O melão amante do calor é cultivado em campo aberto nas regiões sul. Ao norte, só pode ser cultivada em estufa. Nesse caso, é necessário criar certas condições, usar o método de plântulas e estabelecer cuidados adequados para a cultura.
Cultivares
Existem variedades de melão que são mais adequadas para cultivo em solo protegido. Eles são caracterizados por despretensiosidade e resistência a temperaturas mais baixas. Estes incluem Canaria, Abacaxi, Sharen, Ozhen, Coletiva Farm Girl, Galia.
Na região de Moscou, em condições de estufa, as seguintes variedades de melão podem ser cultivadas:
- Garota da Fazenda Coletiva 749/753;
- Lada;
- Amal F1.
- Simpatia;
- Citas de ouro F1;
- Gerda F1.
Nas duras condições dos Urais e da Sibéria, as variedades precoces devem ser cultivadas:
- Altai;
- Babor F1;
- Zolotinka;
- Precocidade siberiana;
- Sonarita.
Você sabe A variedade de melão mais cara é criada e cultivada no Japão. É uma variedade Yubari King com uma polpa muito agradável e delicada. O preço de uma fruta pode chegar a 20 mil dólares.
Vantagens e desvantagens do plantio de melão em estufa
- O cultivo de melões em condições de estufa tem várias vantagens:
- na estufa, você pode criar o microclima mais favorável para o cultivo;
- o abrigo protegerá a planta de fatores climáticos e climáticos adversos (queda acentuada da temperatura, excesso de chuvas, granizo, vento);
- o espaço é salvo amarrando e moldando uma cultura;
- a probabilidade de invasão de doenças e pragas é reduzida.
- Este método de crescimento tem desvantagens:
- dificuldade de polinização - às vezes é necessário polinizar por meios artificiais;
- custos consideráveis para a compra de uma estufa com as dimensões necessárias.
Importante! A altura da estufa onde o cultivo de melão é planejado deve ser de pelo menos 2 m. Em um clima adverso, é melhor comprar uma estrutura de policarbonato equipada com um sistema de aquecimento e iluminação.
Preparando-se para o pouso
Ao cultivar melões em estufa, recomenda-se o uso do método de mudas.
Sêmen
Ao comprar material de semente, é melhor comprar sementes de melão, que já têm 3-4 anos de idade. As sementes do ano passado darão uma planta poderosa, mas um pouco frutífera. Tais sementes frescas devem ser estimuladas, assim como devem ser aquecidas. Para fazer isso, eles são colocados perto da bateria um mês antes do pouso. Este procedimento pode ser substituído por imersão por 2-3 horas em água quente (+ 60 ° C). Para sementes de híbridos, o aquecimento pode ser omitido, pois sua capacidade de dar frutos não depende da idade das sementes.
Antes do plantio, recomenda-se desinfetar as sementes por 20 minutos em uma solução a 2% de permanganato de potássio
Não interfere na seleção de sementes maduras de molho em solução salina (1 colher de sopa. Colher de sal em 1 copo de água). Literalmente, alguns minutos após a mistura, emergem sementes vazias e aquelas afundadas no fundo serão adequadas para o plantio.
Mudas
Para o cultivo de mudas dessa cabaça, leve recipientes de 8 a 14 cm de diâmetro. Eles são preenchidos com uma mistura nutritiva de uma loja ou eles mesmos fazem uma mistura do solo. Por exemplo, o turf, o húmus, o composto e a serragem são misturados em proporções iguais e depois calcinados no forno para desinfecção.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 2 cm e 1-2 sementes são plantadas em cada tanque e regadas. Em seguida, cubra com um filme e mantenha-o em um local quente (não inferior a + 25 ° C). Os brotos geralmente aparecem após 4-5 dias. Os melões germinados devem estar em uma sala com boa iluminação e temperatura de + 20 ... + 26 ° C durante o dia e não inferior a + 18 ° C à noite. Se necessário, as mudas devem ser iluminadas com um phytolamp antes de 12 a 14 horas da luz do dia.
