No cultivo de batatas, quase ninguém pensa seriamente na estrutura do tubérculo e em suas propriedades químicas, mas é aconselhável conhecer o máximo possível sobre tudo o que comemos. Uma batata de aparência simples, repleta de muitos fatos interessantes, sobre os quais você aprenderá agora.
O que é um tubérculo de batata?
A definição científica e "comum" de um tubérculo tem diferenças significativas; portanto, para chegar à verdade, vale a pena comparar seu próprio conhecimento com o valor acadêmico desse conceito.
Definição de tubérculo
O tubérculo de batata é um tipo de espessamento vegetativo do caule da cultura, que se forma na parte subterrânea da planta. O caule localizado sob o solo é geralmente chamado de “stolon” e, nos próprios tubérculos, é possível distinguir nós (olhos) e entrenós.
Importante! Para o cultivo de batatas, não apenas todo o material de plantio é perfeito, mas também corta metade dos tubérculos, o principal é que eles têm um número suficiente de olhos viáveis. Para obter a colheita mais abundante, é aconselhável plantar batatas antes de plantar tubérculos no solo, conseguindo a formação de novas mudas com comprimento não inferior a 0,5 cm.
A estrutura de cada nó inclui um rastro de folhas, que em condições favoráveis cresce rapidamente e se transforma em um novo caule, que no futuro representará a parte aérea vegetativa padrão do mato de batata.
Estrutura interna e externa
Se a estrutura externa do tubérculo puder ser parcialmente avaliada por inspeção visual, seus elementos internos, juntamente com as camadas principais, deverão ser examinados ao microscópio. É ele quem permite que você veja a epiderme, a casca, o câmbio, o núcleo e os apertos vasculares de um vegetal, e também descobrir como a parte subterrânea do caule se parece em uma seção.
A epiderme (em tubérculos maduros é chamada de pele) é a camada protetora superior, constituída por células peridérmicas tampadas (outro tecido de cobertura). Imediatamente abaixo dessa camada está a casca formada por células parenquimatosas com grãos amiláceos e tubos de floema em forma de peneira (eles são os principais elementos da fibra).
Sob a casca, você pode ver uma camada de células cambiais, da qual os elementos do xilema partem para a parte central do tubérculo.
Um grande número de células do núcleo parenquimatoso está concentrado na parte central da batata, e o próprio meio diverge em direção a eles com raios radiais. As células parenquimatosas da parte tuberosa contêm grãos amiláceos, cujo maior número está concentrado na parte interna do córtex e nas camadas externas do núcleo.
O menor desses elementos é encontrado nas células aquosas da parte central do núcleo.
Características biológicas
As características biológicas do crescimento e desenvolvimento da batata são amplamente dependentes da variedade de vegetais, mas, em média, a primeira safra já pode ser colhida em 80 a 150 dias, após o plantio do material de plantio.Todos os tubérculos começam seu desenvolvimento a partir dos brotos laterais do subsolo, que se formam na base do caule principal. Sob as condições mais favoráveis, em um determinado momento, a extensão do estolão pára, e as células dentro de sua região apical se expandem primeiro e depois começam sua divisão longitudinal.
Em conjunto, os processos descritos causam inchaço da porção subapical do estolão, que se manifesta externamente como uma planta com flores (em casos raros, está ausente).
Crescendo em tamanho, os novos tubérculos de batata acumulam proteínas e carboidratos, representados principalmente pelo amido. Com sua aparência, a atividade metabólica no interior do tubérculo diminui um pouco e começa a desempenhar o papel de um vaso regular para armazenar nutrientes. Em média, a proporção de amido dentro de um vegetal é pelo menos 18% de sua massa fresca total.
Depois que os brotos aéreos morrem (a cor verde muda para marrom e as videiras secam completamente), você pode começar a colher, porque os tubérculos de batata já se solidificaram e a probabilidade de danificar as frutas durante a colheita diminuiu ao máximo.
