A berinjela é uma planta bastante caprichosa para cultivar e cuidar, que, se as regras básicas da tecnologia agrícola não forem seguidas, pode perturbar a completa ausência de frutas. Particularmente, surgem problemas com vegetais cultivados em estufa. Por que não há ovários na berinjela e como lidar com esse problema, vamos descobrir.
Características do cultivo de berinjela em estufa
A berinjela é uma planta solanácea, cujos frutos são bagos grandes, redondos, em forma de pêra ou cilíndricos, de cor verde-acinzentada, roxa escura ou marrom-amarelada. A cultura é bastante exigente no cuidado e, se as regras básicas de cultivo não forem observadas, será desagradavelmente surpreendida pela ausência de frutificação na presença de excelente floração.
Cultivar plantas frutíferas em estufa não é tarefa fácil, mesmo para jardineiros experientes.
Para o cultivo bem-sucedido da cultura em estufa, é necessário observar rigorosamente várias regras:
- Falta de diferenças de temperatura. As beringelas reagem muito negativamente às mudanças repentinas de temperatura; portanto, ao cultivar mudas, devem ser organizados indicadores estáveis de luz e temperatura; caso contrário, a planta responderá lançando flores e ovários.
- Solo de qualidade. Um papel importante no bom desenvolvimento da cultura é desempenhado pela composição do solo. As opções ideais são solos leves, nutritivos e bem fertilizados, por exemplo, uma mistura de húmus e terra de grama ou húmus e turfa.
- Solo aquecido. O plantio de mudas deve ocorrer em um solo bem aquecido, o que proporcionará ao sistema radicular da planta condições favoráveis para o crescimento.
- Afrouxamento do solo. O solo da berinjela deve ser não só nutritivo, mas também enriquecido com oxigênio; portanto, deve ser regularmente solto, aprofundando-se no chão vários centímetros.
- Rega e alimentação. O "azul" exige uma adesão estrita ao esquema de rega, caso contrário as flores começarão a cair. A primeira irrigação deve ser realizada 5 dias após o plantio no solo, depois uma vez a cada sete dias. Regue a cultura diretamente "debaixo do arbusto", certificando-se de que a umidade não caia sobre a folhagem. Durante a temporada, a berinjela precisa ser alimentada 3-5 vezes, dependendo da condição dos arbustos. Os fertilizantes são aplicados primeiro 2 semanas após o plantio. Produtos minerais e orgânicos são usados como cobertura.
Importante! As beringelas simplesmente "amam" os fertilizantes orgânicos, mas você não pode se deixar levar muito, porque eles ativam o crescimento da vegetação e inibem o desenvolvimento de frutas.
Por que não amarrar berinjela em uma estufa
Existem várias razões pelas quais as berinjelas florescem, mas os frutos não estão ligados a elas. Vejamos o mais comum.
Má qualidade das sementes
Obviamente, é impossível cultivar uma planta saudável, forte e com frutificação a partir de material de plantio deficiente. Jardineiros experientes preferem usar grãos de suas próprias sementes de berinjela. Ao comprar sementes, recomenda-se o uso de sementes de variedades zoneadas ou híbridas especialmente adaptadas às condições climáticas de determinadas regiões.
Antes de verificar as sementes quanto à germinação, você precisa mergulhá-las por 30 minutos em uma solução fraca de sal. Sementes boas e de alta qualidade reduzirão a capacidade, sementes vazias permanecerão flutuando na superfície da água.
Violação de bairro
A vizinhança certa é outro aspecto importante do sucesso do cultivo de berinjela. A cultura vai "se dar bem" perfeitamente com plantas que precisam de condições semelhantes de cultivo, como pimentão, rabanete, repolho, espinafre.
Recomenda-se evitar a vizinhança com tomates, batatas e outros representantes dos solanáceos, porque é impossível criar condições ideais para o cultivo bem-sucedido de ambos os tipos de plantas.
Você sabe Berinjela, como muitos assumem erroneamente, não é um vegetal, mas do ponto de vista botânico, uma baga. Seu parente mais próximo é o cardo.
Solo inadequado
O ideal para o cultivo de berinjela é o solo nutritivo, fértil e bem solto, com um nível neutro de acidez. Se a terra contiver uma quantidade excessiva de nitrogênio, as flores da planta desaparecerão e cairão. Para evitar esse fenômeno negativo, é necessário introduzir no solo preparações de potássio e fósforo ou alimentá-lo com cinzas. A formação de frutas pode não ocorrer se o cultivo usar argila, solo podzólico altamente ácido. Antes de plantar mudas, é necessário analisar cuidadosamente a composição do solo.
Irrigação
"Blue" prefere crescer em um solo bem úmido. A floração e formação dos ovários dependerá em grande parte da hidratação abundante e de alta qualidade. É muito importante executar medidas de irrigação, aderindo estritamente a um determinado esquema, com foco no estado do solo. A rega abundante leva à estagnação da água e, como resultado, à inibição do desenvolvimento do sistema radicular. A falta de umidade no solo leva à desnutrição da cultura e ao desenvolvimento inadequado de gemas.
Falta de nutrição
Uma das razões significativas pelas quais as berinjelas não dão frutos é considerada uma má nutrição da planta.
Ao longo da temporada, é necessário realizar pelo menos 4 coberturas:
- 14 dias após o transplante de mudas. Na primeira aplicação, é melhor usar fertilizantes complexos;
- durante a floração. Neste momento, é aconselhável usar preparações à base de fósforo e potássio;
- durante a formação de frutas. Para ela, é necessário escolher agentes nitrogênio-fósforo;
- 3-4 semanas antes da colheita.
Importante! Para fertilizar, é recomendável aderir estritamente à dosagem indicada; caso contrário, em vez de frutas grandes e bonitas, você pode obter um arbusto grande e amplo.
Como corrigir o problema
Para eliminar o problema da ausência de ovários na berinjela, o cumprimento de algumas regras agrícolas ajudará:
- as mudas devem ser plantadas em solo fertilizado e bem aquecido;
- cumprir as regras de "vizinhança ideal" ou cultivar uma planta separadamente de outras culturas;
- evitar saltos repentinos de temperatura na estufa, manter a temperatura em + 25 ° C, com os desvios máximos possíveis de + 5 ° C;
- aplicar fertilizantes a tempo e garantir uma rega competente e regular;
- realizar regularmente atividades para afrouxar o solo.
Vídeo: Berinjelas não estão amarradas
A razão para a formação de flores vazias pode ser a falta de polinização, se a variedade de berinjela não for autopolinizada. Nesses casos, é necessário realizar a polinização transferindo o pólen para uma flor com um pincel.
Você sabe Surpreendentemente, a berinjela é um dos produtos que, quando cozido, não perde suas qualidades nutricionais. Nos tempos antigos, era chamada de "maçã da raiva", porque as pessoas acreditavam que o uso prolongado de frutas poderia causar turvação da razão.
Medidas preventivas
Para ajudar a planta a formar ovários fortes e de alta qualidade, os especialistas recomendam uma série de medidas preventivas:
- prepare cuidadosamente o solo: fertilize, solte, umedeça;
- pegue apenas material de sementes de alta qualidade;
- realizar ventilação regular da estufa;
- realize a formação regular do mato: remova caules secos, mortos, fracos e danificados, ovários de baixa qualidade, folhas secas;
- agite sistematicamente o pólen nas flores para aumentar a porcentagem de polinização.