Muitos residentes de verão estão interessados em variedades altamente produtivas de várias culturas hortícolas que podem ser criadas em seus locais. Entre os vegetais, o pimentão é muito popular como uma cultura alimentar saudável com alta palatabilidade. Pimenta doce A presa é uma variedade produtiva de pimentas com frutos grandes, que podem ser cultivadas em estufas de filmes e em campo aberto.
Seleção e descrição de variedades
Essa variedade de amadurecimento precoce, amada por muitos jardineiros, foi criada na Sibéria em meados dos anos 70 por criadores soviéticos. Para as condições especiais da Sibéria dos verões iniciais e curtos, bem como a falta de luz solar nesse híbrido, formaram-se tendências ao amadurecimento precoce. Desde o aparecimento das primeiras mudas até a maturidade técnica do fruto, apenas 3 a 3,5 meses se passam.
A planta forma arbustos muito altos com brotos de até 160 cm de comprimento, seus frutos têm uma forma cônica cilíndrica ou levemente pronunciada, casca brilhante e macia. O peso de uma fruta varia de 110 a 120 g, a espessura das paredes das frutas é em média 1 cm, o sabor é doce, a polpa é suculenta, não fibrosa.
Prós e contras
Dadas as características deste híbrido, é possível distinguir os lados positivo e negativo de seu cultivo.
- As vantagens superam as possíveis desvantagens:
- resistência a doenças comuns;
- resistência ao gelo e resistência a temperaturas extremas;
- boa resposta à rega abundante e cobertura;
- alta densidade de plantio (até 5 arbustos por 1 metro quadrado);
- excelente sabor;
- maturação precoce;
- tamanho de frutas grandes.
Importante! Quando armazenado, o híbrido de presa apresenta bom desempenho - não perde umidade e não se deteriora, mas é facilmente danificado durante o transporte devido ao fato de possuir uma pele fina e polpa suculenta.
- As desvantagens deste híbrido são muito menos:
- necessidade de rega frequente;
- possível amarrar frutos de forma irregular (curvada).
Como cultivar mudas por conta própria
Para obter uma boa colheita, você deve tentar cultivar mudas saudáveis. Escolha as sementes para semear com cuidado e compre-as apenas de fabricantes confiáveis para obter plantas com o rendimento esperado.
O momento
Se você não tiver uma estufa, precisará começar a plantar sementes para mudas em fevereiro - para que possa obter brotos da força e altura desejadas para transplantá-las em campo aberto. Concentre-se no período de 20 de fevereiro a 5 de março e lembre-se de que as mudas precisam ser plantadas com 60 a 70 dias de idade.
Você sabe A pátria do pimentão é considerada a América do Sul. Suas formas selvagens ainda podem ser encontradas em países como México, Colômbia e Costa Rica. Este vegetal chegou ao continente europeu no final do século XV, como resultado das expedições americanas de Colombo.
Solo e capacidade
Você pode usar a mistura pronta para semear a bolota e prepará-la. A receita para a mistura do solo consiste em 2 partes de húmus ou composto, 1 parte de areia úmida e 2 partes de turfa.
Em vez de turfa, o solo frondoso também é permitido - sua alta friabilidade melhora a estrutura do solo, permite que a umidade e o oxigênio nutram todo o sistema radicular e não estagnem nas camadas superiores. Para que todos os componentes se misturem bem, eles devem ser derramados em um filme plástico e afrouxados manualmente.
Tente não usar fertilização e fertilização no estágio inicial, pois o pimentão forma o sistema radicular por um longo tempo e, nas primeiras uma a meia e duas semanas de vida, os nutrientes contidos nos cotilédones serão suficientes para eles.
Também é recomendável adicionar areia do cálculo de 1 parte de areia a 6 partes de solo à mistura de solo armazenada. Isso melhorará a estrutura do solo e estimulará uma distribuição uniforme de umidade na massa do solo.