Importante! Se a casca na superfície da batata é verde, significa que ela contém uma grande quantidade de solanina - uma substância tóxica que é prejudicial aos seres humanos. Para evitar seu acúmulo nos tubérculos, vale a pena manobrar e fazer a cobertura dos arbustos em tempo hábil, protegendo a parte subterrânea da planta da radiação solar.
Composição química e valor nutricional
A composição química da parte comestível da batata depende em grande parte da variedade de cultura, das condições de seu crescimento, do cuidado com a planta e da maturidade dos próprios tubérculos.Em média, em uma proporção percentual, uma batata contém:
- 75% de água;
- Amido de 18%;
- 2% de proteína bruta (substâncias nitrogenadas);
- 1,5% de açúcares;
- 1% de fibra
- 0,1% de gordura;
- Ácidos tituláveis a 0,2%;
- Compostos fenólicos a 0,1%;
- 0,6: componentes de pectina;
- 1,6% de compostos orgânicos (em particular ácidos nucleicos, glicoalcalóides);
- 1,1% de minerais.
Ao armazenar a colheita, diminui a quantidade de amido contida nos tubérculos, o que é explicado pela decomposição hidrolítica de seus açúcares sob a influência de baixas temperaturas no armazenamento. Além das substâncias já mencionadas, os tubérculos de batata maduros também são úteis para o corpo humano, com alto teor de vitaminas C, B1, B2, B6, K, PP.
Quanto ao teor calórico das batatas cozidas, 100 g de purê de batatas contêm cerca de 66 kcal, e os tubérculos velhos cozidos em seus uniformes são caracterizados pela presença de 78 a 80 kcal.
Você sabe A batata mais cara do mundo é merecidamente reconhecida como a variedade La Bonnotte, cultivada na ilha de Nurmuatie, na França. Para 1 kg deste produto, segundo várias fontes, eles pedem de 400 a 700 dólares.
Como um tubérculo de batata se desenvolve
Tendo em conta as características biológicas dos frutos da batata, é possível determinar claramente todas as etapas do seu desenvolvimento.Como você sabe, as batatas são formadas por espessamentos de rizomas (parte subterrânea do caule) que se desenvolvem nos seios inferiores das folhas, portanto, vários estágios principais são diferenciados no ciclo de vida das batatas:
- Iniciação e crescimento ativo de tubérculos.
- O período de descanso sem alterações significativas nas características da parte principal da planta.
- A germinação, que, em última análise, leva à subsequente geração vegetativa (sob a influência do aumento do metabolismo celular, as mudas começam a aparecer dos olhos).
- Após a germinação das batatas, começa a formação de todas as partes vegetais da cultura, ocorre a fotossíntese.
A formação de novos tubérculos (colheita futura) requer pelo menos 30 a 60 dias a partir do momento do plantio das sementes, após o que, nos próximos 1-2 meses, novos frutos crescerão e se desenvolverão em um estado de plena maturidade.
Vale ressaltar que a formação das partes subterrâneas de muitas variedades de batatas termina quando o solo aquece a uma temperatura de + 25 ... + 27 ° C.
Você sabe Ao contrário da crença popular, nem todas as batatas da Terra crescem no solo. Nas regiões tropicais do nosso planeta, existem espécies de plantas que crescem a partir de árvores. Há até uma árvore de batata de 15 metros, mas além da floração durante o ano todo, ela não agrada mais a ninguém.
Por que um tubérculo de batata deve ser considerado uma sessão modificada?
Se você estudar cuidadosamente a descrição botânica das batatas, não será difícil responder a essa pergunta. Todas as brotações subterrâneas com formação de espessamentos tuberosos na parte apical são uma continuação do caule acima do solo, uma vez que se originam de sua base.No entanto, os tecidos dos tubérculos são muito diferentes dos tecidos da parte aérea; portanto, sua origem vegetativa é indicada pela presença de placas foliares subdesenvolvidas e semelhantes a escamosas nas batatas jovens. Quando morrem, deixam marcas arqueadas na superfície da safra futura, com 2-3 brotos no interior. Juntamente com as sobrancelhas, esses traços formam um entalhe.
