Jardineiros experientes praticam o cultivo de batata em estufa para colher os tubérculos populares pelo menos 2 vezes por ano. Vamos considerar com mais detalhes as características do cultivo de tubérculos em uma estufa, como plantar adequadamente e quando começar a colher.
Você sabe A batata é utilizada no mundo há mais de 4 mil anos como produto alimentício. Pela primeira vez, os índios peruanos começaram a cultivá-lo, ativamente engajados no cultivo de novas variedades.
Plantando batatas em uma estufa no inverno
Em condições de estufa, você pode cultivar batatas saborosas de alta qualidade e, se você seguir as recomendações básicas, o rendimento de 1 m² será de cerca de 50 kg.
Para o cultivo de batatas, qualquer tipo de estufa pode ser usado:
Os benefícios
Cultivar batatas em uma estufa pode ser um negócio lucrativo, pois permite 8 meses, sem interrupção, para colher frutas, alternando entre os períodos de plantio.
- Além disso, o cultivo em estufa de tubérculos tem muitas outras vantagens:
- produtividade consistentemente alta devido à possibilidade de auto-regulação das condições de cultivo;
- simplicidade de cuidado dos plantios e conveniência da colheita;
- o número mínimo de pragas que, quando cultivadas da maneira usual, afeta fortemente os canteiros;
- efeito máximo no combate às doenças da batata, graças ao espaço fechado e à alta concentração de medicamentos dentro da área fechada;
- a possibilidade de cultivar tubérculos em várias camadas, em grandes paletes de madeira, o que pode economizar significativamente espaço livre.
Desvantagens
Apesar do fato de o cultivo de batatas com efeito de estufa ter muitas vantagens, ele não poderia prescindir de desvantagens. Por exemplo, para criar uma estufa adequada para uso no inverno, você precisará incorrer em custos consideráveis para criar um sistema de aquecimento que será regulado dependendo das condições ambientais. As plantações de estufa requerem atenção adicional na forma de adubação, mantendo o nível de umidade recomendado e observando a regularidade da irrigação para obter o máximo rendimento.
Como plantar batatas em estufa no inverno
Para cultivar batatas em uma estufa, você deve seguir as regras básicas da tecnologia agrícola, escolher uma boa variedade e realizar um plantio competente. Portanto, consideraremos como fazer isso com mais detalhes.
Que variedades são melhor plantadas
A chave para uma boa colheita é uma cultivar selecionada corretamente, pois nem todas as variedades são adequadas para o cultivo em estufas. Para esses fins, recomenda-se dar preferência a variedades precoces ou precoces que tenham uma estação de crescimento mínima e que produzam rapidamente uma colheita.
Entre as melhores variedades para estufas estão:
- Kharkov cedo - variedade de alto rendimento, caracterizada pela presença de tubérculos de corte branco, cobertos com uma casca densa, resistente a danos mecânicos. A variedade é especialmente apreciada devido à sua maior resistência a altas temperaturas e superaquecimento da parte terrestre das plantas;
- Priekulsky cedo - possui tubérculos de forma arredondada, de corte branco. Os brotos germinam em pouco tempo, a variedade é despretensiosa às condições de cultivo, tolera facilmente o espessamento do território. Ele tem uma séria desvantagem - uma forte suscetibilidade à praga tardia;
- Boa sorte - batatas de forma oval, com polpa leve, crescem em diferentes tipos de solos, toleram a inundação e a seca. Frequentemente afetado pela praga tardia;
- Spark - dá uma colheita de tubérculos grandes de formato arredondado, com uma polpa de cor creme clara. A vantagem da variedade é sua alta resistência à praga, câncer e perna preta, mas pode ser afetada por crostas e rizoctoniose.
Importante! Ao escolher uma variedade, preste atenção ao poder de crescimento dos arbustos. Para pequenas estufas devem ser selecionados espécimes anões.
Tempo de pouso
Em estufas aquecidas, recomenda-se plantar batatas no final de agosto para colher no início de dezembro ou no final de fevereiro - no início de março para colher tubérculos maduros no final da primavera. O plantio de verão na estufa é praticado apenas se for possível condicionar a estrutura, uma vez que a temperatura do ar na estufa é muito mais alta que a temperatura externa devido ao efeito estufa.
As estufas não aquecidas são adequadas para plantar batatas somente na primavera, já que não será possível manter a temperatura necessária no inverno. Para tornar a estufa o mais quente possível, é recomendável construí-la com um telhado de duas águas e instalar na direção de oeste para leste. O plantio de tubérculos é adiado por um período em que o horário de verão seja pelo menos 10 horas por dia.