Para desinfetar uma mistura preparada ou adquirida, use um dos seguintes métodos:
- Desinfecção Coloque a mistura do solo em um recipiente de plástico com os orifícios feitos, prepare uma solução desinfetante de 10 litros de água pura e 3 g de permanganato de potássio. Depois regue o solo e coloque o recipiente em um local quente por um dia.
- Calcinação. Despeje o solo em sacos de pano ou em um recipiente resistente ao calor, coloque o solo em um forno pré-aquecido a 200 graus e deixe de molho por meia hora. Observe que esse método destrói não apenas organismos patogênicos, mas também substâncias benéficas; portanto, o solo precisará de tratamento adicional com uma solução nutritiva.
- Congelamento Adequado para a mistura do solo, preparada em pequenos volumes ou no final do outono. Coloque o recipiente ou sacos com terra no freezer da geladeira por uma semana e meia a duas semanas ou leve-o à varanda durante todos os meses de inverno. Isso permitirá que o solo limpe a microflora patogênica, sementes estrangeiras e se prepare para o plantio de mudas.
As mudas de pimenta são pouco toleradas para a colheita, uma vez que o sistema radicular em seu período inicial de vida é especialmente fraco, portanto a melhor solução seria plantar em vasos individuais de turfa.
Ao plantar mudas, será necessário mergulhar nas plantas, e nem mesmo jardineiros experientes conseguem esse procedimento sem danificar os caules e o sistema radicular das plantas.Existe outra maneira de semear sementes para mudas - são os comprimidos de turfa. O uso de comprimidos de turfa é considerado a maneira mais fácil de cultivar uma cultura de pimenta doce - apenas umedeça os comprimidos para que eles inchem e coloquem as sementes nos orifícios feitos na parte superior dos comprimidos.
Seleção e preparação de sementes
Para selecionar sementes de qualidade na loja, verifique a embalagem quanto à data de produção e prazo de validade. Observe que a germinação ideal das sementes de pimenta é observada no primeiro ano após a coleta.
Confie apenas em produtores de sementes confiáveis, preste atenção à qualidade da embalagem - ela deve ser bem colada, impressa e deve fornecer informações sobre a empresa que lançou esses produtos.
Para preparar o material para a semeadura, inspecione-o e remova da massa total todas as sementes danificadas e de baixa qualidade. Colete as sementes selecionadas em um saco de gaze e mergulhe-as para desinfecção em uma solução fungicida, como Fitosporin, Vitaros. Para o mesmo objetivo, você pode usar uma solução concentrada de permanganato de potássio (exposição por 20 a 30 minutos).Importante! Para aumentar a produtividade, as sementes tratadas devem ser lavadas com água limpa sem retirar as sacolas e depois embebidas por meio dia no estimulador de crescimento "Epin" (2 gotas para cada 100 ml de água).
Não é difícil pré-germinar as sementes - espalhe as sementes uniformemente em uma tela umedecida e cubra com o mesmo pano por cima. Coloque-os por uma semana em um local quente e escuro, umedeça o tecido do frasco de spray de vez em quando. Não perca o momento em que as sementes eclodem, porque os rudimentos do sistema radicular dos pimentões são muito frágeis e podem ser facilmente danificados durante a semeadura.
Semeando sementes
Recomenda-se que as pimentas do tipo Tusk sejam plantadas em fileiras com espaçamento de 3-4 cm e distância entre sementes de 2-2,5 cm.Este esquema é usado se você usar uma bandeja para pré-cultivo.
As sementes plantadas em vasos ou pastilhas de turfa devem ser plantadas em duas unidades por assento, com uma distância de 2,5 a 3 cm entre as sementes. Posteriormente, você pode afinar e escolher um broto mais forte dos dois. A profundidade da semeadura, em qualquer caso, deve estar entre 1 e 1,5 cm.
