Muitos jardineiros estão interessados em variedades de tomates que amadurecem cedo. Um deles é "ultra-precoce". Leia mais sobre o rendimento da variedade e as características do cultivo.
Descrição e características da variedade
O "ultra-precoce" foi desenvolvido por criadores da Sibéria. É por isso que é ótimo em toda a Eurásia. Suas características mais características são:
- variedade super madura: começa a dar frutos 70 dias após as sementes saírem do solo;
- adequado tanto para cultivo em estufas quanto em campo aberto;
- bucha padronizada do tipo determinante: cresce até 55-70 cm de altura;
- frutas arredondadas, com até 100 g, geralmente de cor vermelha brilhante;
- um pincel pode conter até 8 ovários;
- os frutos têm uma polpa densa com um pequeno número de ninhos de sementes, por isso toleram muito bem o armazenamento e o transporte;
- a casca é densa, brilhante, o sabor é doce;
- tem um alto rendimento. Com os devidos cuidados, um arbusto traz cerca de 2 kg de frutas e 1 quadrado. m você pode coletar até 13 a 14 kg de tomate;
- devido à sua alta precocidade, é resistente à maioria das doenças e pragas.
Galeria de Fotos
Prós e contras da variedade
- As vantagens da variedade ultra madura incluem:
- amadurecimento rápido dos frutos quase simultaneamente;
- despretensão;
- imunidade desenvolvida;
- tolera geadas de curto prazo, uma mudança acentuada no clima e baixas temperaturas;
- frutas inteiras podem ser preservadas.
- Essa variedade tem algumas desvantagens, mas são elas:
- a necessidade de amarrar as plantas, pois, devido à abundância de frutas, caules desamarrados podem quebrar;
- alguma dificuldade de beliscar.
Você sabe Para proteger as mudas jovens da geada noturna após o plantio em campo aberto, é necessário realizar uma boa rega entre as fileiras à noite. O contraste de temperatura entre o solo quente aquecido pelo sol do dia e o frio noturno faz com que apareça nevoeiro, que protege os arbustos da geada.
Características do plantio e cultivo
Quase todas as regras para o cultivo de tomates de outras variedades se aplicam aos tomates "ultra-maduros", mas existem algumas diferenças.
Em campo aberto
É possível cultivar "ultra-maduro" em campo aberto com mudas e sementes. O sul da Rússia, quase todo o território da Ucrânia, é bastante adequado para o cultivo sem o uso de estufas. Este método, em condições climáticas favoráveis, é aplicável à maior parte da Bielorrússia e da Rússia central.
Para esta variedade, os tipos de solo mais preferidos são areia ou argila. Se a acidez do solo for alta, no outono, antes da escavação, cal ou giz devem ser adicionados ao solo.Importante! Ao escolher um local para as camas para futuros tomates, deve-se lembrar que essa cultura se sente bem depois de cenouras, beterrabas, cebolas, couve. Eles criam raízes bem depois de pepinos, mas depois de pimenta, legumes e tomate, o tomate cresce mal.
Pouco antes de cavar o jardim na primavera, os futuros canteiros são tratados com sulfato de cobre. De orgânicos, vale a pena usar húmus ou composto (cerca de 3 litros de húmus por 1 arbusto).Para cultivar mudas, as sementes são semeadas no final do inverno ou no início da primavera (tudo depende das características climáticas específicas da sua zona climática). Como substrato, é utilizada uma mistura especial, que pode ser comprada em uma loja ou preparada de forma independente da seguinte maneira:
- Pegue turfa, areia e grama em partes iguais. Misture bem a mistura e a calcina no forno por 20 minutos a uma temperatura de + 180 ° C a + 190 ° C (camada do solo 4-6 cm). Você pode tratar o substrato com água fervente com permanganato de potássio (cor saturada) e depois novamente com água fervente simples.
- Despeje a mistura seca (levemente úmida) em mudas com orifícios de drenagem.
- Prepare um fertilizante de 0,5 colher de sopa. colheres de sopa de superfosfato, 1 colher de chá de sulfato de potássio e 0,5 colher de sopa. colheres de sopa de uréia dissolvida em 5 litros de água.
- A solução resultante derrama a mistura do solo, aguarde até que o excesso de líquido passe pelos orifícios.
