Os espargos são apreciados entre os amantes de vegetais saborosos e saudáveis. No artigo, você aprenderá tudo sobre aspargos: a composição química, os tipos, as características de seu uso na culinária e na medicina, o segundo nome desta planta, bem como como cultivar aspargos e armazenar a colheita.
O que é espargos
No início do conhecimento sobre aspargos, você deve esclarecer que tipo de planta é, como fica, a que departamento pertence e onde cresce. É uma erva perene que pode atingir uma altura de um metro e meio. O caule do arbusto desta planta é ramificado, dividido em um grande número de pequenos caules.
É uma planta dióica da família dos espargos. Flores masculinas formam pólen, enquanto flores femininas formam pequenas bagas vermelhas não comestíveis, nas quais há até duas sementes. Ela pode morar em um local por até 20 anos, o que lhe dá a oportunidade de fazer mais de 50 sessões durante esse período.
O espargo é um vegetal despretensioso, que pode crescer em estado selvagem na Europa, África, Ásia e até mesmo encontrado na Sibéria. Essas plantas toleram geadas de até -30 ° C, no entanto, pequenas geadas de primavera (cerca de -5 ° C) podem ser prejudiciais a elas.
Os espargos como vegetais podem ser consumidos, às vezes também são criados como plantas ornamentais ou grama para buquês de flores.
Esta planta tem outro nome que parece sofisticado para alguns, outro nome para aspargos é aspargos.Você sabe Na Grécia antiga, o aspargo era considerado um símbolo do amor, com sua ajuda decorando decorativamente as camas dos noivos.
As variedades mais populares de aspargos são:
- Argentel - essa variedade possui brotos grandes e claros que, à luz, ficam verdes com um toque de roxo;
- Gainlim - difere em boa produtividade e excelente sabor de brotos;
- Mary washington - essa variedade possui brotos bonitos, a polpa possui uma pequena quantidade de fibra;
- cabeça de neve - brotos são pontiagudos, têm uma cabeça branca densa.
Composição quimica
Aspartus contém:
- Vitaminas B, PP, A, C, E;
- minerais: potássio, manganês, cálcio, ferro, fósforo, cobre, selênio;
- aminoácidos: asparagina, arginina;
- substâncias biologicamente ativas - flavonóides.
Benefício e dano
Graças aos componentes úteis em sua composição, o aspargo é um complemento no tratamento de tais doenças:
- edema;
- hipertensão
- constipação
- diabetes mellitus;
- inflamação dos rins e fígado;
- deposição de sal.
- Os espargos também têm um efeito tão positivo no corpo:
- remove o colesterol ruim da corrente sanguínea;
- estimula o sistema cardiovascular;
- reduz o risco de entupimento dos vasos sanguíneos, prevenindo derrames e ataques cardíacos;
- remove toxinas do trato gastrointestinal.
- Contra-indicações para o uso de vegetais são:
- alergias individuais;
- cistite, prostatite;
- exacerbação de úlceras e gastrite.
Conteúdo calórico
O aspargo é um produto saudável de baixa caloria. 100 gramas de produto contém 20 kcal.
100 gramas de aspargos contém a seguinte composição:
- água - 92,63 g;
- proteínas - 2,4 g;
- gorduras - 0,22 g;
- carboidratos - 2,11 g;
- fibra alimentar - 2 g;
- cinza - 0,64 g.
O que é espargos
O aspargo é uma colheita de raízes que vem em três tipos: branco, verde e roxo. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.
Espargos brancos
É considerada uma planta exótica. Para adquirir brotos brancos, os aspargos devem ser cultivados na ausência de luz, usando o aterramento. Este método bloqueia a produção de clorofila, como resultado do qual o vegetal terá um sabor delicado.
Essa espécie de aspargo é considerada o alimento dos aristocratas. Esta planta é mais popular na Alemanha. Um jovem vegetal branco aparece à venda na primavera.
Espargos verdes
O tipo mais comum de aspargo, sua terra natal é a costa dos mares Cáspio e Mediterrâneo. Distingue-se por um grande número de vitaminas na composição, embora por muito tempo essa espécie tenha sido considerada menos útil que a branca.
Este tipo de planta é muito popular entre a população do Reino Unido, a colheita é colhida de abril a julho.
Espargos roxos
Esta espécie é rara e original. Deve sua peculiaridade à França, onde inventaram a tecnologia de seu cultivo. No processo de crescimento, é alternadamente na luz, depois no escuro. Como resultado disso, formam-se substâncias pigmentadas que conferem aos espargos uma cor escura e um sabor amargo. Durante o cozimento, a cor violeta do vegetal muda para verde.
Funcionalidades da aplicação
Graças aos componentes úteis na composição do aspargo, é utilizado com sucesso na culinária, na medicina e também na perda de peso.
Na cozinha
Muitos comparam o sabor do aspargo com o sabor do feijão. Devido ao seu rico sabor original, o aspargo é usado na culinária europeia e asiática. É cozido, frito, assado e cozido no vapor.
Cozinhar é uma das maneiras mais fáceis de cozinhar esse vegetal. Mas, neste caso, não se esqueça dos meandros da culinária. Os rebentos devem ser descascados e amarrados com linha. Despeje uma pequena quantidade de água no recipiente, coloque aspargos e cozinhe. O aspargo branco é cozido em fogo baixo por 10 a 20 minutos, verde - 5 a 8 minutos. Assim, as hastes são cozidas e a parte superior da planta é cozida no vapor, e os aspargos estarão prontos para comer.