Cuidados com mudas
A bandeja com panelas ou terra deve ser colocada em um local quente e bem iluminado, umedecer o solo da pistola de pintura e cobri-la com filme plástico. Assim que as mudas eclodem (após 5 a 7 dias), os recipientes com as culturas devem ser transferidos para um peitoril da janela leve e quente.
Para imitar as condições naturais das mudas, é necessário elevar a temperatura para + 13 ... + 16 ° C durante o dia e reduzi-la para +8 ... + 10 ° C à noite. Após a primeira semana, a temperatura precisa ser ligeiramente aumentada: até + 10 ... + 13 ° C à noite e + 23 ... + 27 ° C à tarde.
Não é recomendável regar as mudas durante a primeira semana; depois, a rega deve ser feita semanalmente. A rega deve ser abundante, mas precisa - a água é derramada lentamente sob a raiz para não danificar as hastes e o sistema radicular.Você sabe A primeira menção escrita ao pimentão data de 1494 - sobre ele como um vegetal extremamente útil que interrompe o desenvolvimento de resfriados, escreveu um médico expedicionário Christopher Columbus.
A iluminação para brotos jovens é necessária para que eles fiquem mais fortes e adquiram uma cor verde rica. As mudas precisam ser iluminadas com lâmpadas fluorescentes para que recebam pelo menos doze horas de luz.
Quanto ao acabamento, o primeiro deve ser realizado após o aparecimento dos primeiros folhetos verdadeiros, o segundo - 2 a 2,5 semanas após o primeiro e o terceiro - 5 a 7 dias antes da data prevista para o plantio em campo aberto. Você pode usar curativos naturais e químicos.
A primeira categoria inclui essas misturas:
- 0,5 colher de chá uréia, 2,5 ml de humato de potássio em 5 l de água;
- 0,5 g de nitrato de amônio, 3 g de superfosfato, 1 g de potássio em 5 l de água.
Os pensos naturais incluem esses meios:
- folhas de chá para dormir - 1 colher de sopa. folha de chá em 5 litros de água, insista por 5 dias;
- casca de banana - 3 cascas em 3 l de água, insista por 3 dias;
- cascas de ovos - coloque cascas de ovos esmagadas em um terço da altura de uma jarra de 3 litros, despeje água limpa no topo e insista até que um cheiro de sulfeto de hidrogênio apareça.
Endurecimento de mudas
O procedimento de endurecimento é a preparação de mudas para condições de solo aberto. É necessário fortalecer as plantas - brotos endurecidos de pimentão têm um sistema radicular desenvolvido, entrenós curtos, folhas grandes, ovários fortes e um caule lenhoso espesso.O endurecimento envolve a remoção de caixas com mudas na varanda e mantê-las em baixas temperaturas. Primeiro, as mudas devem ser colocadas na varanda por 1-1,5 horas, quando a temperatura externa exceder + 14 ° C, e começar a fazer isso duas semanas antes do plantio. Gradualmente, o período de endurecimento deve ser aumentado para 4 horas por dia.
Verifique se a temperatura durante o endurecimento é relativamente estável, sem mudanças bruscas. Lembre-se de que a luz direta do sol causa queimaduras na folhagem jovem; portanto, oculte os brotos com um algodão fino ou gaze. Os rascunhos também afetam as mudas negativamente; portanto, coloque vasos com mudas para que fiquem constantemente ao ar livre, mas não caiam no fluxo.
Durante o endurecimento, aumente a duração dos períodos entre a rega - deixe a folhagem murchar levemente e só depois regue. Essa técnica permite fortalecer o sistema radicular das mudas e prepará-lo para a necessidade de extrair a umidade do solo.
Você sabe Pela primeira vez, no final do século XVII, foram cultivadas variedades de pimentão de frutas grandes e adequadas para consumo bruto, razão pela qual esse vegetal é chamado de búlgaro.
