ser respeitado constantemente.
Fornecendo temperatura
Condições ideais de temperatura - + 15 ... + 25 ° C. Mantenha essa faixa de temperatura com um bom sistema de ventilação.
Importante! É muito importante que entre "dia" e "noite" a temperatura flutue entre + 6 ... + 8 ° C.
Rega e alimentação
Antes da floração, a cultura é irrigada uma ou duas vezes por semana através de um regador ou sistema de irrigação por gotejamento. Em 1 m², você precisa gastar 4-5 litros de água. Com o início do período de floração e antes do aparecimento do primeiro ovário, a frequência da irrigação aumenta e o volume de água consumida aumenta. Em 1 m², despeje 9 a 12 litros em 2-3 dias. Durante o crescimento dos ovários, a quantidade de água permanece a mesma e a irrigação é feita a cada dois dias.
Para a irrigação, você precisa usar apenas água morna com temperatura não inferior a + 25 ° C. Os procedimentos de irrigação em dias quentes devem ser realizados de manhã cedo. Se o tempo estiver nublado, você pode na hora do almoço.
Os nutrientes são adicionados semanalmente. Fertilizantes complexos para culturas em estufa são usados. Com condições climáticas adversas prolongadas (dias nublados seguidos, queda acentuada de temperatura), recomenda-se o uso de agentes de suporte como Epin-Extra ou Zircon, além de estimulantes da formação de ovários.
Polinização
Sem polinização, não haverá crescimento do ovário; portanto, para atrair insetos para a estufa, é necessário abri-lo para ventilação quando o tempo estiver quente. Para que os insetos voem melhor, a planta é pulverizada com xarope doce (1 litro de água, meia colher de sopa. Mel ou açúcar) ou usa fertilizantes de boro-magnésio que podem aumentar a produção de néctar pelas flores.
Métodos de prevenção
Para que nenhum dos problemas descritos interfira no cultivo de um pepino, é preciso recorrer a esses métodos preventivos:
- Prepare cuidadosamente o solo antes de plantar (fertilizar, desinfetar).
- Para selecionar e processar a semente.
- Plante as plantas estritamente dentro do cronograma.
- Faça a formação oportuna e os arbustos de liga.
- Erva daninha e solte o solo regularmente.
- Inspecione regularmente os arbustos em busca de doenças e pragas.
- Use apenas fertilizantes de qualidade.
- Descarte qualquer resíduo orgânico coletado na estufa em tempo hábil.
- Na primavera, trate a estufa com desinfetantes.
- Para tratar plantas jovens com fungicidas e imunomoduladores.
Como você pode ver, todas as causas do amarelecimento dos ovários estão associadas à falta de atenção adequada à cultura. Portanto, você não precisa ser preguiçoso e cuidar cuidadosamente da planta, observando todas as regras e regulamentos.Você sabe O pepino mais longo foi capaz de cultivar húngaros. Seu comprimento era de 183 cm.