O plantio de tomates no local é uma das atividades importantes de qualquer residente de verão, porque, juntamente com pepinos e pimentos, esses são os vegetais mais comuns na propriedade. Hoje existem muitas variedades interessantes de tomate, mas quase todas elas se enquadram nas regras gerais do processo de plantio, cujas nuances serão discutidas mais adiante.
Como plantar tomates para mudas
Para cultivar mudas fortes e resistentes a condições adversas, é muito importante considerar o momento ideal para semear e preparar adequadamente o substrato. Também será útil conhecer as regras básicas para cuidar de plantas emergidas, é claro, de acordo com os requisitos da variedade selecionada.
O momento
Variedades precoces de tomates maduros e com maturação média são geralmente semeadas em mudas no início de março, colocando caixas de tomates em uma sala quente com temperaturas não inferiores a + 22–23 ° C durante o dia e + 17–18 ° C à noite. Na primeira semana após a semeadura, é aconselhável organizar a iluminação 24 horas.O transplante em campo aberto costuma ser realizado no início de junho ou, em casos extremos, no final de maio, assim que a probabilidade de geadas de retorno passar. No entanto, nesta questão, é muito importante considerar a variedade selecionada de tomates.
Solo
Os tomates adoram solo nutritivo; portanto, o substrato para a semeadura deve ser apropriado. É melhor preparar o solo você mesmo, peneirando o húmus através de uma peneira (as células do produto não devem exceder 4-6 mm), o solo da turfa e a turfa, tomadas em proporções iguais. Para fins preventivos, é aconselhável derramar a mistura final com uma solução de permanganato de potássio ou calcina no forno, o que ajudará a eliminar todos os patógenos e esporos de fungos.
Capacidade de crescimento
Você pode plantar sementes em mudas ou em copos plásticos separados, mas é melhor preparar bandejas pequenas para essa finalidade, com altura entre 6 e 8 cm. É bom que elas tenham uma forma retangular, pois será mais fácil determinar a que distância plantar tomates. . Uma maneira um pouco mais cara, mas ao mesmo tempo bastante eficaz de germinar sementes de tomate, é usar pastilhas de turfa, com um recesso existente para cada semente.Se você acredita nas revisões, esse método de plantar tomates ajudará no cultivo de mudas de variedades híbridas de alto rendimento, que são caracterizadas por demandas crescentes nas condições de cultivo. Dependendo da variedade selecionada, o tempo de germinação das mudas varia entre 4 a 20 dias e não importa qual recipiente você escolher para o plantio.
Preparação de sementes
Preparar as sementes não é menos importante do que processar e desinfetar o solo, especialmente quando se trata de sementes auto-colhidas.
Você sabe Um teste simples usando sal de mesa ajudará na escolha de sementes de tomate viáveis: 1 colher de chá deve ser diluída em um copo de água. sal e, em seguida, despejando sementes no recipiente, mexa-as por 3 minutos. Depois disso, a solução é deixada em infusão por mais 10 minutos e a qualidade do material é avaliada pelas sementes emergidas: essas sementes não são adequadas para a semeadura.
Essa fase de pré-pouso consiste em várias etapas importantes:
- seleção do material de plantio, com a seleção de apenas espécimes grandes e de aparência saudável;
- desinfectar sementes adequadas usando uma solução fraca de permanganato de potássio;
- imersão em um estimulador de crescimento (por exemplo, "Zircão"), que deve acelerar o processo de germinação das sementes e aproximar o tempo de plantio em uma área aberta (você pode simplesmente prender as sementes com cotonetes umedecidos com a preparação).
Semeando sementes
A densidade excessiva de mudas que aparece nas caixas ameaça esticar as mudas e o possível desenvolvimento de doenças fúngicas; portanto, os requisitos do esquema de plantio devem ser observados em qualquer caso. Em média, pelo menos 5 a 10 cm de espaço livre devem ser deixados entre as sementes adjacentes, aprofundando-as em 0,5 a 2 cm de profundidade no solo. No entanto, uma variedade de tomate desempenha um papel importante na precisão do cálculo: uma é adequada para posicionamento mais próximo da superfície do solo, enquanto outras precisam de um furo mais profundo na camada do solo.
