Os híbridos partenocarpicos de pepinos, cujo ovário não depende das condições climáticas e da polinização, são populares entre os jardineiros. Uma variedade de criação holandesa "Pasalimo F1" foi introduzida no registro estadual da Federação Russa em 2005 e é recomendada para residentes de verão, lotes familiares e pequenas fazendas. Pode ser cultivada em diferentes regiões. Considere o que é uma variedade de pepinos "Pasalimo F1", suas vantagens e desvantagens, como plantar e cultivar, as regras para a colheita.
Descrição e características da variedade
A variedade de pepinos Pasalimo F1 é um híbrido partenocárpico e não precisa de polinizadores. Amadurece nos estágios iniciais - desde o surgimento de mudas até a coleta dos primeiros pepinos, o intervalo de tempo é de apenas 40 dias. É adequado para o cultivo em terrenos protegidos e abertos. Pode dar frutos quase ao gelo.
É uma variedade indeterminada de tamanho médio, com flores predominantemente femininas. Forma em cada nó de 3 a 6 pepinos de 6 a 9 cm de comprimento, e os frutos são cilíndricos, de um verde denso, com tubérculos médios e espinhos brancos. Eles têm faixas claras quase imperceptíveis. Os pepinos não crescem mais, são crocantes e sem amargura, adequados para a colheita de pepinos, picles e picles, consumo fresco.Você sabe De fato, 95% do pepino consiste em água pura. Existem muito poucas calorias - apenas 15 kcal / 100 g.Esse vegetal cru é muito útil na nutrição da dieta.
A produtividade atinge 100-120 t / ha. Este híbrido não é afetado por manchas marrons, vírus do mosaico do pepino e oídio.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens da variedade de pepinos "Pasalimo F1" incluem:
- alto rendimento estável, independente do clima e dos polinizadores;
- amadurecimento precoce;
- período de frutificação prolongado;
- universalidade de uso;
- apresentação
- boa transportabilidade e durabilidade;
- falta de amargura.
Tempos de aterrissagem ideais
O tempo de plantio depende em grande parte do clima da área e método de cultivo - mudas ou sementes. Ao plantar sementes, lembre-se de que é necessário semear em canteiros abertos quando a temperatura noturna ainda não cair abaixo de + 12 ° C. Em geral, você pode plantar sementes de variedades precoces nos canteiros até o meio do verão.
Com o método das mudas, deve-se ter em mente que as mudas precisarão ser plantadas em um local permanente, um mês após a semeadura. Neste caso, a temperatura do solo não deve ser inferior a + 13 ° C. Mudas de pepinos quando crescem mal criam raízes em um novo local, para que você não precise se apressar no plantio de sementes. As mudas estão prontas para o plantio na presença de 2-3 folhas verdadeiras - essa condição é atingida às três semanas de idade.
Na Rússia central, essas temperaturas geralmente são estabelecidas no início de junho, de modo que as sementes são semeadas para o cultivo de mudas apenas no final de abril - início de maio. O norte, mais tarde eles fazem isso mais tarde, e mais cedo no sul. Em regiões quentes, os pepinos geralmente são cultivados, semeando diretamente em canteiros desprotegidos no dia 10 de abril.
As mudas geralmente são plantadas em estufa antes de 15 de maio. A temperatura ideal para esta cultura é considerada a temperatura do solo em solo protegido não inferior a + 16 ° C à noite e + 18 ° C durante o dia.
Maneiras de plantar pepinos
Nas regiões sul e central, a variedade de pepino Pasalimo F1 pode ser semeada diretamente no solo. Nas regiões do norte e para a coleta dos primeiros produtos, eles são cultivados com mudas.
Método de mudas
Mudas de pepino podem ser cultivadas dentro de casa.