Deve-se lembrar que o material de plantio destinado ao cultivo no sul não é adequado ao clima frio e rigoroso do norte
Regado com água morna e assentada, conforme necessário. As mudas são alimentadas 2 vezes com fertilizantes complexos - 10 dias após a emergência e depois outros 10 a 14 dias. Uma planta de 35 dias é plantada na estufa. Antes de desembarcar, é endurecido por pelo menos uma semana, mantendo-se a uma temperatura de + 16 ° C. A compressão é feita acima de 3 a 5 folhas para formar cílios laterais.
Preparação da terra em estufa
A terra no abrigo está sendo preparada desde o outono. Essa cabaça prefere um substrato nutriente bem permeável. É melhor plantar melões após pepinos, raízes, repolho e legumes. Eles não devem ser plantados após tomate e berinjela ou repetidamente. Ao cavar, eles produzem 4-5 kg de húmus por 1 m² no solo. Na primavera, eles novamente escavam e soltam o solo com a introdução de fertilizantes de potássio e fósforo. Para cada m², são utilizados 35 a 45 g de superfosfato e 15 a 25 g de sal de potássio.
A própria estrutura e o solo são desinfetados com uma solução de sulfato de cobre ou uma mistura de Bordeaux.
Você também deve fazer um tratamento de fumaça com um verificador de enxofre.
Plantio de mudas de melão em estufa
Na estrutura da estufa, os buracos são formados com uma profundidade de 25 a 20 cm, mantendo uma distância de 25 a 35 cm entre eles.As linhas são feitas com tamanhos de 65 a 70 cm. É bom adicionar um pouco de orgânicos ao buraco e umedecer com água morna.
As mudas de melão não gostam de ser transplantadas, portanto, é melhor semear em vasos de turfa
As mudas são regadas algumas horas antes do transplante e, em seguida, são plantadas em covas preparadas pelo método de transbordo, ou seja, sem destruir o caroço de terra. Recomenda-se a cobertura do solo.
Importante! Pepinos com melão pertencem ao mesmo gênero de plantas e são capazes de polinizar um ao outro, para que nunca sejam plantados juntos na mesma estufa. Caso contrário, ocorrerá polinização cruzada por insetos, o que levará a frutos de baixa qualidade.
A treliça é instalada no local de pouso, ao qual o par de loops mais produtivo será anexado e o restante será cortado.
Melões crescidos também serão anexados a esse suporte, colocando-os em primeiro lugar na grade. Haverá 2-3 frutas em cada planta
Cultivo e cuidado
Após o plantio de mudas de melão em estufa, ele precisa fornecer as condições e os melhores cuidados.
Temperatura e condições de luz
Primeiro, o regime de temperatura é definido em + 20 ° C. Quando ocorre a fixação e a formação de frutas, a temperatura é mantida dentro de + 20 ... + 33 ° C. Durante o período de acumulação de açúcar, eles devem estar em média + 35 ° C, mas não superiores a + 40 ° C.
O modo de luz deve ser de 12 horas. Se houver dias nublados, será necessário usar phytolamps ou lâmpadas fluorescentes.
Melões crescem melhor em uma estufa separada
Top vestir
Para alimentar melões em uma estufa deve ser várias vezes:
- 7-10 dias após o desembarque nas camas. Nitrato de amônio (20 g / 10 l) é usado para este curativo. 2 L de solução são vertidos em cada poço.
- A seguir, a cada 15 a 20 dias, dê alimentos orgânicos.
Importante! 10 dias antes de colher frutas, recomenda-se que os melões não sejam alimentados. Isso melhora o sabor e a aparência.
Rega e umidade
Regue as plantas na estufa semanalmente e moderadamente e, quando os frutos são formados, eles ficam mais abundantes. Durante o amadurecimento dos melões, a rega se torna escassa e, 10 a 14 dias antes da colheita, eles não são realizados, de modo que são mais açucarados.
A irrigação desta cultura de calor é feita apenas com água a + 30 ... + 33 ° C de manhã ou à noite. A umidade não deve cair na raiz do pescoço.
O melão não cresce com alta umidade, portanto o solo não pode ser transfundido
Atenção especial deve ser dada à umidade em diferentes fases da planta:
- durante a formação de flores e ovários na estufa, a umidade deve estar no nível de 37%;
- durante o crescimento do fruto - 32%:
- no vencimento - 10%.
Fertilizantes
O melão adora produtos orgânicos e precisa de um certo conjunto de elementos para o desenvolvimento normal (potássio, cálcio, fósforo, nitrogênio, enxofre, cobre, manganês, molibdênio).