Cuidados com mudas
Imediatamente após a semeadura dos tomates, as caixas com eles devem ser cobertas com uma cobertura de filme e levadas para um local seco e quente. Assim que os primeiros brotos aparecem sob o filme, os contêineres com plantas são movidos para o parapeito da janela ou lâmpadas artificiais são colocadas acima deles, de modo que o horário de verão seja de 12 a 14 horas. É aconselhável remover a tampa do filme ou o vidro nesta fase.
Nos primeiros 5 a 6 dias após a semeadura, é desejável manter a temperatura do ar na sala entre + 22 e 23 ° C e depois reduzir gradualmente os indicadores para + 17 e 18 ° C. Em dias ensolarados, são permitidos aumentos de temperatura de curto prazo de até +25 ° C. A rega neste momento deve ser moderada e melhor sob a raiz de cada planta jovem. O afrouxamento do substrato pela primeira vez não pode ser realizado e, após uma semana de cultivo de mudas, esse procedimento é realizado uma vez por semana, usando um palito de dente.
Endurecimento de mudas
Na maioria das vezes, eles começam a endurecer as mudas de 2 a 3 semanas antes do plantio em campo aberto, para que, nesse momento, as plantas já estejam acostumadas às temperaturas externas e aos possíveis efeitos do vento. Pela primeira vez, os tomates são trazidos para a varanda por apenas 2 horas, cobrindo-os da luz direta do sol. Após uma semana, o tempo de "caminhada" pode ser aumentado em mais 2-3 horas, aumentando gradualmente esse valor para 6-8 horas por dia. Alguns dias antes de plantar no local, os tomates devem ficar ao ar livre o dia inteiro.
Importante! Se depois de ficar ao ar livre as plantas murcharem as folhas ou você notar outros sinais de deterioração em suas condições gerais, é melhor adiar o procedimento por um tempo, pelo menos até que os tomates sejam restaurados.
Se não for possível retirar caixas com mudas do lado de fora, basta colocá-las em uma sala arejada, cobrindo com agrofibra para a noite. Após a conclusão bem-sucedida do procedimento de endurecimento, uma alta quantidade de açúcar é formada no caule e nas folhas das plantas, o que afeta positivamente a colheita futura.
Como transplantar tomates em campo aberto
Transplantar tomates em solo aberto, como semear sementes para mudas, tem suas próprias nuances. Isso se aplica não apenas ao processo em si, mas também à escolha do momento mais adequado, com mais observância das regras para o cuidado de plantas jovens.
Vídeo: segredos do plantio de mudas de tomate
Tempo de pouso
Não importa como você gosta de plantar tomates no início de sua parcela, você pode plantar plantas somente após a estabilização da temperatura ambiente e a retirada total das geadas noturnas. O aquecimento insuficiente do ar e do solo afetará adversamente o crescimento e o desenvolvimento da cultura, como resultado do qual o volume da cultura será reduzido significativamente. A temperatura média diária ideal para o tomate é considerada na faixa de + 15–22 ° C, com um possível aumento durante o dia para +25 ° C ou até um pouco mais alto.
Se você não tiver certeza da irrevogabilidade das geadas noturnas, pela primeira vez será útil cobrir as camas com um filme. O momento ideal para o plantio de tomate nas regiões centrais da zona central da Rússia e da Ucrânia é considerado o final de maio ou o início de junho, mas nas regiões sul essas datas podem se aproximar do início de maio. Nos territórios do norte, os tomates são plantados em campo aberto no início ou meados de junho, quando a temperatura do solo aumenta para cerca de + 13-15 ° C.