A caixa é coberta com filme de jardim, que é removido periodicamente. O solo deve estar constantemente levemente úmido. Molhar as mudas entre os canteiros. Se o solo estiver encharcado, o filme é removido por um tempo (até a terra atingir um grau normal de umidade) e as caixas são colocadas em um local quente. Uma indicação de que umidade suficiente é uma leve evaporação no interior do filme.Até o primeiro rebento, você deve monitorar cuidadosamente o regime de temperatura (+ 23 ° C a + 25 ° C), mas quando os brotos aparecerem, será necessário cuidar da iluminação adequada. Um peitoril da janela sem correntes de ar é o mais adequado.
Quando as mudas atingirem 2,5 a 3 cm, elas deverão ser mergulhadas. Escolha a parte mais forte (se houver brotos demais) e plante-os em xícaras separadas (de preferência em turfa).
Depois que os brotos ficarem mais fortes (a essa altura, pelo menos às vezes os dias ensolarados da primavera devem cair), eles precisam ser endurecidos. Para fazer isso, em um dia adequado, você deve abrir a janela ou retirar as mudas na varanda. Para começar, 5-7 minutos é suficiente, aumente gradualmente o tempo. O principal no procedimento é evitar rascunhos.
Quando as mudas atingirem as dimensões necessárias para o plantio no solo (altura das mudas - 25-30 cm, espessura do caule - 5-6 mm), os canteiros já deverão estar preparados no jardim, que já foram tratados com giz ou limão desde o outono (este procedimento reduz sua acidez )Importante! Se as mudas já atingiram a condição necessária para o plantio no solo e as condições climáticas ainda não corresponderem a isso, coloque-a em um local fresco e reduza a quantidade de rega - o crescimento diminuirá. Depois que as plantas entrarem em condições favoráveis, elas novamente aumentarão com confiança o crescimento.
As ervas daninhas são removidas, desenterradas e os seguintes fertilizantes são aplicados:
- húmus - 3,5 l / 1 sq. m;
- superfosfato - 1,5 colheres de sopa. eu / 1 sq. m
Os procedimentos de primavera (depois que o solo foi desenterrado) também são esse processo: futuros leitos são despejados com uma solução de excrementos de pássaros (400-450 g / 1 sq. M), uma solução de cinzas de madeira da mesma concentração e uma solução de sulfato de amônio (15-18 g / 1 metro quadrado). Selecione a concentração da solução você mesmo. Se o solo estiver suficientemente úmido, dissolva o fertilizante em uma pequena quantidade de água. Se você precisar de uma boa rega, precisará de uma solução de menor concentração, mas com um grande volume de água.
As camas são preferencialmente localizadas de norte a sul. Esse arranjo contribui para uma melhor iluminação. A distância entre os orifícios adjacentes (bem como entre as fileiras) deve ser de 45 a 50 cm. Depois que os leitos são marcados e os orifícios são feitos, trate primeiro tudo com uma forte solução de permanganato de potássio em água fervente e depois com água fervente comum.Recomenda-se plantar mudas em um dia calmo e pouco nublado. Aprofundar a haste com o sistema radicular no orifício de 5 a 7 cm, depois encha-a com um substrato, batendo levemente. As plantas devem ser regadas com água morna.
Tomates da variedade "ultra-madura" podem ser plantados em sementes em campo aberto. Eles toleram bem pequenas geadas de primavera. A vantagem deste método: a planta se torna mais resistente a geadas, doenças e pragas.
Quanto ao arranjo dos canteiros, esse procedimento não difere do descrito acima (para o plantio de mudas). Mas as sementes requerem uma preparação mais complexa.
As sementes antes do plantio devem ser tratadas com “Imunocitófitos” (1/2 comprimido por 500 ml de água) ou nitrofos (1/4 hora para a mesma quantidade de água) da seguinte forma: umedeça completamente uma pequena toalha de terry com a solução resultante e espalhe as sementes sobre ela. Torça a toalha com um rolo e coloque-a na geladeira por 72 horas.Você sabe Os índios sul-americanos cultivaram tomates há mais de 2.800 anos atrás. Eles chamaram a planta de "uma baga grande", que no original parecia "tomate".
Em seguida, retire o rolo da geladeira, molhe-o novamente com a solução, envolva-o com filme de cozinha (não permitirá que a umidade evapore) e mantenha-o na sala pelo mesmo tempo.
A semeadura no solo deve ser realizada (dependendo da região) aproximadamente na segunda década de maio. Jogue 3 sementes germinadas nos poços preparados, adicione 1/2 colher de chá de uréia e húmus.
Vídeo: Semeando sementes de tomate em campo aberto
Se ainda estiver frio (ou você mora na parte norte da Rússia ou na Bielorrússia), acima de cada buraco, você pode colocar uma garrafa de plástico transparente de cabeça para baixo - uma espécie de mini-estufa. O espaço entre os furos pode ser coberto ou isolado com palha.
Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, são mergulhadas, deixando as mais fortes. O método de plantar sementes no solo não é muito confiável. Devido ao forte congelamento ou falta de sementes, você pode perder o tempo de plantio e ficar sem uma colheita.
As vantagens do método (viabilidade, frutificação) já foram discutidas acima. Portanto, se a área da parcela permitir, tente os dois métodos - você obterá a colheita de tomate ultra-madura por mais tempo. Primeiro, os arbustos plantados com mudas começarão a dar frutos, e então - pelo método das sementes.
Na estufa
Para cultivar tomates em uma estufa, você pode aplicar o seguinte esquema: faça tudo da mesma maneira que no cultivo de mudas até o momento do mergulho, apenas no processo de mergulho, plante as mudas não em copos (vasos), mas diretamente na estufa.
Antes de plantar mudas, é necessário preparar os canteiros. É recomendável fazer isso de 6 a 8 dias antes da data planejada de pouso. Quebre as camas por toda a extensão do quarto (a quantidade depende do tamanho da estufa).Você sabe Com o cultivo adequado de tomates em estufa, você pode obter uma colheita 2,4 vezes maior do que quando cultivada em campo aberto.
Tamanho estimado de camas:
- largura - 60-85 cm;
- altura - 35-45 cm;
- espaçamento entre linhas - 55-65 cm.
3-4 dias antes do plantio, retire as 3 folhas inferiores. Isso contribui para uma melhor aeração, reduz a probabilidade de desenvolver várias doenças. Ao replantar mudas em estufa, lembre-se de algumas recomendações simples, mas importantes:
- o substrato deve estar quente (+ 13 ° C- + 16 ° C), filme de jardim deve ser usado para aquecê-lo;
- umidade relativa do ar - não superior a 60-65%;
- a profundidade dos furos não deve exceder 8 cm.
- você não deve usar muitos fertilizantes nitrogenados, caso contrário, obterá um jardim verde com um número mínimo de frutas;
- "Ultra-maduro" é melhor plantado em um padrão quadriculado, a distância entre os furos é de cerca de 40 cm.
Cuidado de tomate
Para obter uma boa colheita de tomate, não basta plantar mudas de alta qualidade no solo ou na estufa. O tomate, como qualquer outra cultura, requer algum cuidado. E embora o "ultra-precoce" não possa ser chamado de uma variedade extravagante, ele ainda precisa de alguns cuidados.
Importante! Você não pode cultivar tomates e pepinos na mesma estufa. Essas culturas de jardim mais populares têm modos ideais de temperatura e umidade completamente diferentes.
Fertilizantes e rega
Após 15 a 20 dias após o transplante de mudas para o solo, o primeiro curativo já deve ser realizado. Jardineiros experientes recomendam o uso desta solução (para 5 litros de água):
- fertilizantes nitrogenados - 12 g;
- fosfórico - 20 g;
- potassa - 8 g.
Vídeo: Topping Tomatoes
Quanto aos orgânicos, você pode usar esterco. Em um balde de água, é necessário diluir 1 litro de esterco, após o que deixar a solução por 1,5 a 2 semanas. Após esse período, você sentirá um cheiro característico, indicando a disponibilidade do fertilizante. Tome 1 litro da infusão resultante e dilua-o em um balde de água. Use o produto na proporção de 1 litro por 1 arbusto.
O tomate não tolera estagnação da água no solo. Este fato deve ser considerado ao regar as plantas. É melhor aplicar esse esquema de rega. Primeiro: uma grande quantidade de água, mas não com muita frequência. Segundo: em calor moderado, uma rega a cada 3-4 dias será suficiente.Regras básicas de rega:Importante! Lembre-se de que o esterco como fertilizante para tomate não deve ser abusado. A falta de minerais pode ser compensada pela adição dos fertilizantes necessários, mas seu excesso é muito mais difícil de eliminar. Uma grande quantidade de esterco produz muita vegetação e poucos ovários (e, portanto, frutas) são formados.
- evitar umidade na massa verde da planta;
- melhor regar à noite;
- se a rua estiver nublada, a rega pode ser realizada durante o dia;
- aplique chuva ou água tratada a uma temperatura acima de + 20 ° C;
- a rega por gotejamento é mais eficaz.
