As cenouras são uma das culturas mais procuradas. Além de ser usado para melhorar o sabor dos pratos, possui um grande número de propriedades úteis. Além das cultivares usuais, as cenouras silvestres que crescem no ambiente natural também são amplamente utilizadas para fins medicinais.
Wild Carrot Locations
Cenouras silvestres podem ser encontradas em algumas áreas da Ucrânia e da Federação Russa, nessas áreas é muito procurada na medicina tradicional. Na Europa, é principalmente considerada uma erva daninha. Você pode ver o progenitor selvagem de um vegetal cultivado na Nova Zelândia, na América, na Ásia e até no continente africano. A planta é despretensiosa para o ambiente de crescimento, adora muito sol. Você pode vê-lo em prados, perto de estradas, perto de vilarejos, em campos não cultivados. Os topos são muito visíveis entre as ervas selvagens, pois se destacam no fundo com hastes longas e um guarda-chuva branco.
Importante! Muitas vezes, as cenouras silvestres são confundidas com uma cicuta malhada. Embora tenham recursos externos semelhantes, ainda podem ser distinguidos. É muito importante não cometer erros ao coletar ervas, a cicuta contém substâncias tóxicas.
Descrição e característica
A planta é gramada e pertence à família Umbrella. O nome vem do latim Daucus carota e significa "queima a gosto". As sementes da planta dão um sabor residual ardente.
Quais são as diferenças das comuns
Representantes de cenouras silvestres crescem no ambiente natural, suas raízes não são comestíveis. Cenouras comuns de variedades cultivadas são plantadas em jardins e divididas em dois grupos principais: forragem (para alimentar o gado) e mesa (para consumo fresco, fazendo sucos e pratos). Embora as cultivares tenham sido criadas a partir de representantes silvestres, suas qualidades diferem significativamente. Os óleos essenciais que compõem os representantes selvagens são adicionados a vários remédios destinados a tratar a deficiência de vitamina A, problemas com a uretra e helmintos expulsos.
Composição química e vitamínica
Frutos de cenoura selvagem contêm cerca de 7,5% de óleos essenciais:
- geraniol - uma substância natural, cria um efeito antifúngico, diminui a pressão sanguínea, é frequentemente usada em cosmetologia;
- acetato de geranil - possui propriedades curativas;
- derivados de óleos de flavona - elimine problemas com uma cadeira, livre de toxinas;
- óleos gordos - fornecer uma distribuição racional de nutrientes no corpo.
Importante! O abuso de cenouras silvestres pode levar a um excesso de beta-caroteno no organismo, o que afetará a funcionalidade do fígado.
No coração da fruta encontram-se geraniol, provitamina A, vitaminas B1, B2 e C. A parte da raiz contém muitos oligoelementos e nutrientes:
- caroteno - uma falta no corpo afeta o bem-estar geral;
- ácido ascórbico - necessário para manter a imunidade geral;
- riboflavina - regula os processos biológicos do corpo;
- ferro - fornece energia ao corpo e afeta a composição das células sanguíneas,
- óleos essenciais - uma deficiência afeta a condição da pele e muitas outras. outro
As propriedades curativas das cenouras silvestres
No momento, é difícil determinar quando as cenouras silvestres foram usadas pela primeira vez para fins medicinais. Os primeiros registros de suas propriedades benéficas foram encontrados em fontes datadas do século I aC. e
- Ela foi prescrita como remédio:
- dor calmante;
- destruindo a microflora patogênica;
- aliviando processos inflamatórios;
- agente colerético;
- redução de edema;
- antitussígeno;
- uma ferramenta para melhorar a lactação;
- com tuberculose;
- no tratamento de hemorróidas e muitos outros. outro
Na medicina tradicional, todas as partes da cenoura selvagem são usadas separadamente, mas as sementes e os frutos são os mais procurados. É nessas partes da planta que o maior número de oligoelementos é encontrado.
Você sabe Nos países europeus, as cenouras cultivadas são classificadas como frutas e legumes. Os agricultores portugueses fazem geléia e entregam na Europa. Segundo a lei, a geléia só pode ser feita a partir de frutas, que compartilhavam a opinião sobre essa planta.
Fruta
Várias tinturas são feitas com base em frutas. Após a escavação, a fruta é submetida a um processamento a alta temperatura para uma boa secagem. Em seguida, é moído em pó usando um moedor de café. Esta parte da planta é usada para várias doenças dos órgãos internos. Especialmente as tinturas dos frutos das cenouras silvestres são retiradas para tuberculose.
Sêmen
A coleta de sementes deve ser realizada em outubro e início de novembro, até que comecem a desmoronar. Eles são usados na forma de um pó para aliviar a dor no trato gastrointestinal. As sementes de uma planta selvagem são usadas para aumentar a libido, estimular a menstruação e retardar a menopausa.
As tinturas à base de sementes destinam-se a:
- reduzir a formação de gás;
- fortalecer a ação diurética e reduzir o inchaço dos tecidos moles;
- excreção de pedras formadas nos rins e no ureter;
- para reduzir cólicas.
Anteriormente, as sementes faziam parte de medicamentos que melhoram a atividade cardíaca. Um efeito eficaz também é observado em caso de distúrbios do sistema nervoso central. Por esse motivo, sementes de plantas silvestres são colhidas para cólica renal.
Você sabe Algumas aldeias da Alemanha preservaram receitas para fazer café a partir de cenouras torradas. A bebida é chamada café "soldado".