Seleção de assento
A escolha de um local para o plantio de uma colheita desempenha um papel importante no sucesso de seu cultivo. Os tomates pertencem a plantas que gostam de luz e calor; portanto, a área sob elas deve ser apropriada. Áreas úmidas com umidade excessiva devem ser evitadas, mas as colinas devem ser incluídas na lista de territórios em consideração. Tendo decidido a localização do jardim, certifique-se de que, no ano passado, ela não cultivou colheitas “indesejáveis” para tomates: pimentão, batata, berinjela ou outras culturas solanáceas.
Você sabe A composição dos tomates inclui um componente como o licopeno, que, juntamente com o beta-caroteno disponível, protege perfeitamente a pele humana da radiação ultravioleta e das queimaduras solares.
Todos eles são caracterizados por doenças semelhantes, por isso é provável que os arbustos de tomate plantados logo adoeçam com doenças fúngicas ou infecciosas. Os tomates podem ser plantados no mesmo local antes de 3-4 anos depois, e apenas algumas variedades podem ser cultivadas no mesmo leito com uma frequência de uma vez a cada 2 anos. Para o plantio da primavera, o local selecionado é preparado no outono, cavando e aplicando as composições adequadas de nutrientes ao solo, por exemplo, para 1 m² de solo, você pode preparar uma mistura de nutrientes de 7 kg de fertilizantes orgânicos, 40 g de superfosfatos e 0,7 kg de cal.Na primavera, o solo no local é novamente bem escavado e fertilizado com superfosfatos e compostos de potássio (não mais que 20 g / 1 m²). Antes de as mudas serem plantadas, o adubo contendo nitrogênio pode ser adicionado ao solo e o solo tratado com uma solução de sulfato de cobre (isso reduzirá a probabilidade de infecção dos arbustos com doenças fúngicas).
Plantando Tomates
A distância entre arbustos adjacentes e fileiras de plantas plantadas afeta diretamente a quantidade de rendimento de qualquer cultura, por isso é útil para todo jardineiro saber sobre o padrão ideal para o plantio de tomates.
Existem duas opções possíveis para marcar camas:
- No primeiro caso, o padrão de pouso tradicional - 40 × 50 cm, ou seja, entre os orifícios, é necessário deixar 40 cm de espaço livre e entre as linhas - 50 cm.
- Ativado camas de casal 2 fileiras de tomates são plantadas em uma faixa de 50 cm de largura, colocando-as em um padrão quadriculado. A distância entre essas linhas deve ser de pelo menos 80 cm.
Você também pode destacar o método de aninhamento de fita para plantar tomates, ideal para áreas médias e um grande número de mudas. Com esse esquema, toda a área disponível é dividida em sulcos de irrigação, com um espaço de 100 cm entre eles. Os arbustos de tomate são plantados em ambos os lados de tais ranhuras, a uma distância de 70 cm um do outro. Entre as fileiras plantadas de tomate em um sulco deve permanecer pelo menos 40 cm de espaço livre.
Como cuidar de tomates
Cuidar do tomate envolve realizar as mesmas ações que cuidar de outras culturas: regar, fertilizar o solo, capinar e soltá-lo. É verdade que quase qualquer cultivar dessa cultura exige beliscões, com mais amarrações de arbustos, o que ajudará a obter uma colheita rica e de alta qualidade. Como realizar essas atividades e o que você precisa saber sobre as nuances dos procedimentos padrão para o cultivo de tomates - será útil conhecer cada jardineiro.
Rega
O tomate pode ser atribuído a plantas higrófilas, mas isso não significa que elas precisam ser preenchidas com água. Um solo seco e folhas levemente flácidas são considerados um bom indicador da demanda de umidade (isso é especialmente perceptível durante uma seca).
Importante! A cada poucas semanas, você pode adicionar um pouco de cinza à água, o que será uma boa prevenção da podridão de vértices. Para preparar uma solução de trabalho para 10 l de água, basta levar 50 g de resíduos de madeira peneirada.