A temperatura do solo ao plantar em casa de vegetação deve ser de + 6 ° С e deve ser medida a uma profundidade de pelo menos 10 cm.A temperatura do ar na estufa para a germinação normal de tubérculos deve ser de + 18 ... + 20 ° С. Em uma estufa aquecida, os indicadores necessários podem ser definidos de forma independente e em uma estufa não aquecida, você terá que esperar até que a rua fique mais quente. Dependendo da região de cultivo, o período de plantio de batatas em estufa não aquecida pode ocorrer nos últimos dias de março ou no início de abril.
Em uma estufa aquecida, a região em crescimento não importa. Os tubérculos, enquanto fornecem as plantações com as condições recomendadas, crescem bem em qualquer região. Em estufas sem aquecimento, é preferível o plantio nas regiões Sul e Central.
Seleção de assento
A batata cresce bem em solos soltos, e sua composição não é tão importante, sujeita a aplicação regular de fertilizante. A quantidade e a qualidade da colheita dependem diretamente da densidade do solo no local da formação dos tubérculos; portanto, a estufa deve estar localizada em solo arenoso ou em chernozem leve. Solos densos e pesados são cultivados pela introdução de areia de rio em grandes quantidades.
Desde que os tubérculos sejam plantados no inverno, quando a planta não possuir luz solar, a estufa deve ser colocada em uma área bem iluminada, localizada no lado sul do jardim. No inverno ou no outono, os dias ensolarados são raros e, como a batata é uma planta fotofílica, ela requer iluminação adicional na forma de equipar a estufa com fontes de luz artificiais.
Vídeo: como posicionar corretamente uma estufa em um gráfico
O vento no local praticamente não afeta o plantio de batatas, pois elas são protegidas pelo design da estufa. Mas a construção da estufa em regiões com fortes rajadas de vento deve ser realizada na fundação, com uma estrutura forte e forte. Por exemplo, estufas leves com cúpula cobertas com um filme podem sofrer muito com súbitas rajadas de vento e não protegem as plantações no interior, e pesadas estufas de policarbonato ou vidro são ideais para esses fins.
O plantio de batata é excluído em locais de alta ocorrência de água subterrânea na superfície do solo. O problema da alta ocorrência de águas subterrâneas pode ser resolvido colocando uma cama em uma crista ou elevação artificial. Não é recomendável construir uma estufa nas seções de planície dos leitos para evitar inundações na primavera ou durante fortes chuvas.
Você sabe A batata é o primeiro vegetal cultivado no espaço. Este evento aconteceu em 1995.
Preparação da cama
A preparação do solo para o plantio de batatas é realizada no período em que a estufa não é utilizada. O solo empobrecido deve ser saturado com nutrientes para que a próxima safra seja abundante e de alta qualidade. No outono, independentemente do período de plantio dos tubérculos, adubos de nitrogênio (25 g) e potássio (15 g) por 1 m² são adicionados ao solo para escavação. A escavação do solo é necessária a uma profundidade não inferior a 30 cm, enquanto se remove a vegetação das ervas daninhas e as raízes residuais.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o plantio, tubérculos de tamanhos grandes e médios são adequados, sem danos mecânicos, vestígios de doenças e pragas. Ao colher tubérculos para armazenamento, é melhor selecionar o material de plantio que cresceu sob arbustos grandes e poderosos. A preparação de batatas para o plantio consiste no processamento de uma solução de permanganato de potássio e tubérculos em germinação para o rápido surgimento de brotos após o plantio no solo.
Considere o processo detalhado de preparação do material de plantio.- Inicialmente, os tubérculos puros são embebidos em uma solução levemente rosada de permanganato de potássio por 5 minutos para desinfetar.
- Após a imersão, os tubérculos devem ser deixados ao sol para secagem e esverdeamento completos, decompondo-os em uma camada. Tubérculos verdes não germinam prematuramente, eles não são mordidos por ratos.
- 20 dias antes das datas planejadas para o plantio dos tubérculos, eles são removidos da adega ou porão, dispostos em uma sala quente e bem iluminada para germinação. A temperatura ideal para esses fins é + 13 ... + 20 ° C. Para que os tubérculos germinem mais rapidamente e não enrugem, eles também são umedecidos com um spray a cada 3-4 dias.