Você sabe Os melões em Moscou começaram a crescer novamente no século XVI. E sob o czar Alexei Mikhailovich (século XVII) eles foram criados em estufas em Izmailovo.
Esta planta responde bem aos seguintes fertilizantes:
- Orgânico. Como orgânicos, use adubo, estrume podre, fezes de pássaros, infusões de ervas. O húmus é introduzido no solo desde o outono e adicionado aos buracos durante o plantio. Orgânicos diluídos e infusões de ervas são usados para se vestir. Fermento pode ser adicionado a eles.
- Solução de cinzas. Eles são recomendados para molhar os melões todos os meses ou adicionar soluções para a alimentação.
- Fertilizantes minerais. Você pode comprar fertilizantes complexos prontos para uso "Agritek Dryp". Para fertilizar, você também pode usar esses fertilizantes - dissolva 50 g de superfosfato, 10 nitrato e 20 g de cloreto de potássio em um balde de 10 litros de água.
Proteção contra doenças e pragas
De pragas melão pode bater pulgão melão, wireworm, pá de poeira, ácaro. Quando esses insetos aparecerem, é recomendável usar os inseticidas Zolon, Karate, Fastak. Sob condições adversas de crescimento, várias doenças podem aparecer.
Esta cultura de planta pode ser suscetível às seguintes doenças fúngicas:
- Oídio. Os sinais são placa branca, que eventualmente adquire uma cor marrom. A planta diminui o seu crescimento e desenvolvimento.
- Peronosporose. Identificado por manchas amarelo-esverdeadas. Com o aumento da umidade, um revestimento roxo aparece na parte de trás das folhas.
- Fusarium murcha. Manchas acinzentadas aparecem nas placas das folhas de melão, a planta perde a cor e murcha.
- Antracnose. Aparece na forma de manchas rosa acastanhadas. Os frutos sofrem deformação, os cílios se tornam quebradiços e quebram.
- Podridão da raiz. Causa afinamento do sistema radicular e cílios. A planta adquire uma cor acastanhada e apodrece.
Para combater doenças de origem fúngica, enxofre, mistura de Bordeaux, preparações químicas “Topázio”, “Topsin-M”, “Oksikhom” ajudam muito.
Doenças virais como o vírus da melancia e o mosaico de pepino para o melão são muito perigosos. Infelizmente, no momento, não existem meios para sua destruição. Portanto, todas as plantações doentes devem ser arrancadas e descartadas.
Medidas preventivas para evitar o aparecimento de pragas e doenças de insetos estão cavando o solo no outono, removendo ervas daninhas, tratando-as com mistura de Bordeaux ou vitríolo, observando a rotação de culturas e técnicas de cultivo.
Você sabe Na bíblia O melão é referido como o fruto trazido pelos arcanjos para a terra do paraíso.
Airing
Esta cultura termofílica reage negativamente a uma temperatura de cerca de + 40 ° C. Portanto, em uma estufa, deve ser realizada ventilação regular. Para esse fim, abra as janelas ou abra o polietileno na lateral da estufa. É especialmente importante ventilar a estufa durante o período de acúmulo de açúcar, quando é necessário reduzir a umidade.
A estufa também deve ser aberta durante a floração para dar aos polinizadores de insetos acesso às plantas. Caso contrário, será necessário fazer a polinização manualmente.
Colheita e armazenamento
O melão deve ser coletado à medida que amadurece. A principal orientação de que esse melão pode ser arrancado é a presença de rachaduras em forma de anel na área ao redor da cauda. Essas frutas são facilmente removidas dos cílios e têm um aroma agradável. Eles são cuidadosamente cortados com uma faca bem afiada. A melhor época para colher é de manhã ou à noite.
Esta cultura, cultivada em estufa, não deve ser armazenada por muito tempo, pois as primeiras variedades não duram muito. Os melões coletados são mantidos alguns dias sob o sol e depois são transferidos para um local de armazenamento. Uma adega é adequada para esse fim. A polpa de melão pode ser seca ou congelada, geléia ou frutas cristalizadas.
É possível cultivar um melão em uma estufa, mas para isso você precisa escolher a variedade certa e criar as condições necessárias. Nesse caso, no início, você deve usar o método de muda.