Culturas de raízes
Pode ser consumido suco fresco ou feito. Observa-se alta eficiência no tratamento de infestações por helmintos, as culturas de raízes também são tomadas como um laxante. Seco adicione ao chá ou tempere os alimentos. Se você moer esta parte da planta, ela poderá ser aplicada em feridas e hematomas. Recomenda-se que as raízes frescas sejam tomadas por via oral com anemia. No mundo moderno, a parte da raiz de uma planta é adicionada aos carotenóides e suplementos alimentares.
Folha
A cenoura selvagem é uma planta curativa única, mesmo sua parte frondosa tem propriedades medicinais. Muitas vezes, são feitas pomadas para uso externo ou chás calmantes.
Características de aplicação na medicina tradicional
As cenouras foram apreciadas pelos famosos médicos da Grécia antiga. Em muitos manuscritos de figuras como Hipócrates e Galeno, são encontrados registros de sua preparação e aplicação.
Tratamento de tuberculose
As cenouras silvestres são usadas para doenças do sistema respiratório e tuberculose, inclusive. A droga tem um efeito antitussígeno e um efeito antibacteriano. A intensidade dos ataques de tosse é reduzida, os ramos brônquicos e os pulmões são eliminados. Sangramento pulmonar é evitado.
Receita 2 colheres de chá as sementes devem ser derramadas com água quente fervida e insistidas por pelo menos 5 minutos. Então a solução precisa ser filtrada. Durante o dia, é recomendável beber 2 colheres de sopa. decocção. Vale a pena usar em pequenos goles, dividindo a ingestão em períodos. Na inflamação normal, o medicamento é utilizado antes do início do efeito, geralmente o curso dura 1-2 semanas, dependendo da negligência da doença. O tratamento da tuberculose pode durar mais de um mês.
Tratamento de colelitíase e urolitíase
Com a ajuda da preparação preparada, a saída da bile estagnada pode ser ativada. A cura completa e o efeito rápido são observados com tratamento oportuno nos estágios iniciais da estagnação. O caldo de ervas deve ser usado regularmente, observando claramente a dosagem necessária. Geralmente use as sementes da planta. O caldo adequadamente preparado ajuda a dissolver as pedras e reduzir a glicose no sangue.
Receita 3 colheres de sopa. as sementes devem ser preenchidas com 3 xícaras de água fervida e mantidas a mistura resultante em banho-maria por cerca de 10 minutos. Uma bebida filtrada é consumida quente a 1 colher de sopa. 3 p. por dia. A mesma receita é usada para doenças de pedras da uretra. O uso regular da decocção acelera o processo de remoção de areia dos rins e do ureter. Assim, é possível impedir a formação de pedras grandes, que de maneira natural serão impossíveis de remover.
Proteção do Sistema Nervoso
Decocções de cenouras silvestres têm um efeito benéfico no estado emocional de uma pessoa com estresse psicológico excessivo. Com o uso de preparações e decocções baseadas nesta planta, observa-se um relaxamento da tensão nervosa, que naturalmente impede a ocorrência de doença mental crônica.
Receita de caldo: 1 colher de sopa. despeje uma colher de sementes em pó em 250 ml de água potável e deixe ferver por 1 min. Infundir o caldo por cerca de 2 horas.Uma bebida filtrada leva 3 r. por dia para 1 colher de sopa. colher. É melhor comer antes das refeições. A duração do tratamento depende da condição da pessoa.
Tratamento da constipação
Hastes fabricadas ou inflorescências de cenouras silvestres melhoram a motilidade intestinal, prevenindo problemas de constipação. Você pode usar essa bebida para adultos e crianças. Você precisa beber chá 1-2 vezes ao dia durante 1 semana.
Métodos para a coleta e armazenamento de cenoura selvagem
Uma das medidas mais importantes, se você deseja usar as propriedades curativas da cenoura selvagem, é sua montagem e armazenamento diretos.
Para usar cada parte da planta herbácea, vale a pena observar algumas regras:
- A colheita das folhas é realizada durante a floração. As folhas são secas e armazenadas em local seco. Eles podem ser colocados em recipientes de vidro ou suspensos em um saco.
- A colheita da raiz é realizada na primavera, antes da fase de início do crescimento ou no final do outono. Eles são desenterrados, esmagados do chão e secos. Você pode usar a colheita de raiz fresca ou fazer suco com ela.
- A colheita de frutas é realizada no outono, no final do período de floração, geralmente no final de outubro - início de novembro. A colheita precoce é indesejável, pois os frutos podem não estar totalmente amadurecidos. Apertar também não vale a pena, caso contrário eles podem secar mesmo no chão.
- As sementes também são colhidas após a floração antes de começarem a desmoronar. Os guarda-chuvas são cortados, depois esmagados em uma cama seca (papel, pano) e secos. Eles são moídos em pó.
- As inflorescências precisam ser removidas no 2-3º dia após o aparecimento. As flores cortadas são secas ao sol e armazenadas em um recipiente selado.
Possíveis efeitos colaterais
Com o consumo excessivo de cenouras silvestres, existe o risco de excesso de vitamina A. Se você sentir algum desconforto após tomar esta planta, deve abandonar imediatamente o consumo.
- Os efeitos colaterais podem ocorrer na forma de:
- descamação da pele;
- o aparecimento de feridas nos cantos da boca;
- fadiga;
- estado apático;
- dores de cabeça e tonturas;
- sudorese profusa, especialmente à noite;
- coceira na pele.
Por muitos séculos, as cenouras silvestres foram usadas pelos seres humanos como planta medicinal. Mas vale a pena entender que não é possível que nenhum diagnóstico o aplique. Lembre-se sempre de contra-indicações e possível intolerância pessoal. Com úlceras pépticas, é melhor não consumir decocções e infusões desta planta.