Como e quando plantar mudas em um local permanente
O plantio em campo aberto é um sério estresse para as plantas; portanto, você deve aderir ao momento do plantio, escolher um local adequado no local, aderir ao esquema e profundidade do plantio constante.
O momento
Na faixa do meio, os transplantes são plantados em solo de estufa no início de maio e transplantados em campo aberto em meados ou no final de maio, dependendo da estabilidade climática. Neste momento, a idade das plantas já atinge cerca de 70 dias, de 8 a 12 folhetos são formados sobre elas.
No momento do plantio, as camadas superiores do solo devem ser aquecidas a pelo menos + 15 ° C e as inferiores a + 12 ° C. A possibilidade de geadas matinais não é permitida, uma vez que elas prejudicam significativamente os brotos jovens, a temperatura do ar durante o dia deve ser mantida a + 18 ° C ou mais.
Seleção do site
Para as mudas serem confortáveis e bem enraizadas, considere as plantas predecessoras que crescem no local selecionado. Culturas como tomate, berinjela, batata, physalis, esgotam o solo para os micro e macro elementos necessários para a pimenta.
Também não é permitido re-plantar pimentão na mesma área em que cresceu no ano passado. Após o plantio e a colheita de plantas crucíferas, pelo menos dois turnos de sementes devem passar para o re-plantio produtivo do pimentão.
Como precursores que enriquecem o solo da pimenta com oligoelementos úteis, podem ser usados:
- manjericão;
- manjerona;
- cebolas;
- abobrinha;
- pepinos
- abóbora
- repolho branco precoce.
Importante! Trevos, mostarda e legumes são os melhores sideratos para preparar o solo para o plantio de pimentas. Eles precisam ser semeados um mês ou meio antes de plantar um vegetal e depois cavar caules jovens e crescidos no solo.
Quanto à proximidade das lavouras, não é recomendável plantar pimentões amargos, berinjela, batata, erva-doce e beterraba em áreas vizinhas, pois sofrem de doenças semelhantes e são afetados pelas mesmas pragas. Um bom "bairro" é plantar ao lado de cenouras, manjerona, endro, cebola e manjericão.
Se o solo na área selecionada for argiloso, deve ser fertilizado antes do plantio - a cada 1 quadrado. m de solo, é necessário fazer 1 balde de esterco, misturado uniformemente com turfa, e 0,5 baldes de serragem fina. O solo argiloso requer uma aplicação adicional de 1 balde de areia molhada para cada 1 quadrado. m
Para tornar o solo de turfa mais solto e fértil, um balde de húmus e solo encharcado é espalhado sobre ele e desenterrado. O solo arenoso é menos adequado para pimentas - com base em 1 km². m é necessário levar 2 baldes de turfa, solo argiloso, húmus e um balde de serragem fina.
A presa de pimentão gosta de áreas bem iluminadas e ligeiramente sombreadas, além de temperatura moderadamente alta. Para criar condições ideais para as mudas, plante-a no lado sul do jardim, se possível na sombra sutil de árvores ou arbustos jovens - isso evitará o aparecimento de queimaduras solares. Os rascunhos retardam o crescimento das mudas, agravam a formação de ovários, portanto, é necessário plantar plantas em um local protegido dos ventos diretos.
Esquema e profundidade do desembarque
Existem várias maneiras de plantar pimenta - jardim, ninho quadrado. Ao plantar em uma fileira, a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 45 cm e entre as fileiras - de 60 a 65 cm.
Com uma aterrissagem de ninho quadrado, são feitos buracos nos cantos dos quadrados com um lado de 60 cm ou 70 cm, então dois ou três arbustos são plantados em cada buraco, respectivamente. A profundidade dos orifícios deve exceder levemente a altura do copo de mudas ou coma de terra em que você transplanta a planta (geralmente de 7 a 9 cm).
Como cuidar em campo aberto
Após o transplante de mudas para o solo aberto, começa o estágio mais difícil do tratamento com brotos de pimentão. É necessário monitorar a rega, adubação, liga e manter a alta qualidade do solo.