- Quando os brotos atingirem 1 cm de comprimento, é necessário plantar batatas. Os brotos mais longos podem se romper e diminuir, por isso é importante não perder o momento e a terra oportuna.
Esquema e profundidade do desembarque
Em uma estufa, é mais conveniente plantar batatas em sulcos, mantendo um certo padrão: os recessos no solo devem ser feitos a uma distância de 50 a 60 cm entre as fileiras. A profundidade dos sulcos deve ser de cerca de 5-6 cm, as batatas são colocadas em trincheiras a uma distância de 20-40 cm, dependendo da força do crescimento do mato de uma variedade específica e do tamanho do material de plantio.
Tecnologia de plantio e cultivo
Considere o processo passo a passo de plantar batatas em um canteiro previamente preparado.
- Os tubérculos são colocados em ranhuras de acordo com o padrão de plantio, de modo que os rebentos são direcionados para cima.
- As ranhuras são cuidadosamente polvilhadas com solo úmido e solto ou húmus no nível do solo.
- O canteiro não é regado por 20 dias após o plantio dos tubérculos, para não provocar apodrecimento do material de plantio.
- A temperatura na estufa durante o plantio é mantida em + 13 ... + 20 ° C.
Cuidados adicionais
Após o plantio, recomenda-se cobrir imediatamente as batatas com filme plástico, o que criará um efeito estufa e acelerará a germinação de brotos. É necessário cobrir a cama com grandes pedaços de filme, fixando-a com tijolos nas bordas. Após o aparecimento das primeiras fotos, o filme é removido e não é mais usado.
Enquanto mantém a temperatura recomendada na estufa, os primeiros rebentos aparecem 10 a 12 dias após o plantio dos tubérculos.
Em diferentes estágios do desenvolvimento dos arbustos, as seguintes condições de temperatura devem ser observadas:
- crescimento e desenvolvimento de brotos - + 18 ... + 20 ° С;
- o aparecimento de botões e o período de floração - + 22 ... + 23 ° C;
- formação de ovários - + 16 ... + 18 ° C.
Certifique-se de fazer fertilizantes de alta qualidade no solo durante o processo de cultivo de batatas - esta é a única maneira de obter uma colheita abundante de tubérculos. O melhor meio de alimentação é considerado uma solução de estrume de frango apodrecido (cozinhe na proporção: 1 parte de fertilização para 15 partes de água). Molhar o produto acabado deve cada arbusto, sob a raiz, em uma quantidade de 1 litro. É necessário alimentar os arbustos imediatamente após o aparecimento dos primeiros rebentos.
Durante a floração dos arbustos, é usado o curativo com base em verbasco e superfosfato (para 10 litros de água, 2 kg de verbasco e 2 colheres de sopa. L. superfosfato). Tal cobertura é usada em uma quantidade de 1 litro para cada arbusto, o que contribui para a formação ativa do ovário.Importante! O molho da parte superior da batata é melhor feito com fertilizante líquido, o seco é considerado menos eficaz.
Dicas de jardineiros experientes
A lista de dicas para ajudar a cultivar raízes de alta qualidade:
- Para garantir que a qualidade da colheita seja de alto nível, para o plantio, escolha tubérculos grandes, sem danos, vestígios de doenças e atividade de pragas.
- É muito importante observar a distância entre as fileiras de batatas, o que permitirá que cada arbusto receba uma quantidade suficiente de luz solar, seque mais rapidamente após a rega para impedir o desenvolvimento de podridão e bolor.
- Se o material de plantio selecionado for muito grande, você pode cortar o tubérculo em 2 partes, plante-o.
- O plantio de batatas em solo ácido é realizado após neutralizar o excesso de acidez e restaurar uma reação levemente ácida ou neutra. Para fazer isso, use farinha de dolomita, - 0,5-0,6 kg por 1 m², colocando-a em uma camada sobre um substrato.
Assim, cultivar batatas em estufa quase o ano todo é muito lucrativo para venda, uma vez que os tubérculos jovens são caros no inverno. O processo de cultivo é complicado apenas pela construção de uma estufa aquecida, e plantar e cuidar de batatas não leva muito tempo e esforço.
Você sabe A variedade de batata mais cara do mundo é a francesa La Bonnotte, cultivada na ilha de Nurmuatier. Devido ao fato de que todas as manipulações no cultivo são realizadas manualmente, e algas valiosas atuam como fertilizantes, o preço das frutas é de 500 euros por 1 kg.