Requisitos de solo e tamanhos de tanque
Pepinos precisam de solo leve e nutritivo. Você pode comprar solo universal em uma loja agrícola ou fazer você mesmo: por exemplo, misture grama, adubo, turfa e areia (2: 2: 1: 1). Um pouco de cinza ou fertilizante mineral (50 g de azofoska por 10 l) pode ser adicionado à mistura do solo. Uma mistura caseira deve ser descontaminada vertendo-a com manganês ou uma solução de sulfato de cobre.
Os recipientes são levados de maneira muito diferente - potes e comprimidos de turfa, bandejas especiais, cassetes, potes individuais. Os materiais indesejados são frequentemente usados como recipientes para mudas - garrafas plásticas, embalagens feitas de leite e kefir. Eles são cortados, os furos de drenagem são feitos neles, a drenagem de poliestireno, tijolos quebrados ou argila expandida é preenchida e, em seguida, o solo preparado. Não é recomendado plantar pepinos em recipientes com menos de 8 × 8 cm.Importante! Pepinos não podem ser cultivados em caixas. Cada planta deve ter sua própria capacidade, uma vez que essa cultura não tolera transplantes desnecessários.
Preparação e tecnologia para semear sementes
Sementes em embalagens de um bom produtor geralmente não precisam mais de preparação para o plantio na forma de rejeição ou desinfecção. Eles podem ser plantados diretamente no solo preparado ou realizar antes deste procedimento de germinação ou endurecimento.
Germinar sementes, embrulhadas em gaze úmida e colocadas em um local quente. O teor de umidade do material é mantido constantemente, cobrindo o recipiente com uma tampa. Depois de alguns dias, as raízes devem aparecer nas sementes - as amostras que picam já podem ser plantadas.
O endurecimento das sementes permitirá que as plantas se adaptem a temperaturas mais baixas. Para isso, o material da semente é embrulhado em um pano úmido e mantido na geladeira por 36 horas.
Se você comprou as sementes em peso, primeiro elas devem ser desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio por 30 minutos e depois lavadas com água.
1 a 2 sementes são plantadas em uma tigela separada a uma profundidade de 1,5 a 2 cm. Após o aparecimento dos brotos, elas sempre deixam uma, a mais forte.
Cuidados com mudas
Os cuidados subsequentes com as mudas são os seguintes:
- É necessário garantir o regime de temperatura ao longo do dia entre + 21 ... + 23 ° С e à noite - + 16 ... 18 ° С. Os tanques com plantas devem estar localizados em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta. A falta de luz leva ao desbaste das mudas - ela se estende; portanto, com pouca iluminação, você precisa destacá-la com lâmpadas LED.
- A rega deve ser moderadamente defendida à temperatura ambiente todos os dias. Também é necessário realizar a pulverização com água usando uma pistola de pintura.
- A alimentação deve ser feita pelo menos 2 vezes. A primeira aplicação de fertilizante é feita 14 dias após a emergência - sob a raiz, juntamente com a rega pela manhã. Para esse fim, é bom usar uma solução de uréia à taxa de 1 colher de chá por 250 ml de líquido. Você também pode comprar fertilizantes prontos na loja de jardinagem ("Fertilidade", "Berçário"). O segundo curativo é realizado quando duas folhas verdadeiras aparecem. Para fazer isso, tome 1 colher de sopa. colher de sopa de cinza de madeira, 1 colher de chá de nitrofoski, 3 litros de líquido. Despeje cerca de 200-250 g em uma planta.
Plantio de mudas em local permanente
Mudas de pepino estão prontas para o plantio no solo dentro de 20 a 25 dias após a germinação. A aterrissagem é realizada mais perto do final da primavera, quando não há mais previsão de geada no solo. O solo deve aquecer até +14 ... + 16 ° C. A temperatura do ar deve estar dentro de + 18 ... + 21 ° C. Na estufa, o plantio é feito mais cedo, nos mesmos indicadores de temperatura. No dia anterior ao plantio, as mudas devem ser regadas.
