Cultivar hortas em estufa é benéfico, mas mais problemático, pois exige custos não apenas para o cultivo do solo, mas também para o tratamento da estrutura. Mas esses problemas serão recompensados mais tarde, se você abordar o assunto com sabedoria. Para fazer isso, você precisa conhecer algumas das características da preparação de uma estufa para o inverno.
Preparação do solo em estufa para o inverno
O trabalho preparatório em estufa consiste em três etapas:
- limpeza;
- desinfecção
- fortalecimento.
Importante! Se um novo solo foi trazido para o local, antes de colocá-lo na estufa, é necessário processá-lo com agentes químicos ou produtos biológicos.
No segundo estágio, o solo e a estrutura são desinfetados de várias maneiras. Falaremos sobre eles um pouco mais tarde. E no final do trabalho de preparação da estufa para o inverno, a estrutura é reforçada para que não desmorone com o peso. Se a estufa foi feita de tal maneira que apenas uma estação pode ser usada, é melhor desmontá-la.
Pragas e doenças
As culturas que crescem na estufa afetam mais frequentemente as seguintes doenças e pragas:
- Praga tardia - doença fúngica, manifestada por manchas escuras nas folhas e frutos. Na maioria das vezes ataca tomates, mas também pode afetar pimentões e berinjelas plantadas após eles.
- Oídio - uma doença fúngica que pode ser detectada por manchas brancas na parte inferior das folhas. Geralmente aparece no final do verão ou no início do outono, após fortes saltos de temperatura e longas chuvas.
- Cladosporiose - Uma doença de origem fúngica que se espalha rapidamente e aparece na segunda metade do verão. Inicialmente manifestado por manchas marrons, após - a morte e decadência da folhagem.
- Fusarium - uma doença fúngica que começa a se espalhar da parte subterrânea da planta e depois se espalha para as folhas e o caule, o que leva a uma mudança de cor para amarelo pálido e a massa verde rapidamente murcha. Aparece com mais frequência no outono.
- Mosca branca - um pequeno inseto que causa deformação, seguido pela secagem das folhas, brotos que caem, com o aparecimento de manchas escuras nos frutos.
- Ácaro aranha - pequenos insetos vermelhos cobrindo a planta com uma fina teia de aranha.
- Pulgões - um pequeno inseto que pode beber todos os sucos de uma planta. Manifesta-se sob a forma de um revestimento pegajoso e uma deterioração na aparência da planta.
Como processar e desinfetar a terra em uma estufa: métodos de processamento
Existem três maneiras de cultivar a terra: termicamente, quimicamente e biologicamente. A primeira opção é a mais inofensiva, o restante é mais eficaz.
Térmica
O método térmico envolve cozinhar ou congelar o solo. No primeiro caso, é necessário preparar uma quantidade suficiente de água fervente para que eles possam umedecer bem o solo na estufa. Após a irrigação com água quente, o solo é coberto por um filme por 24 a 48 horas. Este procedimento é realizado três vezes no outono. É mais fácil processar a terra com frio, mas apenas se o inverno na região for gelado. Para fazer isso, basta abrir a estufa por 5-6 dias.
Importante! O frio não é eficaz no controle de ovos e bactérias de pragas. Para combatê-los, aplicamos o método de vaporização.
Químico
Para tratamento químico, use soluções desses medicamentos:
Essas soluções hidratam bem o solo na estufa.Você sabe No século XVI, na Europa, havia uma frase como "casas de laranjas". Os chamados dispositivos semelhantes às estufas destinadas ao cultivo de laranjas. Eles valiam uma fortuna, então apenas sua posição mais alta podia pagar.
Existem outros métodos de processamento químico:
- Verificador de enxofre (2 peças. Por 10 m²). O número necessário de damas é distribuído uniformemente sobre a cama e o pavio está aceso. Ao mesmo tempo, as janelas e portas devem estar bem fechadas. Você pode entrar na estufa apenas 3 dias após o procedimento. Após o tratamento, lave o interior da parede com sabão.
- "Fitosporina" (eles são bons no processamento de estruturas de policarbonato). Uma solução do medicamento é preparada de acordo com as instruções na embalagem. Pronto significa molhar o solo e limpar as paredes. Se uma preparação diluída permanecer, ela deve ser armazenada no escuro.
- Fungicida "TMTD", como tratar o solo ao regar antes de plantar mudas (60 g por 1 m²).
Tratamento biológico
Os produtos biológicos são caracterizados por um efeito inofensivo no corpo e nas plantas humanos, mas um efeito efetivo em microorganismos e insetos patogênicos.
Você sabe O maior número de estufas é usado pelos holandeses. Eles ocupavam 10,5 mil ha de terra.
As seguintes ferramentas são usadas:
Estes medicamentos são utilizados para regar o solo. A doença mais comum que ataca plantas de estufa é a praga tardia, ou praga tardia. Os esporos dos fungos mais baixos que causam a doença podem ser encontrados no solo e na superfície.Tais meios ajudarão a melhorar o solo:
- Líquido Bordeaux (250 ml por balde de água);
- "Fitosporina-M" (15 ml / 10 l);
- permanganato de potássio (2–5 g por balde de água);
- sulfato de cobre (1 colher de sopa. l / 10 l).
Fertilização do solo para o inverno
Após a desinfecção, o solo deve ser fertilizado. Complexos orgânicos e minerais são aplicáveis. Os orgânicos melhoram a estrutura do solo, tornando-o solto, permeável ao ar e à umidade, e também o saturam com os elementos necessários. Como orgânicos, adubo, composto, húmus, turfa são adequados.
Complexos minerais:
Todos os fertilizantes são aplicados uma vez, o mais tardar em meados de outubro.Dicas úteis
Algumas dicas úteis:
- Se você tiver uma estufa de policarbonato, abra todas as janelas e portas no final do outono. Isso evitará a formação de gelo.
- Para reforçar a estrutura de policarbonato, podem ser utilizados suportes de madeira em forma de T. É improvável que a construção entre em colapso sob o peso da neve.
- É aconselhável substituir regularmente o solo na estufa, pelo menos na camada superior.
- É indesejável deixar objetos estranhos na estufa durante o inverno para não espalhar microorganismos patogênicos.
Como você pode ver, é fácil preparar uma estufa para o inverno. Primeiro, o solo é limpo de lixo, depois desinfetado e, finalmente, fortalece a estrutura. Todos esses procedimentos permitem que você gaste menos tempo no controle de pragas ao cultivar. O principal: faça tudo na hora.