Rega
A pimenta não tolera a seca e reage negativamente a ela; portanto, é recomendável regar a planta duas vezes por dia - de manhã e à noite. As pimentas não devem ser regadas à tarde, pois a umidade atuará como uma lupa, queimaduras solares aparecerão na folhagem e nas frutas, e o solo secará e rachará. Pratique a rega das raízes e, antes de umedecer o solo, solte-o.
A aspersão de um regador pode ser usada exclusivamente durante o florescimento e o amadurecimento dos ovários já formados. A temperatura da água para irrigação deve estar dentro de + 23 ° C, a água de temperatura mais baixa provoca deterioração do sistema radicular e o aparecimento de pragas de pimentas - lesmas.Cuidado do solo
O solo sob os arbustos de pimentão deve ser afrouxado regularmente para facilitar o fluxo de ar para as raízes das plantas e, consequentemente, acelerar a formação de frutas e destruir ervas daninhas em tempo hábil.
Durante as primeiras duas semanas após o plantio, não é recomendável cuidar do solo, pois durante esse período o sistema radicular é fortalecido e seus danos podem levar a uma diminuição no rendimento. Capine as ervas daninhas ao mesmo tempo que o afrouxamento, faça o primeiro afrouxamento a uma profundidade não superior a 10 cm Se uma crosta seca se formou na superfície, a profundidade pode ser aumentada para 15 cm.
Para que o solo aqueça e areje, solte o solo após cada irrigação e chuva pesada. Para fazer isso, selecione o período em que a umidade já passou, mas a terra ainda não secou. A cobertura morta ajuda a manter o nível necessário de umidade do solo, evita a ocorrência de ervas daninhas e protege o sistema radicular de secar.
Use palha de corte, palha, serragem ou composto para cobrir o solo - esses materiais inibem o desenvolvimento de doenças de plantas, contêm bactérias benéficas e você pode polvilhá-las com uma camada de aproximadamente 6 cm de espessura.
Aplicação de fertilizantes
Um dos melhores fertilizantes orgânicos para a pimenta é estrume e estrume de galinha. Para preparar uma solução para irrigação, misture 1 kg de estrume ou 0,5 kg de estrume com 10 litros de água e deixe em infusão por 5-6 dias.
Os suplementos minerais também serão eficazes, como:
- nitrato de amônio - 1 colher de sopa. em 10 l de água;
- superfosfato - 2 colheres de sopa. em 10 l de água;
- sulfato de potássio - 1,5 colheres de sopa. em 10 l de água.
Lembre-se de que os fertilizantes devem ser alternados para fornecer às plantas uma gama completa de nutrientes. Os compostos de nitrogênio são eficazes na formação de inflorescências por uma planta, os compostos de fósforo estimulam o desenvolvimento dos ovários.
Se você não conseguir alimentar as plantas com a frequência recomendada, siga o seguinte esquema de rega. Aplique fertilizante orgânico duas semanas após o plantio dos pimentões e depois de mais duas semanas fertilize com compostos de nitrogênio.
Liga de arbustos
Os arbustos de pimenta de presa são altos, portanto devem ser amarrados em uma treliça ou estacas. O botão inferior deve ser removido para aumentar a produtividade e, em seguida, pegue arame grosso, barbante grosso ou gaze, dividido em tiras estreitas.
O material da liga deve ser torcido em torno da parte superior do caule de pimenta, torcer as pontas e amarrar no suporte. Você também pode enfiar os talos de pimenta pelas hastes transversais da treliça à medida que crescem e deixar os ovários em lados opostos da treliça.
A pimenta doce Tusk é um híbrido maduro resistente ao gelo, que produz frutos relativamente grandes com alta palatabilidade. O cultivo de pimenta a partir de mudas permite aumentar a produtividade das plantas e obter a colheita no tempo necessário.