Quanto aos requisitos para o processo de regar os tomates, existem vários:
- a umidade do solo deve ser realizada principalmente à noite, de preferência algumas horas antes do pôr do sol;
- como um líquido adequado, é desejável usar água da chuva sedimentada levemente aquecida pelo sol;
- a regularidade da irrigação depende das condições climáticas, mas, em média, é realizada pelo menos 1-2 vezes por semana;
- de 3 a 5 litros de líquido podem ser consumidos por arbusto, o que depende do teor de umidade de uma determinada variedade de tomate;
- rega abundante é especialmente importante durante a formação de ovários, que, sem umidade suficiente, podem desmoronar e a colheita não será tão abundante;
- ao escolher um método de rega, vale a pena prestar atenção nas opções de gotejamento e no subsolo, pois a pulverização de água nas folhas dos arbustos de tomate pode levar a queimaduras ou ao desenvolvimento de uma praga tardia.
Aplicação de fertilizantes
A primeira alimentação dos tomates plantados é realizada aproximadamente 10 dias após o transplante das plantas em campo aberto, usando nitrato como fertilizante (20 g por 1 balde de água é suficiente). A aplicação deste fertilizante é realizada logo após a rega, à taxa de 0,5 l da mistura acabada de trabalho por arbusto. O curativo a seguir pode ser feito 7 a 10 dias após o primeiro, neste caso, usando fertilizantes orgânicos, por exemplo, fezes de frango diluídas ou verbasco (0,5 l de fertilizante é diluído em 10 l de água).
As plantas orgânicas são regadas estritamente sob a raiz, usando no máximo 0,5 l de fertilizante por planta. Após a cobertura, regue as mudas novamente, para que os nutrientes afundem no sistema radicular. Na ausência de fertilizantes orgânicos, podem ser utilizados compostos complexos prontos, aplicando-os na seguinte sequência:
- Primeira alimentação - 10 a 15 dias após o transplante, usando superfosfato duplo (25 g), sulfato de potássio (20 g) e nitrato de amônio (8 g).
- Segunda alimentação - durante a formação dos frutos, utilizando uma solução de 20 g de nitrato de amónio e 25 g de sulfato de potássio.
- Terceira alimentação - realizada 20 a 30 dias após a anterior e envolve o uso da mesma composição que no caso anterior.
Stepson
Pasynkovka - um procedimento obrigatório para a maioria dos tomates, prevendo a remoção do excesso de brotos do mato. De fato, enteados são concorrentes do caule principal em termos de ingestão de nutrientes e, apesar de formarem os ovários e até de dar frutos, é melhor removê-los durante a floração, caso contrário, não será possível evitar o espessamento das plantações e o corte da colheita. Algumas variedades de tomate sem a remoção dos enteados geralmente não são capazes de se desenvolver normalmente e costumam se atrasar na frutificação.É necessário executar o enteado apenas levando em consideração o tipo de tomate, uma vez que as variedades determinantes, semi-determinantes e indeterminadas são caracterizadas por diferentes requisitos para o processo de formação. Assim, no primeiro caso, os arbustos de tomate são formados em 3-4 caules, no segundo - em 2 caules e no último - apenas um tronco principal é deixado na planta, removendo todos os brotos laterais.
Importante! É aconselhável verificar os tomates quanto à presença de brotos novos pelo menos 1-2 vezes por semana, para que a parte principal e os frutos formados não sofram falta de nutrientes.
O método de remoção de brotos em excesso depende em grande parte da espessura do enteado. Se ele apareceu recentemente e ainda não entrou em crescimento ativo, eles simplesmente o quebram na direção lateral, em casos extremos, deixando apenas um pequeno tronco. Brotos densos e grandes são cortados com tesouras de jardim, previamente desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio (é aconselhável limpar as lâminas após cada planta).