Formação de arbustos e beliscar
Todos os seios da folha após o primeiro podem dar um novo rebento (enteado) - um ramo do tronco no qual também se formarão frutos e ovários. Como resultado, a planta estará com muita massa verde, mas pequenas frutas. Para evitar esse fenômeno, é necessário realizar o enteado, processo de remoção de enteados extras.
Variedades determinantes, que incluem o "ultra-maduro", são mais difíceis de beliscar pelo motivo de você poder remover a parte aérea, que continuará a crescer no mato. Este enteado (principal) completa o crescimento, no final aparece o ovário final. Se for removido, novos brotos que dão o ovário não aparecerão mais.As regras básicas para o plantio de tomates "ultra-maduros":
- Para que a sessão desejada permaneça intacta, o enteado não deve ser realizado antes que o enteado cresça até 4 cm Antes do procedimento, é necessário estabelecer qual sessão será a principal. Em caso de dúvida sobre a remoção do rebento, é melhor deixá-lo.
- Enteado de preferência de manhã. Eles interrompem a fuga com os dedos (luvas devem ser usadas para não transmitir nenhuma infecção à planta ferida). Você pode usar uma faca muito afiada, só precisa agir com precisão e determinação do cirurgião.
- No caso de usar uma faca após o processamento de um arbusto, a ferramenta deve ser desinfetada (permanganato de potássio ou alvejante).
- A parte aérea é removida para que o talo permaneça entre 1 e 1,5 cm.
- Os brotos cortados são dobrados e removidos dos canteiros para evitar a ocorrência de doenças que eles podem causar.
Você sabe Atualmente, são conhecidas mais de 9 mil variedades e híbridos de tomate. O menor tomate de diâmetro tem pouco mais de 1,5 cm; o peso do maior é superior a 1400 G. A cor do tomate maduro pode ser amarela, vermelha e até preta.
Afrouxamento do solo
Afrouxar a terra é melhor após a rega. Isso impedirá a formação de uma crosta na superfície do solo. As ervas daninhas devem ser removidas. Perto do tronco, você precisa afrouxar com muito cuidado para não danificar o sistema radicular. Nas primeiras três semanas, o solo é afrouxado a uma profundidade de 7 cm e próximo ao tronco - menos ainda (3-4 cm).Após o crescimento das raízes, a profundidade do cultivo deve ser reduzida.
Os arbustos devem ser aterrados de tempos em tempos. A primeira vez que terminam três semanas após o plantio nos canteiros, então - com a mesma frequência. Essa medida não permitirá que as raízes sejam expostas, evite o resfriamento excessivo e também contribuirá para o desenvolvimento normal do sistema radicular.
Polinização
Tomate - uma cultura autopolinizada; eles não precisam de insetos polinizadores, embora não interfiram. Para uma polinização garantida, durante a floração, você pode agitar delicadamente os brotos com flores 2-3 vezes por semana. Para atrair insetos, flores brilhantes são frequentemente plantadas nas proximidades (por exemplo, calêndula, calêndula), que não apenas atraem polinizadores, mas também repelem os parasitas devido às substâncias contidas neles.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de a variedade ser considerada resistente a vários tipos de doenças e pragas que geralmente são atacadas pelo tomate, como medida preventiva, pode-se usar a pulverização com infusão de brotos de alho e absinto.
Algum perigo praga tardia. Isso acontece no caso de mudanças bruscas de temperatura e umidade. Para evitar esse problema, as plantas são pulverizadas com fluido Bordeaux.Quanto às pragas, vale mencionar o urso e a mosca-branca. Se, no entanto, eles escolheram tomates, então, como um meio eficaz de luta, os meios Mospilan e Akellik provaram ser bons.
Para se proteger contra as minhocas, Bazudin é usado: é feita uma mistura da preparação e da areia, que é colocada em um pequeno buraco ao lado dos arbustos de tomate onde a minhoca se assentou e polvilhada com terra.
Recomendações de culinária
Algumas palavras devem ser ditas sobre as características culinárias da variedade:
- durante o tratamento térmico, a casca dos tomates não racha, por isso a variedade é excelente para preservar o todo;
- bons tomates desta variedade e para consumo fresco, em saladas;
- devido à polpa densa (devido ao baixo teor de água, não é necessária uma longa evaporação), são uma excelente matéria-prima para a fabricação de sucos, molhos, ketchup, diversos alimentos enlatados da produção doméstica (molho para borsch, aperitivos).
Pode-se dizer sobre os tomates da variedade "amadurecimento precoce" que eles mereciam elogios. Mas, para que esses tomates justifiquem totalmente o nome da variedade, eles devem ser cultivados em estufas ou mudas.