Os padrões de aterrissagem podem ser diferentes. Ao plantar mudas em fileiras, a distância entre elas é de cerca de 1 m e entre as amostras para plantio - cerca de 30 a 40 cm.Você também pode plantar em um padrão quadriculado: nesse caso, a distância entre as plantas é de 50 cm de largura e cerca de 30 cm. É melhor molhar o solo antes do plantio. À medida que os pepinos crescem, brotos de liga são feitos em espaldeiras.Importante! As mudas antes do plantio no solo devem ser endurecidas. Para esse fim, é levado ao ar livre: primeiro, por várias horas, e depois o tempo é gradualmente aumentado.
Maneira imprudente
Para plantar a semente tratada diretamente no solo, é importante escolher o local certo para o plantio. Antes de tudo, a rotação de culturas deve ser observada: você não pode plantar pepinos onde beterrabas, abóboras, abóboras ou pepinos foram os predecessores. Mas as áreas onde batatas, tomates e repolhos costumavam crescer bem são adequadas. É aconselhável escolher um local que seja bem protegido das rajadas de vento, mas bem iluminado pela luz solar. Pepinos não gostam de sombreamento. Eles podem tolerar um leve sombreamento apenas nas regiões sul, onde o sol está quente no verão.
Uma cama para plantio é preparada com antecedência, de preferência no outono. Primeiro, o local deve ser limpo de vegetação residual e ervas daninhas. Em seguida, fertilizantes orgânicos são introduzidos no solo - verbasco (cerca de 5 a 10 kg por 1 m²), bem como superfosfato e sal de potássio (30 ge 20 g por 1 m², respectivamente).
Você sabe Pepinos são usados em cosméticos. Eles refrescam a tez, hidratam e suavizam a pele, ajudam a aliviar o inchaço das pálpebras.
Se esse curativo não foi feito no outono, na primavera, ao cavar um terreno para fertilizar o solo, estrume apodrecido ou fezes de pássaros, húmus e também adubo. Esse fertilizante pode ser aplicado imediatamente aos poços ao plantar plantas. Em vez de fertilizantes minerais, os defensores de áreas verdes usam cinzas de madeira à taxa de 0,5 litros por 2 m². Se o solo da parcela for ácido, é necessário aplicar cal (farinha de dolomita) à taxa de 0,3-0,5 kg por 1 m².
A semeadura é a seguinte:
- cavar um buraco ou vala com 40 cm de profundidade;
- coloque no fundo uma camada de estrume ou húmus apodrecido;
- misture esses fertilizantes orgânicos com o solo com uma pá;
- umedeça o solo com água limpa.
Como cuidar de culturas
Para tirar o máximo proveito da variedade de pepinos Pasalimo F1, você precisa cuidar bem deles e colhê-los em tempo hábil.
Rega e alimentação
Pepinos Pasalimo F1 precisam de rega regular e adequada. A rega inadequada afeta negativamente o rendimento e o sabor deste vegetal.
Recomenda-se regar as plantas cerca de 1 vez em 5-7 dias. Mas vale a pena notar que a quantidade de rega depende muito das condições climáticas. No calor, deve ser regada com mais frequência, a cada 1-2 dias, e quando chove, a rega é interrompida.
A rega é realizada a partir do seguinte cálculo - para 1 m² ou para cada arbusto adulto, há cerca de 1 balde de água. É melhor usar o método de rega por gotejamento. Em dias ensolarados, deve ser regada apenas sob a raiz, pois a umidade nas folhas pode causar queimaduras pelo sol. É melhor realizar esse processo durante a noite.
Para um rendimento máximo, é necessário realizar pelo menos 3-5 curativos para toda a estação de crescimento. A falta de nutrientes leva ao fato de que os pepinos se tornam pequenos, perdem sua forma, cor e sabor.