Cuidado do solo
Os cuidados com o solo ao cultivar tomates envolvem afrouxamento, amontoamento, cobertura e remoção de ervas daninhas.O cultivo da terra deve ser realizado logo após a chuva ou a rega, com a remoção simultânea de ervas daninhas.Após a conclusão do trabalho, o solo ao redor dos arbustos pode ser endurecido e coberto com serragem, o que dará às plantas uma melhor estabilidade e reterá a umidade por um longo tempo no sistema radicular. Se o tomate precisar de cobertura adicional, isso pode ser feito usando uma mistura de estrume podre e turfa como cobertura morta.
Amarrando arbustos
A maioria das variações varietais de tomate são arbustos médios ou altos, com tomates bastante grandes nas mãos. Mesmo no estágio de formação dos frutos, sua massa já faz com que os brotos se inclinem para o lado e, quanto maiores eles se tornam, maior a probabilidade de uma haste quebrar. Para evitar que isso aconteça, são instalados suportes especiais próximos aos arbustos, nos quais as plantas são presas com cordas macias. Uma das opções para esse suporte são estacas de madeira instaladas a uma distância de 5 a 10 cm do tronco do tomate e recuadas no solo em pelo menos 30 cm.
Ao amarrar a esse suporte, você pode usar a corda usual, da qual é feito o nó na forma de oito. À medida que a bucha cresce, a mesma liga deve ser realizada na parte superior, e certifique-se de controlar a tensão. Com o tempo, os prendedores inferiores podem colidir com o tronco do arbusto, portanto você deve enfraquecê-los periodicamente. Como alternativa, você pode cercar o arbusto de tomate com uma malha de metal com células grandes. É muito conveniente prender cordas a ele e ainda há espaço suficiente para fixação adicional.
O que pode ser plantado após o tomate
O cumprimento das regras de rotação de culturas no local é a chave para uma boa colheita de vários tipos de culturas; portanto, para obter tomates grandes e saborosos todos os anos, você terá que mudar constantemente o local de cultivo, pelo menos uma vez a cada 2-3 anos.
Você sabe As sementes de mostarda contêm muitas substâncias úteis, entre as quais vale destacar componentes voláteis e antibacterianos que atuam como conservante natural para melhor preservação dos produtos alimentícios. Ao cozinhar carne, uma pequena quantidade de mostarda em pó é suficiente para evitar o vazamento de seu suco.
Enquanto o tomate cresce em outro lugar, na mesma área você pode plantar:
- repolho;
- pepinos
- abobrinha;
- abóbora;
- abóbora;
- feijão;
- ervilhas
- alho
- salada;
- beterraba;
- cenouras;
- salsa;
- endro;
- aipo.
Dicas para plantar tomates
Para que os arbustos de tomate plantados se enraízem bem e logo produzam uma colheita abundante, vale a pena conhecer algumas recomendações para o seu cultivo:
- No outono, o solo deve ser alimentado (composto de fósforo ou potássio) e cavado, saturando com uma quantidade suficiente de oxigênio.
- Se, por algum motivo, o curativo de outono não tiver sido concluído, você precisará fertilizar o solo no início da primavera, usando 200 g de salitre por 10 m² de área para isso.
- Se possível, é aconselhável plantar plantas na segunda metade do dia, porque durante a noite os tomates ficam mais fortes e criam raízes melhor.
- Para facilitar o processo de extração de arbustos do tanque de mudas, o solo é derramado com água morna cerca de uma hora antes do transplante pretendido.
- É melhor extrair mudas juntamente com um pedaço de terra do local anterior de crescimento, o que é muito menos prejudicial ao sistema radicular das plantas.
- Ao usar fertilizantes orgânicos dispostos em buracos, polvilhe-os com terra para não queimar as delicadas raízes das mudas.
- Após o plantio dos tomates, certifique-se de regá-los e, se possível, fazer uma cobertura do solo ao redor do arbusto.
- Ao escolher um esquema de plantio, não se pode ignorar os requisitos da variedade selecionada: um tomate tem espaço livre suficiente de 40 cm, outros requerem uma distância de 60 cm ou mais.