Cultivando tomates em uma estufa, um jardineiro pode encontrar amarelecimento e torção da folhagem das plantas. Este artigo discute em detalhes esse problema, as causas de sua ocorrência e métodos de solução.
Por que as folhas de tomate se enrolam em uma estufa e o que devo fazer sobre isso
Jardineiros inexperientes costumam fazer a pergunta: o que exatamente a folhagem dos tomates murcha e ondula na estufa. Existem muitos fatores que afetam um problema. O principal é erros ao sair.
Muitos produtores negligenciam as regras mais simples (por exemplo, esquecem de desinfetar as sementes e o solo antes de semear). Erros são cometidos na seleção de variedades de cultura. O que processar, o jardineiro escolhe a si mesmo. Pode ser permanganato de potássio ou suco de aloe. O solo é descontaminado por congelamento ou calcinação.
Importante! Para a estufa, você precisa selecionar as variedades resistentes a doenças projetadas especificamente para esse método de cultivo.
A doença é negligenciada por tratamentos preventivos, e muitas infecções bacterianas e virais não são tratáveis. As informações abaixo ajudarão a evitar os erros mais frequentes no cultivo.
Vídeo: Por que as folhas de tomate enrolam
Rega errada
Os tomates são plantas que amam a umidade. A rega raramente é necessária, mas em grandes porções. Para uma estufa, será ideal regar 4-5 litros de água sob um arbusto 2 vezes por semana. Durante o período de floração, a taxa é reduzida para 3 l; no estágio de frutificação, eles são novamente aumentados.
Um método importante de rega: gotejamento (ou gotejamento do subsolo). Para uma área grande, é aconselhável construí-lo você mesmo ou comprar um sistema de rega em uma loja de jardinagem. Em salas pequenas, garrafas plásticas ou regadores agem como conta-gotas.
Você sabe As empresas de cosméticos chamaram a atenção para as propriedades benéficas do tomate. Com base em frutas, produtos para cuidados com a pele, cabelos e unhas são criados.
Falta ou excesso de fertilizante
Desvios da norma de desenvolvimento podem provocar alimentação: sua falta ou excesso.
O verde mais baixo desaparecerá, principalmente devido à falta de nutrição:
- nitrogênio - afeta o crescimento da vegetação;
- potássio - promove a resistência das plantas a fatores externos;
- fósforo - responsável pelo desenvolvimento das raízes;
- zinco - controla a absorção de fósforo e processos metabólicos;
- magnésio - é responsável pelo processo de fotossíntese;
- Molibdênio - promove a absorção de nitrogênio, é responsável pela produção de clorofila.
Problemas na parte superior da vegetação indicam falta de outros componentes.
A seguir, quais são esses componentes e o que todos são responsáveis:
- boro - polinização e fertilização, metabolismo de proteínas;
- ferro - nutrição das células, formação de pigmentos corantes;
- biossíntese de enxofre - aminoácido;
- resistência a doenças do cálcio, desenvolvimento radicular;
- Manganês - processos metabólicos nos tecidos.
- O excesso de fertilizante também é contra-indicado:
- nitrogênio - crescimento excessivo de vegetação em detrimento da frutificação;
- potássio e fósforo - amarelecimento e murcha de vegetação, necrose;
- aumento de cálcio, clorose das veias das folhas;
- magnésio - torção e escurecimento da vegetação.
Para construir massa verde, as plantas precisam de nitrogênio. O primeiro curativo é realizado no 15º dia após o plantio. Para fazer isso, use uma solução de verbasco diluído em água 1:10, 1 l / m2.
Durante a formação dos ovários das flores e a floração ativa, são realizados dois curativos com uma preparação mineral complexa (por exemplo, “Kristalon”). O intervalo entre os procedimentos é de 3 semanas.
Durante o período de frutificação, os tomates com efeito de estufa precisam de apenas uma alimentação complexa, na fase de formação dos frutos. Você pode aplicar "Crystal" ou "Kemira Universal" (de acordo com as instruções).
Alta temperatura
Uma causa comum de torcer as placas das folhas dos tomates é um aumento acentuado da temperatura. Especialmente isso acontece em estufas de policarbonato, pois o material é facilmente aquecido.
O ar aquecido no espaço superior não corresponde à temperatura do solo, o que diminui o fluxo de umidade e nutrição na folhagem; fica amarelo e se enrola com um canudo. A temperatura é reduzida abrindo as janelas e portas. A temperatura ideal para o cultivo da cultura é de + 22 ° C a + 25 ° C.
Danos na raiz
Os danos às raízes dos tomates podem causar problemas ao afrouxar o solo, portanto, o procedimento deve ser realizado com muito cuidado, afrouxando o solo não muito fundo.