A primeira cobertura é realizada quando os primeiros brotos aparecem. Para isso, são utilizados fertilizantes orgânicos - esterco podre ou excremento de pássaros. Tais orgânicos com um volume de 1 litro são diluídos em 10 litros de água, 0,5 litro de cinza de madeira, além de fertilizantes minerais (15 gramas de uréia, 50 gramas de superfosfato, 15 gramas de sulfato de potássio). Durante o amadurecimento das frutas, o volume de fertilizantes nitrogenados e potássicos é dobrado.
Também é útil realizar curativos foliares. Para fazer isso, você pode pulverizar a cada 14 a 20 dias com uma solução preparada a partir dessa proporção: 5 g de nitrato de amônio, 10 g de superfosfato e 8 g de sulfato de potássio por 10 l de líquido. Um balde com um volume de 10 litros é suficiente para uma área de 30 m² com um patamar.
Moldar e amarrar um arbusto
Para a formação adequada da bucha, é necessário comprimir. Quando aparecerem 6-7 folhas, aperte o caule principal sobre 5 ou 6 folhas - isso interrompe o crescimento da planta em altura e contribui para o aparecimento de cílios laterais, nos quais o ovário aparecerá no futuro, o que aumentará muito o rendimento da colheita.
Para que os frutos não apareçam no chão e não comecem a apodrecer, os cílios da planta devem ser amarrados a treliças pré-instaladas. Para a instalação, os suportes de madeira ou metal são cavados no chão com 1 a 1,2 m de altura, e uma corda ou arame é puxado entre eles. Os chicotes estão vinculados a este design.
Importante! Como material para uma liga, são usadas calças justas para mulheres velhas, panos macios ou fitas. É necessário usar apenas um tecido macio na estrutura para não danificar os brotos.
Cuidado do solo
Após a rega, deve-se afrouxar o solo ao redor dos pepinos a uma profundidade de cerca de 5-7 cm, para evitar o aparecimento de uma crosta no topo do solo e melhorar o fluxo de água e ar para a cultura. Simultaneamente ao afrouxamento, as ervas daninhas são removidas, que extraem umidade e nutrientes do solo.
Ao secar, e também para evitar o aparecimento de ervas daninhas, recomenda-se a cobertura do solo perto dos arbustos. Como cobertura, use palha, turfa, serragem, estrume, húmus.
Doenças e Pragas
Os pepinos Pasalimo F1 são resistentes a doenças como oídio, cladosporiose e mosaico de pepinos.
Se você observar a rotação de culturas e cuidar cuidadosamente dessa planta, nenhuma doença será terrível. Mas regar com água fria, fortes chuvas frias, falta de calor solar, mudanças de temperatura podem provocar o aparecimento de algumas doenças, incluindo vários tipos de podridão. Para combater essas doenças, produtos químicos apropriados são usados (Fitosporin, fluido de Bordeaux).
Pepinos podem ser afetados por pragas, como pulgões, moscas brancas, ácaros ou tripes. Quando eles aparecem, eles usam spray com produtos químicos como "Tandem", "ATO Beetle". Os remédios populares também ajudam a pulverizar bem com uma solução de sabão em pó e tabaco.Datas da colheita
Pepinos da variedade em questão rendem 40 dias após o plantio. Mas o período de amadurecimento da fruta dura até o início do frio. Durante esse período, escolha pepinos de 3 a 4 vezes por semana para que não interfiram no amadurecimento de novas frutas. Se você tiver que pular 1-2 colheitas, os pepinos da variedade Pasalimo F1 não superam, mas isso pode afetar o rendimento.
Você sabe Pepinos removem "excesso" de água do corpo e impedem sua intoxicação e também contribuem para a normalização do equilíbrio água-sal.
A criação holandesa Partenocarpic híbrida "Pasalimo F1" pode dar colheitas estáveis em terreno aberto e protegido, mudas cultivadas e mudas. Seus frutos são apreciados pela falta de amargura e pelo fato de não superarem, adequados para colher pepinos.