Espargos combina bem com frutos do mar, ovos e bacon. Na Itália, essa planta é adicionada à pizza e massas, na França é preparada como acompanhamento. O aspargo é um ingrediente em muitas saladas. É popular uma sopa de creme feita com esse vegetal, na qual você também pode adicionar vinho, creme ou verduras.Importante! Para não estragar os aspargos, após o cozimento, deve ser imediatamente colocado em uma panela com água gelada. Isso ajudará a preservar a cor, firmeza e sabor do produto.
Em medicina
Os médicos aconselham a inclusão de aspargos na dieta para doenças:
- sistema cardiovascular;
- trato gastrointestinal;
- sistema nervoso;
- patologias dos rins;
- metabolismo prejudicado e antecedentes hormonais.
Os medicamentos são usados como profilaxia da formação de pedras na bexiga, gota, arritmia, taquicardia como parte de uma terapia complexa.Você sabe Os amantes famosos de espargos foram Júlio César, Luís XIV, Thomas Jefferson e Leo Tolstoi.
Use aspargos e para fins cosméticos. Escove a pele com uma decocção para se livrar da inflamação e da acne. O suco fresco da planta é aplicado no rosto para nutrição e hidratação; os brotos são usados para fazer máscaras hidratantes.
Ao perder peso
Devido ao baixo teor calórico de aspargos e à grande quantidade de fibras em sua composição, esta planta ajuda a combater a fome e é útil para pessoas com dieta e excesso de peso. A fibra no intestino incha, acelera o peristaltismo e evita a ocorrência de constipação.
Espargos também estimula a micção e faz com que o corpo remova o excesso de água. Com uma dieta de aspargos, o inchaço diminui, o corpo se livra do excesso de sal, digestão, metabolismo e absorção de oligoelementos voltando ao normal.
Características de cultivar e cuidar de aspargos
Para aqueles que querem cultivar espargos por conta própria, é necessário esclarecer como cresce e quais ações devem ser tomadas para obter um vegetal saudável.
Os espargos são plantados em solo neutro, em um local calmo, suficientemente iluminado pelo sol e protegido do vento. O desembarque é feito no final de abril - início de maio. Os recessos devem ser preparados a uma distância de 40 a 45 cm um do outro, o tamanho dos recessos deve ser de 30 a 30 cm.Uma mistura de solo, composto e estrume apodrecido deve ser colocada no local.
As plantas anuais são plantadas, porque as que já têm dois ou três anos vão piorar. Quando semeadas com sementes, o aspargo é possível não antes de três anos depois.
Cuidar da planta não causará grandes dificuldades. Deve ser removida com ervas daninhas manualmente, fertilizada no início da primavera e após a frutificação com fezes de frango ou estrume podre. No outono, você precisa desenterrar o solo para remover as raízes das ervas daninhas perenes.
Se necessário, você precisa fazer os brotos de liga nos suportes e regá-los em clima seco. No outono, as hastes que ficam amarelas devem ser cortadas a uma altura de 2,5 a 5 metros acima do solo.
Características da colheita e armazenamento de culturas
Os brotos de espargos são coletados a partir do terceiro ano. É necessário cortar brotos que atingiram um comprimento de 15 a 20 centímetros dentro de 4 a 6 semanas após a frutificação. Os brotos de plantas mais antigas precisam ser cortados dentro de 8 a 10 semanas.
Idealmente, os brotos devem ser consumidos imediatamente após a colheita, pois o armazenamento afeta negativamente o sabor e as propriedades úteis do vegetal.Importante! A colheita dos aspargos é melhor feita com uma faca especial, pois é fácil cortar a planta a uma profundidade de 2 centímetros no subsolo.
Na ausência de tal oportunidade, siga as regras simples de armazenamento do vegetal:
- Os brotos devem ser embrulhados em um pano úmido e colocados na geladeira. Desta forma simples, ajudará a manter os aspargos por até 2 dias.
- É necessário atualizar as fatias de aspargos e colocá-las em potes de água limpa, que devem ficar 2-3 cm acima da base dos brotos. Cubra a jarra com papel alumínio e coloque na geladeira. Portanto, o aspargo pode ser armazenado por até 7 dias.
- Lave os brotos, renove os cortes e despeje água fervente sobre a planta, após 3 minutos, jogue-os em uma peneira e despeje água fria sobre eles. Então é necessário drenar a água, colocar os brotos nas sacolas do freezer e colocá-los no freezer. Isso manterá o vegetal saudável por um longo tempo.
- Canning. Isso permite o armazenamento a longo prazo de aspargos; no entanto, usando esse método, você deve estar ciente de que, com esse armazenamento, o vegetal em conserva perde uma parte significativa de suas propriedades benéficas e seu sabor original.
Vídeo: Colhendo e Cozinhando Espargos
Os espargos são apreciados por seu sabor e um grande número de propriedades úteis, graças às quais são utilizados na culinária e na medicina. Conhecendo os recursos dos cuidados com aspargos, você pode cultivar independentemente esse vegetal em seu jardim e adicioná-lo à dieta sem custos adicionais.