Pode haver outros motivos:
- quebrando raízes durante o plantio;
- endurecimento sem aquecimento de mudas;
- excesso de fertilizantes orgânicos agressivos para a colheita (esterco fresco);
- infecção por podridão radicular;
- a formação de uma crosta densa na superfície do solo, impedindo a penetração do ar.
Corrija o problema, dependendo da causa:
- Ao plantar, as raízes precisam ser cuidadosamente endireitadas.
- As mudas devem ser endurecidas dentro de 12 a 14 dias.
- Excrementos e estrume de aves frescos não são usados como fertilizante para o tomate.
- Uma crosta na superfície é formada quando a rega de uma mangueira, você precisa organizar a rega correta (sob a raiz, gotejamento), realizar afrouxamentos regulares.
- A podridão das raízes é tratada com fungicidas (enxofre coloidal, Fundazol).
Formação incorreta do mato
Para não engrossar o plantio, os arbustos de tomate são formados em 1-2 troncos. Para fazer isso, os rebentos laterais mais finos são removidos. Se o procedimento não for realizado corretamente, a planta pode ser ferida. Áreas danificadas estão abertas para infecção, o que leva à murcha da planta.
Para evitar isso, as fotos são removidas com tosquiadeiras estéreis, não manualmente. É aconselhável deixar um pequeno toco que é processado com carvão moído. O procedimento é realizado em um dia ensolarado e seco pela manhã. Assim, as feridas cicatrizam mais rapidamente.
Jardineiros experientes removem os brotos, cortando com as mãos, mas não para cima, caso contrário, você pode puxar a pele do caule. Quebrar bruscamente para o lado.
Importante! Nas variedades altas, o procedimento para beliscar o topo da cabeça é obrigatório. Isso permite melhorar a nutrição e reduzir o período de maturação da fruta.
Doenças
Patógenos podem se esconder no solo, em sementes e podem ser introduzidos por insetos. As doenças levam a rendimentos reduzidos, alguns deles são incuráveis.
Câncer bacteriano
A causa da doença são bactérias que entram na planta através de lesões microscópicas. Gradualmente, essas bactérias se espalham por todos os tecidos, levando à morte. Um ambiente ideal para o desenvolvimento de micróbios é considerado uma temperatura de + 25 ° C.
Os sintomas da doença se manifestam em toda parte. A folhagem muda de cor para um tom vermelho, murcha. Se você cortar o caule, poderá ver listras escuras, vasos infectados.
Não há cura para o câncer bacteriano. O arbusto infectado é removido e queimado.
Medidas preventivas podem ser tomadas desde os primeiros estágios do cultivo:
- Vista as sementes em salmoura por 15 minutos.
- Pulverize as mudas na fase de três folhas com Fitolavina (2%).
- Desinfecte o solo na estufa usando o agente de carburação, diluindo-o com água na proporção de 250 ml / 10 l.
Mosaico de tomate
Mosaico é uma infecção viral.
Existem várias razões para o desenvolvimento da doença:
- falta de luz:
- descumprimento das normas de alimentação;
- aumento da umidade do ar e do solo;
- falta de ventilação.
O mosaico não é tratado, as amostras infectadas devem ser desenterradas e o solo tratado com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
Você pode prevenir a doença de várias maneiras:
- Desinfetar o material de plantio e o solo.
- Observe a dosagem do fertilizante.
- Forneça ventilação e iluminação.
- Após cada procedimento, desinfecte as ferramentas de jardim.
Você sabe Se, como resultado da coloração malsucedida do cabelo, eles ficarem verdes, a máscara de tomate ajudará a corrigir a situação.
Fusarium
Os fungos - os agentes causadores do Fusarium - vivem no solo, sementes e ferramentas de jardineiro. O perigo é que os sintomas apareçam apenas na fase da floração ou da formação do fruto. Existe uma alta probabilidade de infecção por feridas que permanecem após um penhasco das folhas inferiores.
Sinais de fusarium aparecem na folhagem e caules. As placas das folhas ficam amarelas e secas, os vasos no meio dos brotos ficam de cor marrom escura. Nos primeiros sintomas do tratamento, é necessário introduzir a preparação biológica em pó de Trichodermin no solo, 1 kg / 10 m2.
A principal medida preventiva é a observância da rotação de culturas. Existem outras ações preventivas:
- Manter distância ao plantar plantas no solo.
- Limpar as camas após a colheita anterior.
- Molho de sementes e solo.
- Adesão estrita ao fertilizante nitrogenado.
- Processamento após o plantio com Planriz (de acordo com as instruções).