Evidência adicional de que o tubérculo pode ser considerado um rebento modificado é sua capacidade de mudar de cor quando exposto à radiação solar. Apesar da ausência de clorofila nos frutos da batata, eles podem ficar verdes tanto quanto a folhagem e a parte aérea do caule.
Pragas e doenças
Apesar da variedade de batatas à sua frente, ela provavelmente consiste em um conjunto padrão de tecidos, diferindo ligeiramente em sua estrutura. É verdade que são essas diferenças que freqüentemente afetam a resistência da planta a uma variedade de doenças e pragas de vegetais, por isso é impossível eliminar completamente a probabilidade de problemas.
As causas mais comuns de desenvolvimento cultural prejudicado são:
- Praga tardia - Doença causada pelo microrganismo micelial Phytophthora infestans, que se espalha rapidamente nos tecidos das placas foliares e nos próprios tubérculos. O patógeno tem sido preservado em detritos de plantas da última temporada e invernado com sucesso no solo, portanto, para evitar a infecção da colheita, não deixe lixo no jardim e é melhor cavar o solo antes da geada. Com infecção grave, os compostos fungicidas não podem ser dispensados, o que significa que você deve prestar atenção a medicamentos modernos como “Acidan”, “Tattu”, “mistura de Bordeaux”, que podem ser comprados em qualquer loja de jardinagem.
- Esporângia. Essa doença geralmente é causada pela exposição a uma planta de esporos microscópicos assexuais, que em condições favoráveis se movem muito rapidamente pelo ar ou pela água. Quando caem nas folhas das batatas, liberam zoósporos e, por sua vez, enviam um tubo embrionário ao tecido da parte verde da planta. Externamente, a presença do problema é perceptível nas manchas marrons que se formam em diferentes partes das folhas. Com o tempo, esses locais se esticam e levam à ativação de processos putrefativos na epiderme da planta.
- Sarna (comum e prata). No primeiro caso, o desenvolvimento do problema causa a sarna patogênica do microrganismo Streptomyces e, no segundo, a planta sofre de Helminthosporium solani. Os primeiros sinais de doença são o aparecimento na planta de manchas marrons de forma irregular e a formação de manchas marrons claras nos próprios tubérculos, que alteram rapidamente a permeabilidade da pele e interrompem a troca de umidade. O sabor da batata afetada pode não diferir das propriedades de amostras saudáveis, mas a qualidade da fruta ainda será reduzida (geralmente a planta infectada retarda seu crescimento e cresce tubérculos menores). As condições ideais para o desenvolvimento ativo da doença serão o aumento da umidade do ar em meio a altas temperaturas ambientes.
- Oosporose (crosta tuberosa) - outra doença fúngica da batata, cujo agente causador, neste caso, é o fungo Polyscytalum pustulans. Altera o estado dos olhos na superfície dos tubérculos e aparece na forma de pústulas arredondadas, cuja cor praticamente não difere da cor da superfície principal das batatas saudáveis. Como nos casos anteriores, medidas preventivas oportunas (por exemplo, rotação de culturas e cuidado oportuno do solo) e o uso de fungicidas ajudarão a lidar com o problema.
Das pragas, o besouro da batata do Colorado, a fluoridea (também chamada de mariposa da batata), os nematóides e os pulgões grandes, cuja presença pode ser vista pela deterioração da massa verde da colheita, são considerados especialmente perigosos para as plantações de batata. Além disso, não menos danos lhe são causados por lesmas que atravessam os frutos e os apodrecem.
As pragas podem ser controladas pela coleta manual regular de indivíduos adultos e larvas, bem como com a ajuda de inseticidas especiais, como Bombardir, Calypso, Karate Zeon.
Tendo estudado cuidadosamente as características da estrutura, crescimento e desenvolvimento dos tubérculos de batata, além de prestar atenção aos requisitos para o cultivo, você pode reduzir significativamente a probabilidade de desenvolver qualquer um desses problemas, e tudo o que resta é desfrutar de frutas deliciosas e nutritivas.