Verticillus murcha
A infecção se espalha através do solo e sementes contaminados. Penetrando pelas raízes, a doença chega ao topo das hastes, levando à necrose vascular. Então as folhas e as raízes começam a morrer.
A doença não é tratada: houve amostras do uso de fungicidas do grupo benzimidazol (Benomila, Fuberidazol), mas sem sucesso. Os arbustos infectados precisam ser desenterrados e descartados, e o solo dos canteiros deve ser higienizado.
Outra medida preventiva eficaz é a remediação do solo. No local do cultivo de tomates no final do verão, é plantado adubo verde. Antes do inverno, a terra é arada, deixando-os apodrecer no chão. A peculiaridade de tais plantas é que, quando apodrecem no solo, formam microorganismos saprófitos que destroem a microflora prejudicial.
Pragas
Os insetos parasitários causam danos significativos, danificando o tecido do tomate, o que abre o acesso a microorganismos patogênicos. Alguns insetos são portadores de várias infecções.
Pulgões
Um parasita microscópico de até 3 mm de tamanho forma colônias inteiras em arbustos de tomate. O inseto adora um ambiente úmido e alta temperatura. Os pulgões sugam sucos das partes do solo do mato. Também é perigoso, pois transfere um fungo de fuligem e um patógeno em mosaico.
A atividade vital de pulgões leva às seguintes consequências:
- murcha e torção da folhagem;
- secagem de brotos;
- morte de ovários.
O tratamento do tomate é realizado de forma abrangente, dependendo do estágio da lesão:
- Partes muito afetadas da planta são removidas.
- Uma grande acumulação de pulgões é lavada com um jato de água ou removida manualmente.
- Pulverize com uma solução de sabão em pó (2 colheres de sopa. L / 1 l de água).
- É tratado com infusões de repelentes de capim (absinto, alho).
- Em pó com tabaco em pó.
- Aplique tratamento com produtos químicos ("Aktara", "Karbofos" adequado).
Importante! A pulverização deve ser feita à noite. Após a chuva, o tratamento é repetido.
Mosca branca
Esta pequena mosca branca habita os arbustos e deixa sua prole na forma de larvas. O gato carrega um fungo fuligem nos tomates, cobrindo as partes da planta com revestimento preto. A mosca e sua prole se alimentam da polpa da folhagem.
Você pode detectar sinais de um inseto por um barco torcido, com as bordas para cima, placas de folhas. Com detecção oportuna, o plantio é pulverizado com infusão de alho; em um estado negligenciado, são usados inseticidas (por exemplo, Confidor).
Ácaro aranha
O tamanho do inseto aracnídeo de 1-2 mm prefere um ambiente seco. O parasita se alimenta de células foliares.
Eles são difíceis de detectar imediatamente, pois se instalam no lado interno da placa, depois de um tempo, movendo-se para o lado superior. A presença de um carrapato fornece pontos pontilhados leves na folha e na teia de aranha.
Você pode lutar com uma teia de aranha usando spray. Os inseticidas Vermitek, Fitoverm são adequados. Com um pequeno assentamento, a praga é pulverizada com água e sabão.
Medidas preventivas
A prevenção é a chave para a saúde das plantas, alto rendimento e excelente qualidade das frutas.
O procedimento consiste em um conjunto de ações:
- Após a colheita, o solo é limpo de detritos de plantas. Eles fazem isso quando a temperatura da noite já caiu, para que os esporos e as larvas congelem.
- Para crescimento e desenvolvimento ativos, é necessário selecionar a composição ideal do solo para desinfetá-la.
- Se necessário, a camada superior das camas é substituída por uma nova.
- As sementes são gravadas em qualquer solução desinfetante (permanganato de potássio, suco de aloe).
- As mudas germinadas mergulham em grandes recipientes, o que dará impulso ao desenvolvimento das raízes.
- O endurecimento preparará as plantas para mudanças de temperatura e rápida adaptação.
- Não plante a colheita uma segunda vez em um jardim, nem depois de outra sombra noturna.
- Desinfecção de todas as superfícies da estufa.
- Ao plantar, a profundidade do buraco deve levar em consideração o comprimento das raízes, as raízes precisam ser endireitadas.
- Na estufa, é necessário monitorar as condições de temperatura e umidade.
- Evite estagnação ou inundação de ar.
- Observe as normas de rega e fertilizantes (se não houver experiência, é melhor comprar complexos de fertilizantes com instruções detalhadas).
- Solte o solo, as ervas daninhas, removendo as ervas daninhas.
- Realizar pulverização preventiva em todas as etapas da estação de crescimento, exceto no período de floração e frutificação.